Background 3D


bruno92

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Estou a pensar reactivar o meu aqua de 240L e desta vez quero fazer um backgound 3d interior.

Já li bastante sobre isso e vi que podemos fazer com esferovite ou com espuma de poliuretano..

 

A dúvida é, com a espuma temos de usar a tal resina epoxi ou podemos só colocar cimento impermeabilizante por cima?

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esquece a espuma. Com o tempo vai dar barraca...

 

O Epoxy é bastante caro e vai precisar de grande quantidade, para além de ser dificil de encontrar à venda e dificil de colar a espuma ao vidro.

 

Opte pelo esferovite, é fácil de moldar ao gosto, dê 3/4 camadas de cimento normal, e mais 3/4 de cimento impermeabilizante.

 

Lembre-se que com o cimento o PH ficará um pouco mais elevado, pelo que deverá colocar o fundo imerso num rio ou fonte com agua corrente para que baixe o PH. Se fizer directamente no aquario vai gastar bastante àgua em trocas para fazer baixar o PH do cimento.

 

Colar com silicone próprio para aquarios (procure marca Soudal fácil de encontrar).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esquece a espuma. Com o tempo vai dar barraca...

 

O Epoxy é bastante caro e vai precisar de grande quantidade, para além de ser dificil de encontrar à venda e dificil de colar a espuma ao vidro.

 

Opte pelo esferovite, é fácil de moldar ao gosto, dê 3/4 camadas de cimento normal, e mais 3/4 de cimento impermeabilizante.

 

Lembre-se que com o cimento o PH ficará um pouco mais elevado, pelo que deverá colocar o fundo imerso num rio ou fonte com agua corrente para que baixe o PH. Se fizer directamente no aquario vai gastar bastante àgua em trocas para fazer baixar o PH do cimento.

 

Colar com silicone próprio para aquarios (procure marca Soudal fácil de encontrar).

 

Não sabia da parte da espuma.. A hipótese da epoxy sempre a deixei de lado por causa do preço.

 

Existe alguma regra de espessura para usar? arranjo uma placa de esferovite 100x100x5 (comprimento x largura x espessura) baratinha e pensei que a podia usar, mas os 5 cm de espessura com as camadas de cimento devem ficar com uns 10 cm..

 

A parte do ph para mim não importa muito porque ainda não decidi se faço montagem Malawi ou uma montagem destinada a uma tartaruga.

 

Uma das perguntas que não encontrei grande resposta foi os corantes. Existe algum corante não tóxico que se possa utilizar? Eu gostava de misturar cores claras e escuras para dar um bom contraste, e pensei usar um pincel para espalhar o cimento e fazer marcas para tornar o máximo natural possível

 

Encontrei este mas não sei se não é tóxico: http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Pintura/Pintura-de-interior/Corantes/16263716.aspx

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando falam de espuma vejam se estão falando do mesmo, visto que o termo espuma é muito abrangente.

O esferovite não acho muito pratico de trabalhar nem fiável, já que tem tendência a encolher, mas existem o poliestireno extrudido (roofmate, wallmate e floormate).

 

Sobre o epoxi existem tinta de base epoxi para agua potável e deve ser mais em conta que a própria resina em si.

 

http://prt.sika.com/pt/group/faq/imper.html

Editado por PDI

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou dar o meu exemplo:

Materiais utilizados:
Cimento para revestir o esferóvite Webber Classic (3 camadas)
Cimento para impermibialização: Webber.dry KF (1 camada+2 camadas com corante)
Corante Tintinhas Orcre (Corante Aquoso) que é para JUNTAR ao cimento
Cola para colagem do esferovite:
Soudal T-Rex Power Branco (o transparente é tóxico) para colagem e Soudal Aquario para isolamento do T-Rex para evitar contacto com a agua (embora o comercial da empresa tenha dito que não era tóxico, preferi isolar o contacto com o neutro). Usei o T-Rex pois tenho lá esferovite de 10cm (+cimento) com pouca zona de colagem.

 

O meu ficou assim: http://i58.tinypic.com/2v2ef4k.jpg

 

Trabalhar esferovite ou placas roofmate é indeferente. Se vai usar cimento em cima qualquer detalhe que possa estar a fazer com as camadas de cimento eles desaparecem, pelo que convem exagerar nos detalhes (fazer bem salientes) pois tende a ser tapados com o cimento.

O cimento só acrescenta cerca de 0,5 a 1,5cm pelas 6 camadas. A primeira é aquosa para dar alguma colagem ao esferovite e ir aumentando a consistencia do cimento consoante as camadas que vao juntando.

O cimento é para ser colocado com pincel de pintura de tintas e indo salpicando no esferovite, não espalhar.

 

Nas ultimas junta-se o corante para dar as cores.

 

Chamo a atenção para que o tamanho do seu aquario que pressumo ser identico ao meu 120x45x50, é o mínimo para Malawi.

 

Sobre o encolhimento do esferovite, ao colar ter o cuidado de fazer um isolamento com a cola em todo o redor do cimento de modo a isolar o esferovite da agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais