Confiam no termómetro?


tpt

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Há algum tempo atrás, em conversa com o lojista onde costumo comprar o equipamento de aquariofilia, surgiu a dúvida, se os termómetros seriam de confiança...

Com sinceridade, nunca tal me passou pela cabeça, nessa altura veio-me á memória de como calibrávamos os equipamentos nas aulas de Física. Como referência para os 0ºC, utilizávamos gelo fundente.

 

Decidi hoje meter mãos á obra e publicar os resultados:

 

Procedimento:

 

Peguei num copo plástico e enchi-o de gelo moído. Passado uma hora, tinha a metade inferior com água e o restante com gelo. (gelo fundente, supostamente a 0ºC)

 

Nessa altura meti o termómetro dentro do copo, e passados cerca de 20 minutos, o suficiente para que o termómetro fique á temperatura da solução, o termómetro marca 3ºC. (Ainda existia água e gelo no copo pelo que a temperatura deveria ser de 0ºC) Agitei várias vezes o conteúdo do copo afim de uniformizar a temperatura, abtendo sempre os 3ºC.

 

O termómetro é desses que se vende em lojas da especialidade,e tb em hipermercados, da marca marina.

 

Já mais alguém fez esta ou outras experiências, afim de aferir as temperaturas apresentadas pelos termómetros?

 

Será um problema da marca? Se sim, quais as marcas de confiança?

 

Sinceramente julgo que 3º de diferença não é algo negligenciável.

 

Não estaremos a pôr a nossa "bicharada" em perigo ao acreditar na temperatura medida pelos nossos termómetros?

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Essa experiência está bem pensada, e sim, os três graus não são de todo negligenciáveis. Mas na minha opinião, cometeu eu erro que pode estar a provocar a "leitura errada". Tendo em conta que já existia gelo e água no copo, a temperatura já não seria de 0 graus celsius, pois a temperatura de solidificação de H2O são os mesmos 0 graus, mas se existe H2O líquido, a temperatura já será superior... não sei se me fiz entender.

Há ainda mais um factor a considerar: estes termómetros podem ter a escala, mas não estar preparados para medir temperaturas tão baixas... mas duvido.

Eu tenho um desses termómetros da Marina e tenho um digital, quando puder digo-lhe se existe uma diferença entre a medição de ambos...

 

Cumprimentos, Hugo Abreu

Esqueci-me de dizer também que os termómetros da Sera são considerados dos mais precisos do mercado (sem contar com os digitais, claro)

  • Votar + 1

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Começemos por algo básico na minha opinião.

Não sendo algo tecnológicamente avançado, também não se pode esperar que um termómetro que custa menos de 10 Euros, tenha uma grande precisão, isto para não falar no controlo de qualidade.

 

Sabemos que algumas espécies adaptam-se melhor do que outras a mudanças de temperatura e suportam parâmetros mais alargados. Tendo isso em consideração e conseguindo ter uma idea de que o termómetro está a dar uma informação pelo menos aproximada da realidade, acho que o importante é verificar se depois este tem um comportamento que espelha a realidade ie se o líquido sobe e desce.

Claro que um erro de 3 graus é mau se colocarmos a temperatura da água no limite para aquela espécie, mas se tivermos um peixe que suporta temperaturas entre 22 e 28 graus sem esforço, se o termómetro marcar 25, e tiver um ligeiro erro, de certeza que não vamos ter de juntar batatas ao peixe cozido.

 

Cumps.

 

José

Editado por Bringer
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AndrePeixoto, se percebi bem, o termómetro em questão é este marina-termometro-flotante-con-ventosa-r

 

Bringer, isso é verdade, sim. Mas continua a ser uma diferença considerável no valor que não pode ser negligenciada... principalmente por pessoas que (como eu) optam por alterar a temperatura ao longo do ano... está comprovado que, não só é benéfico para o sistema imunitário dos peixes, ajuda a simular (obviamente) as condições naturais. Ou em situações de reprodução, por exemplo, para jogar com o rácio machos/fêmeas...

Cumprimentos, Hugo

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Essa experiência está bem pensada, e sim, os três graus não são de todo negligenciáveis. Mas na minha opinião, cometeu eu erro que pode estar a provocar a "leitura errada". Tendo em conta que já existia gelo e água no copo, a temperatura já não seria de 0 graus celsius, pois a temperatura de solidificação de H2O são os mesmos 0 graus, mas se existe H2O líquido, a temperatura já será superior... não sei se me fiz entender.

Há ainda mais um factor a considerar: estes termómetros podem ter a escala, mas não estar preparados para medir temperaturas tão baixas... mas duvido.

Eu tenho um desses termómetros da Marina e tenho um digital, quando puder digo-lhe se existe uma diferença entre a medição de ambos...

 

Cumprimentos, Hugo Abreu

Esqueci-me de dizer também que os termómetros da Sera são considerados dos mais precisos do mercado (sem contar com os digitais, claro)

Sem querer ferir susceptilidades, a temperatura do gelo fundente é de zero graus. (é a temperatura a que encontramos água no estado sólido e líquido.) Não sou eu que o afirmo, são as leis da termodinâmica.

O único argumento possível para que a temperatura fosse diferente de zero era pela transferência de calor do exterior para o copo. Que eu tentei minimizar utilizando um copo de plástico em vez de vidro, recordo-me que em ambiente académico utilizava copos de esferovite. Se conseguir repetir a experiência dessa forma, fa-lo-ei. Mas não me parece que apenas isso, justifique os 3ºC de diferença relativamente ao espectável.

 

É claro que aceito que o intervalo de utilização do referido termómetro não ser o do teste, daí aceitar que este teste poderá não ser representativo do erro verificado em plena utilização.

 

 

Se tiverem ideias para realizar outros testes, tanto melhor, eu estou cá para aprender.

AndrePeixoto, se percebi bem, o termómetro em questão é este marina-termometro-flotante-con-ventosa-r

 

Bringer, isso é verdade, sim. Mas continua a ser uma diferença considerável no valor que não pode ser negligenciada... principalmente por pessoas que (como eu) optam por alterar a temperatura ao longo do ano... está comprovado que, não só é benéfico para o sistema imunitário dos peixes, ajuda a simular (obviamente) as condições naturais. Ou em situações de reprodução, por exemplo, para jogar com o rácio machos/fêmeas...

 

Cumprimentos, Hugo

Sim, é esse o termómetro, custa menos de 2€

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para comprar um termómetro, principalmente destes mais baratos como este em questão devemos comparar a temperatura nos vários termómetros disponíveis e comprar entre aqueles que forem mais constantes, porque já vi e nem todos marcavam a mesma temperatura.

 

Cumps.

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Sem querer ferir susceptilidades, a temperatura do gelo fundente é de zero graus. (é a temperatura a que encontramos água no estado sólido e líquido.) Não sou eu que o afirmo, são as leis da termodinâmica.

O único argumento possível para que a temperatura fosse diferente de zero era pela transferência de calor do exterior para o copo. Que eu tentei minimizar utilizando um copo de plástico em vez de vidro, recordo-me que em ambiente académico utilizava copos de esferovite. Se conseguir repetir a experiência dessa forma, fa-lo-ei. Mas não me parece que apenas isso, justifique os 3ºC de diferença relativamente ao espectável.

É claro que aceito que o intervalo de utilização do referido termómetro não ser o do teste, daí aceitar que este teste poderá não ser representativo do erro verificado em plena utilização.

Se tiverem ideias para realizar outros testes, tanto melhor, eu estou cá para aprender.

Não fere susceptibilidades nenhumas, pelo menos, quanto a mim. Estamos aqui todos para trocar opiniões, tentar aprender e quando o caso, chegar a alguma conclusão entre todos. Se diz que são os zero graus, acredito. Não tenho conhecimentos ou razões para confirmar ou dizer que não.

A transferência de calor poderia explicar a diferença de temperatura entre a realidade e o espectável se a dita fosse, por exemplo, um grau. Três graus parecem-me demasiado...

 

Acho que uma forma de realizar um teste também de confiança era aquecer água até uma certa temperatura que se mantivesse estável (não sei o que poderia ser utilizado para o efeito) e deixar lá o dito termómetro (acho que ideal era esse e mais um da mesma marca, não vá dar-se o caso de ser defeito do produto), aguardar cerca de uma hora e conferir. Podíamos aproveitar também a experiência e testar várias marcas, sempre aprendíamos mais qualquer coisa... mas aí já ia haver quem não ficasse contente. Desculpem a divagação.

 

Como disse, estamos todos aqui para aprender e ajudar no possível.

 

 

 

Para comprar um termómetro, principalmente destes mais baratos como este em questão devemos comparar a temperatura nos vários termómetros disponíveis e comprar entre aqueles que forem mais constantes, porque já vi e nem todos marcavam a mesma temperatura.

Nunca tinha pensado nisso, mas é de facto uma boa ideia. Obrigado pelo conselho!

 

 

Cumprimentos

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os da será precision são testados 1 a 1 dentro de gel de balística aquecido a 19.5 graus e calibrado com comparação a um medidor laser... Mas eu comprei um meti no aquário e marcou 25, achei estranho mas o certo é que a água da torneira saia à mesma temperatura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Voltei a fazer a experiência. Desta vez usei água destilada, em vez da água da torneira, isolei o copo de plástico, fiz inclusivé uma tampa para isolar o interior do exterior e voltei a medir a temperatura. Agora o resultado foi de 1ºC em vez dos expectavéis 0ºC.

 

Resumindo, a diferença de 1ºC já será aceitável.

 

Da primeira vez nem me lembrei que a água da torneira não é pura, logo não confiável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais