Alga por identificar


JorgeCardoso13

Recommended Posts

Boas,

 

Gostaria de sabe qual será a alga que eu estou com problemas, pois não sei se será alga filamentosas ou Fuzz algae, aqui estão algumas fotos:

 

IMG 3972

IMG 3971

IMG 3970

30-08-2015

IMG 20150724 201308

Inicio 22-07-2015

IMG 3980

IMG 3978

IMG 3973

IMG 3972

IMG 3971

IMG 3970

 

Estas são as características do meu aquário:

 

Aquario: 95x43x44

Filtro: All Pond Solutions 1000EF Aquarium External Filter e vou adicionar HYDOR KORALIA NANO EVOLUTION 900 L\H

Substrato: JLB Manado, JBL Aquabasis Plus

Aquecedor: Eheim Jager 125W

Flora: ELEOCHARIS PARVULA; MICRANTHEMUM "MONTE CARLO"; ROTALA BONSAI; LUDWIGIA REPENS RUBIN; MYRIOPHYLLUM MATOGROSSENSE (esta ja não se encontra no layout)

Fuana: 3 Escalares, 3 crossocheilus siamensis, 10 Rasbora Espei

Inertes: Tronco ( Não sei o nome ); BLACK RYOUH STONE

Fertilizantes: Elos Fase 1; Elos Fase 2; Elos K40

Segunda-Feira - 1,5ml micro e macro nutrientes

Terça-Feira - 1,5ml Ferro + 1ml Potássio

Quarta-feira - 1,5ml micro e macro nutrientes

Quinta-Feira - 1,5ml Ferro + 1ml Potássio

Sexta-Feira - 1,5ml micro e macro nutrientes

TPA´s: Domingo 50% e quarta 30%

Quantos aos testes são da jbl estão assim:

Temperatura - 26º

PH - 7,5

KH - 6ºdkh

NO2 - não tenho estou aguardar encomenda

NO3 - 20/30 mg/l

PO4 - 0,01

Fe - 0,05

 

Eu neste momento deixei de fertilizar durante uma semana e diminui o co2, porque no tester da jbl que eu tenho esta azul então eu dimuni, mas noto que a planta MonteCarlo deixou de se alastrar como no inicio e as folhas da Ludwigia estão a ficar castanhas.

Aguardo a vossa ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu neste momento deixei de fertilizar durante uma semana e diminui o co2, porque no tester da jbl que eu tenho esta azul então eu dimuni


Parece-me que isso é a pior coisa que poderias fazer em caso de algas! :sorry:

Se o drop checker está azul, quer dizer que tens CO2 insuficiente... devias aumentar e não reduzir. É suposto estar verde clarinho.

Não falas na iluminação nem quanto tempo tem a montagem... parece ser nova, será que ainda está a fazer o ciclo?

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, elas realmente são muito parecidas. A menos que esteja muito no início, penso que seja a Fuzz algae.

"Fuzz algae often shows up on plant leaves giving their edges a slightly fuzzy appearance."

 

Presumo que seja essa, pois as filamentosas podem crescer até cerca de 30cm. Daí estar a perguntar há quanto tempo tens essa alga. Mas penso ser essa.

 

Os teus SAE's devem tratar disso.

 

Já agora, podes introduzir aí mais alguma peixeirada. Sugiro que introduzas umas Caridinas Japónicas.

 

Um aviso, a menos que tenhas os escalares desde juvenis, eles provavelmente vão acabar por comer os rasboras...

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parece-me que isso é a pior coisa que poderias fazer em caso de algas! :sorry:

 

Se o drop checker está azul, quer dizer que tens CO2 insuficiente... devias aumentar e não reduzir. É suposto estar verde clarinho.

 

Não falas na iluminação nem quanto tempo tem a montagem... parece ser nova, será que ainda está a fazer o ciclo?

 

Cumps.

 

Boas micro-chip,

 

Eu iniciei à cerca de 1 mês e 10 dias e comecei logo com a fertilização, apesar de ter visto algumas opiniões sobre não se começar logo a fertilizar mas decidi começar pois achei que seria o ideal para as plantas, mas agora não sei se foi a melhor ideia pois pode ter criado este problema, juntamente com a falta de Co2 como tu dizes e tens toda a razão. Vou aumentar o Co2 ja hoje e começar a fertilizar então?

Em relação à iluminação tenho 4 T5 39W (1-6500, 2-8500k,1-10000k) e está com 6h por dias com o Co2 a começar antes 2h.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, elas realmente são muito parecidas. A menos que esteja muito no início, penso que seja a Fuzz algae.

"Fuzz algae often shows up on plant leaves giving their edges a slightly fuzzy appearance."

 

Presumo que seja essa, pois as filamentosas podem crescer até cerca de 30cm. Daí estar a perguntar há quanto tempo tens essa alga. Mas penso ser essa.

 

Os teus SAE's devem tratar disso.

 

Já agora, podes introduzir aí mais alguma peixeirada. Sugiro que introduzas umas Caridinas Japónicas.

 

Um aviso, a menos que tenhas os escalares desde juvenis, eles provavelmente vão acabar por comer os rasboras...

 

Boas taiko,

 

Em relação ao escalares, eu introduzi os ao mesmo tempo que os outros e são juvenis, quanto aos caridinas japonicas quantos e que achas que podia introduzir? Esses tb me vão ajudar a tratar das algas certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um de 200L que vou montar quando tiver a iluminação e pretendo introduzir pelo menos uns 5 camarões amano (caridina japónica) mas acho que podes até introduzir mais, se quisere.s Mas acho que, por agora, 5 são suficientes. Depois vês como corre, se precisas de mais ou não. Vou introduzir os camarões e umas 2 neritinas (caracóis). Acho que esses 2 junto com os teus SAE's fazem um bom trio para a equipa de limpeza.

 

Quanto aos escalares, se os introduziste enquanto juvenis com sorte vão-se portar bem.

 

Quanto às algas, guarda isto nos favoritos: http://www.guitarfish.org/algae;)

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu iniciei à cerca de 1 mês e 10 dias e comecei logo com a fertilização, apesar de ter visto algumas opiniões sobre não se começar logo a fertilizar mas decidi começar pois achei que seria o ideal para as plantas, mas agora não sei se foi a melhor ideia pois pode ter criado este problema, juntamente com a falta de Co2 como tu dizes e tens toda a razão. Vou aumentar o Co2 ja hoje e começar a fertilizar então?
Em relação à iluminação tenho 4 T5 39W (1-6500, 2-8500k,1-10000k) e está com 6h por dias com o Co2 a começar antes 2h.


Quer me parecer que aumentar o CO2 é meio caminho andado para resolveres o problema. Vai subindo muuuuuuito devagarinho até ficares com o drop-checker verde clarinho. Não te esqueças que o drop checker demora umas horas a actualizar a cor... vai vendo também a reacção dos peixes. Se ficarem ofegantes à superficie, reduz o CO2 e liga uma bomba de ar ou aumenta a agitação da superfície.

 

4x T5 39W nesse aquário já é um bocadinho... se puderes subir a iluminação um bocado (para reduzir a intensidade) agora nos primeiros tempos, também pode ser uma ideia. Fica mais fácil de controlar.

Quanto à fertilização, não conheço essa que estás a usar, mas a ideia será seguir as indicações. De qualquer forma, o NO3 parece estar com bons valores, agora o PO4 parece-me um bocadinho baixo (tens a certeza que é mesmo 0,01ppm?). Mas lá está... com essa fertilização não é fácil subir um valor sem subir os outros.

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um de 200L que vou montar quando tiver a iluminação e pretendo introduzir pelo menos uns 5 camarões amano (caridina japónica) mas acho que podes até introduzir mais, se quisere.s Mas acho que, por agora, 5 são suficientes. Depois vês como corre, se precisas de mais ou não. Vou introduzir os camarões e umas 2 neritinas (caracóis). Acho que esses 2 junto com os teus SAE's fazem um bom trio para a equipa de limpeza.

 

Quanto aos escalares, se os introduziste enquanto juvenis com sorte vão-se portar bem.

 

Quanto às algas, guarda isto nos favoritos: http://www.guitarfish.org/algae ;)

 

Boas taiko,

 

Onde é que posso comprar os camarões on-line? Na aquaeden vêm em boas condições nao sabes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quer me parecer que aumentar o CO2 é meio caminho andado para resolveres o problema. Vai subindo muuuuuuito devagarinho até ficares com o drop-checker verde clarinho. Não te esqueças que o drop checker demora umas horas a actualizar a cor... vai vendo também a reacção dos peixes. Se ficarem ofegantes à superficie, reduz o CO2 e liga uma bomba de ar ou aumenta a agitação da superfície.

 

4x T5 39W nesse aquário já é um bocadinho... se puderes subir a iluminação um bocado (para reduzir a intensidade) agora nos primeiros tempos, também pode ser uma ideia. Fica mais fácil de controlar.

Quanto à fertilização, não conheço essa que estás a usar, mas a ideia será seguir as indicações. De qualquer forma, o NO3 parece estar com bons valores, agora o PO4 parece-me um bocadinho baixo (tens a certeza que é mesmo 0,01ppm?). Mas lá está... com essa fertilização não é fácil subir um valor sem subir os outros.

 

Cumps.

 

Boas micro-chip,

 

Obrigada pela ajuda que me tens dado vou tentar melhorar as condições para que me dê melhor neste segunda tentativa.

Agora resta esperar algum tempo para que possa ver as melhorias e depois venho aqui postar mais algumas fotos.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Comprar online não sei. Dá uma vista de olhos pela secção de feedback de lojas online e vê se há alguma que venda camarões. Mas eu não gosto muito de comprar camarões online. Gosto mais de comprar em loja.

 

Quanto à Aquaeden não sei porque nunca lá estive. Sei que é uma boa loja pois já me falaram muito bem dela e já li muita coisa positiva sobre ela. E os donos são sempre muito prestáveis a prestar esclarecimentos e tudo mais do que precisares.

 

Mas podes sempre tentar começar por meter um anúncio aqui no fórum para procura dos camarões que queres, na tua área. Pode ser que encontres alguém que te arranje alguns, por um preço mais generoso. ;)

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais