Mikrogeophagus Ramirezi de lojas morrem passado algum tempo?


taiko

Recommended Posts

Boas, gostava de saber se o que ele diz no vídeo é verdade, de todos os ramirezis que vêm de lojas que não tenham como fornecedor criadores particulares morrem pouco tempo depois devido ao excesso de bactérias e hormonas aos quais são sujeitos de modo a darem um crescimento mais rápido e cores mais acentuadas.

 

É que depois desta informação fico com receio de comprar este peixe em loja para depois ter um destino triste... :\

 

Será verdade?

 

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde. Não sei se é verdade, mas parece-me plausível. E de facto, existem imensos relatos de rams que morrem pouco tempo depois de chegar "a casa". Um caso em particular aqui no fórum: um membro já perdeu três ou quatro casais comprados em loja, enquanto que os seus discus continuam de boa saúde... Isto aliado a uma possível consanguinidade durante várias gerações, vai obviamente debilitar o sistema imunitário. Penso eu.

Pessoalmente, prefiro comprar a membros do fórum, sempre que possível...

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, pois é isso que tenho receio. De estar a gastar dinheiro por um peixe mais barato em loja mas depois acabar por morrer e acabar por comprar uns mais caros mas de melhor qualidade.

 

Gostava de saber mais opiniões sobre o assunto. Ou até mesmo se alguém soubesse se isto se comprova ou não.

 

O caso desse membro que já perdeu vários casais é realmente alarmante...

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto muito de um "ditado" aqui do fórum que é: O barato às vezes sai caro.

Mas também acredito que não sejam todos os fornecedores a fazê-lo. E há lojas que adquirem vivos a particulares.

 

Eu também gostava...

 

Para além de triste, sim. É repugnante o que algumas pessoas fazem a outros ser vivos por dinheiro...

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade. Já vi lojas (que devem ser a maioria, pelo menos as não especializadas) em que metem para lá os peixes aos molhos sem ter grandes condições e peixes mortos por todo o lado. Mas depois gabam-se de ter os peixes mais baratos.

E, pelo contrário, já vi lojas como a Agua Viva (e, pelo que já ouvi dizer e li a Aquaeden, apesar de nunca lá ter ido) e outras mais pequenas, com certeza, em que têm todos os cuidados com os animais dentro do possível para uma loja de animais. Pois, é certo que uma loja é apenas e só um local de passagem para a maioria dos animais, mas não vejo o porquê de não se poder dar as melhores condições possíveis enquanto eles lá estão. E claro que cobram mais por isso. Mas também não é assim muito mais.

 

Mas, de volta ao tópico, com certeza não são todos os fornecedores a fazê-lo mas é alarmante os números de relatos que se ouve/lê por aí. É o tipo de coisa que me faz pensar duas vezes antes de ir comprar os peixes...

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu tenho tido sorte com os ramirezis que tenho comprado... Creio que nunca me morreu nenhum com pouco tempo de casa... Sou picuinhas na compra dos bichos e acabo por escolher os peixes com as melhores cores na loja... Talvez tenha tido sorte mas penso que essas mortes, estão relacionadas com vários aspectos... Podem vir doentes das lojas, como podem stressar com a mudança do aquário, como podem stressar com outros peixes no aquário... Cada caso é um caso mas recentemente mudei os meus ramirezis de aquário, e andaram alguns dias quase sem comer... Neste momento voltaram ao normal, mas para mim, são peixes sensíveis... Os discus, quase sempre dão sinais de alarme quando não estão bem e o ramirezi, deixa de comer, perde a cor e acaba por ir embora...

:(

 

Cmps

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este casal, comprei perto de casa na W2R - Window to the Reef (nos Jardins da Parede) e estão lindos... Os outros que tive, comprei na Agua Viva em Campo de Ourique

Editado por Bruno Inacio

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um reparo no vídeo.

 

Falam em Blue German que segundo sei não existiram blue german selvagens pois o blue german é factor de apuramento feito por criadores, logo por ai penso eu que quando numa loja temos Blue german a venda serão ''caseiros'' logo deveriam estar mais protegidos segundo a teoria do senhor do vídeo.

 

Por outro lado ramirezzis selvagens não costumam ter grande coloração eu próprio já os tive comprados numa loja e aguentaram bastante tempo chegarão a fazer desovas e tenho ainda alguns filhos dos mesmos.

 

Mas o que referia é mesmo a incongruência do titulo do vídeo face a explicação do mesmo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, pensava que a variedade German Blue era a variedade original. Pelo menos nas informações que tenho lido diz que são originários do Río Orinoco da Venezuela e Colômbia.

 

Mas isso não prova nem refuta necessariamente o que ele disse no vídeo.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto lá está, os german blue então tem de vir SEMPRE de criadores, num post do fórum sobre os ramirezzi li também que os German blue tem este nome pois foi por carolice que alguns criadores na Alemanha fizeram apuramentos repetitivos para aproveitar os mais azulados dai a designação ''German Blue''

 

Taiko o que queria dizer é que se o vídeo fala que os german blue temos de considerar que não estamos a falar de peixes selvagens logo são todos criados em cativeiro quer seja por criadores particulares ou não. Em Portugal apesar dos problemas que podem existir com facturas, etc existe muita loja a comprar peixes a criadores particulares. Mas mais do que isso existe muita loja a vender Ramirezzi ''German Blue'' ''SELVAGEM'' que é aquela espécie que nem eles sabem bem o que é :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah pronto, não sabia. Mas mesmo assim, dos que já vi, é o meu ramirezi preferido. :)

 

Já agora, um pequeno aparte, sabem de algum sítio por Lisboa que os venda mais baratos? Já vi que na Aquaeden vendem 4€ a unidade mas não vou de propósito até à Malveira para comprar 2 ramirezis e voltar lol.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah pronto, não sabia. Mas mesmo assim, dos que já vi, é o meu ramirezi preferido. :)

 

Já agora, um pequeno aparte, sabem de algum sítio por Lisboa que os venda mais baratos? Já vi que na Aquaeden vendem 4€ a unidade mas não vou de propósito até à Malveira para comprar 2 ramirezis e voltar lol.

Eventualmente, podes arranjar mais barato mas serão pequenos, difíceis de identificar o sexo e acabas por gastar mais...

Uma vez liguei para uma loja na Damaia, e fui do estoril à Damaia para ir buscar uma femea, estavam baratos e quando lá cheguei tinham pouco mais de 2 cms.

Valerá a pena poupares 5€?

 

;)

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que no que respeita à qualidade digo que não. Mas se forem de qualidade similar digo que vale a pena, caso seja na mesma zona. Principalmente para quem nunca teve este peixe. É que se for para comprar a esse preço também compro a membros do fórum que os criam a com boa qualidade lol. :P

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá,

 

Nunca tive Ramirezis, mas segundo me parece é uma espécie que não vive muito tempo em aquário nem tem um tempo de vida longo, mesmo na natureza.

Ao serem adquiridos no tamanho adulto, é natural que durem menos tempo no aquário.

 

Pessoalmente, acho que preferia dar 6 euros por um com 3cm do que 5 por um com 4cm.

 

Cumps.

 

Josė

Ah! E além disso são peixes para aquários estáveis.

Não é ter um aquário com 3 ou 4 meses e comprá-los só porque achamos que ficariam bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acabei por desistir de os ter (pelo menos para já) porque já vi que são peixes, geralmente, mais frágeis e eu, como iniciante, já tenho/vou ter preocupações suficientes (montes de coisas novas com que lidar e tal).

 

Pode ser que mais tarde experimente. ;)

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais