Duvida nos tpa.


Migueleixan

Recommended Posts

Pessoal uma duvida. Quando fazemos um tpa e a agua vem da torneira, e metemos um liquido acondicionador de agua nova,metemos na agua antes de ir po aquario, ou no aquario depois de por o tpa? Tambem se deve meter o liquido acelera o ciclo biologico? Tambem no aquario ou na agua antes de por no aquario?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O líquido para remover o cloro deve de ser colocado na água antes de ir para o aquário, de preeferência algum tempo antes.

Claro que numa "emergência" podes juntar o condicionador, agitar a água e juntá-la ao aquário.

 

Quanto às bactérias, na primeira vez podes deitar directamente no aquário.

Eu nas TPAs maiores, por vezes adiciono umas 2 ou 3 gotas. Tanto coloco no aquário como junto a um pouco de água tratada e coloco no aquário.

É asdim que eu faço, agora como fazem os outros....

Cada maluco com a sua mania :)

 

Cumps

 

José

Actualmente estou a juntar o condicionador uns dois dias antes, o que me permite adicionar um pouco menos e assim ter menos químicos na água. Por exemplo, se são recomendadas 2 gotas para 4 litros, coloco a mesma quantidade para 5 litros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então uma coisa que me escapa...

Metem removedor de metais pesados e depois remexem a água do garrafão e viram tudo para o aquário na mesma ?

 

 

André,

 

Sabes como funciona o acondicionador? Os componentes do acondicionador apanham, absorvem e neutralizam as substâncias indesejáveis como por exemplo os metais pesados entre outros levando-as ao fundo, por esse motivo devemos deitar fora o que resta do garrafão.

 

Mas a tua questão revela-se à resposta que mesmo que seja tudo remexido, as substâncias indesejáveis já estão neutralizadas quando forem para dentro do aquário.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O motivo que me leva a agitar a água é para que o condicionador fique bem diluído na água; será mais uma mania minha.

No entanto isto é feito mal deito o produto e depois a água fica a repousar.

É que eu utilizo duas gotas para 5 litros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André,

 

Após reler o tópico já vi o que te colocou em dúvida.....

 

O que o Bringer disse não está errado, o facto dele dizer "agitar a água e juntá-la ao aquário" é para que o acondicionador esteja bem espalhado na quantidade de água contida no garrafão, caso contrário iria para o aquário em zonas concentradas de acondicionador o que poderia ser absorvida directamente pelo peixe desta forma prejudicando-o.

 

Cumps,


Bringer, foste mais rápido que eu.... :)

 

Não é mania tua, eu também o faço e é mais do que lógico proceder dessa forma.

 

Cumps,

Editado por Lusky
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal conclusao.

Devemos de preparar uns garrafoes com a quantidade de agua para os TPAs na altura meter o acondicionador de agua nova, agitar para espalhar bem, deixar repousar, depois no tpa a troca de agua por sifonagem e deixar 3 dedos de agua no garrafao.

E as bacterias? Mete se no garrafao como o acondicionador cada vez que se faz um tpa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal conclusao.

Devemos de preparar uns garrafoes com a quantidade de agua para os TPAs na altura meter o acondicionador de agua nova, agitar para espalhar bem, deixar repousar, depois no tpa a troca de agua por sifonagem e deixar 3 dedos de agua no garrafao.

E as bacterias? Mete se no garrafao como o acondicionador cada vez que se faz um tpa?

 

As bactérias coloca directamente no aqua, se colocares nos garrafões não terão alimento e acabarão por morrer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como o meu aquário está bem maturado, não necessito de colocar bactérias, aliás nunca comprei bactérias para colocar no aqua, apenas água tratada. Basta ter um ciclo bem feito, ter cuidado ao limpar o filtro e ter noção da quantidade efectuada em cada tpa.

 

Mais vale tpa's pequenas mais frequentes, do que tpa's enormes mais bastas.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu concordo com o Lusky em relação às TPAs.

O meu aquário seve de ter uns 60 litros efectivos.

Sou capaz de mudar 5 litros na 3a, 5 litros na 5a e 10 a 15 litros no Domingo.

Depende de como achar a água.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que no teu caso se usares agua de garrafão resolves o problema dos condicionadores na agua.

Eu uso a agua de penacova que tem um ph baixo e é baixa em minerais.

Sempre são menos quimicos que adicionas...

Cumps

 

Enviado do meu V3 através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se procurares aqui pelo forum, existem N tópicos sobre esta discussão, ha pessoal q fas TPAs e nem sequer mete nada na agua, vai directamente da torneira pro aqua, eu pessoalment, gosto de jogar mais pelo seguro, meto directamente da torneira, através de mangueira, sim q isto de fazer tpas de mais de 60L em garrafões ta quieto, e vou deitanto o acondicionador aos poucos no aqua.

 

NUNCA tive problemas.

 

Quando tinha um aqua de 30L fazia TPAS de 10L, enchia o garrafão da torneira, metia 5ml de AquaSafe agitava e pimba a pra dentro. tb NUNCA tive problemas...

 

Mas é como te digo, ha pessoal q nunca adiciona nada e nunca tiveram problemas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu deixo a minha agua repousar 2 dias e pimba lá para dentro...ante punha o condicionador mas parei. Não morreu nenhum peixe, camarão ou caracol!

No aqua onde estão os planorbis e os ancistrus às vezes levam uma TPA de 15% directa da torneira...nunca se queixaram.
Mas também convém saber a quantidade de cloro que a àgua da vossa zona tem, a minha pouco ou nenhum tem e com a agitação de encher as garrafas/garrafões mais despejar a agua para o aqua o cloro dissipa-se todo.

Quanto menso quimicos usarem melhor!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se com o condicionar os metais pesados ficam no fundo porque é que se observa um,borbulhar e bolhas a vir a superficie? Eu meto condicionador, agito o garrafao para misturar e depois de acabar a efervescencia meto tudo no aqua, ate hoje tem dado certo sem mortes quase nenhumas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais