Temático amazônico / Brasil


falconfull

Recommended Posts

Olá amigos(as) do hobby.

Estou criando este tópico pra compartilhar as informações sobre meu aquário.

 

Setup:

Aquário: 200 litros travas francesas

Sump: 87 litros / bomba de recalque 2700l/h / 12l de mídia biológica de quartzo de vidro

Circulação de água feita por um wavemaker 2000l/h

Aquecedor 300w

Iluminação feita com led (lowtech)

Substrato: 35kg de areia de rio fina.

Hardscape: troncos de aroeira.

Fauna: 2 A. Severum (cichlasoma severum), 10 tetra rosáceos (Hyphessobrycon erythrostigma), 5 Matogrosso Nome (Hyphessobrycon eques) e 1 cascudo tigre (Peckoltia vittata).

Parâmetros: pH6.8 / kh 2 / gh -

 

Algumas fotos.

2e7ff1b4f120d01e05a1d759151fca37.jpg

56d51837a50879dce82d65707e0ca0ef.jpgaef56a8533bfd8d9fd8e4c6d1f0a6114.jpgc1b941235351648d298607f4838cca35.jpg

68b9859f8f872dcbb9910645d5810272.jpg

184c1483cc347e83ef1fb4891cc254b7.jpg

Foto do sump sem a proteção acrílica.

43f6e9a274cf53be56a0bb2741039111.jpg

Um vídeo rápido.

https://vimeo.com/135221373

Espero que gostem..

 

Abraço a todos.

 

 

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Editado por falconfull
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Gostei bastante do setup e da fauna. Que me podes dizer sobre esses A. Severum? Não encontro nada sobre eles mas são bastante bonitos...

Quais as medidas do aqua? Há novidades?

 

Cumps

  • Votar + 1

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Heros Severos é um dos nome desse peixe.

É um ciclideo da América do Sul.. Tem um comportamento levemente agressivo, territorialista, sendo um pouco difícil de formar casal, inclusive já tive que retirar alguns e colocar outros até conseguir manter esses dois em paz... Eles interagem com o aquarista e são inteligentes. Chegam a no máximo 20cm.

O aquário tem 100x40x50.

Esse final de semana vou comprar mais plantas, e posto as fotos.

 

Obrigado por ter gostado amigo.

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E são também muito bonitos. Obrigado! Ainda não houve problemas com os tetras? Aparentemente existe o risco de os comerem...

Tenho um aquário igual a esse para montar... acha que conseguia manter uns severum com um trio de apistogrammas sem haver conflitos?

 

Cuidado com as plantas, pelo que tenho lido, gostam de as desenterrar...

E para quê a bomba de recalque? As espécies sul americanas não costumam preferir águas lentas/quase paradas? Se fosse eu, no máximo utilizaria uma perto da superfície que tivesse um caudal próximo do que se verifica no habitat natural destas espécies para tentar aproximar mais o aquário de um ambiente natural...

Mais uma coisa: Devia seriamente considerar uutilizar plantas flutuantes. Para além de oferecerem proteção aos peixes, ajudam imenso a manter uma boa qualidade da água, crucial para ciclídeos!

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então Hugo, antes tinha outro severo, ele comeu vários Mato Grosso, sobrando apenas 5.. retirei-o e coloquei esse meio azulado..

Com os rosáceos não estou muito preocupado, pois são "grandinhos", já esses Matogrosso estão correndo riscos.

b8fffe587308ae47dd866162f421d8f7.jpg

 

Eu já vi aquários de severos vivendo com apistos.. Porém vai ter que ter boas tocas e esconderijos pro pequenos.. Uma opção legal também "pra arriscar" são os ramirezis.

 

Sobre a bomba (wavemaker) estou utilizando Pq só a movimentação do fluxo de ida e vinda pro sump ficou muito fraco. Porém diminui o impeller pra deixar fraco o fluxo gerado.

Já as plantas, gostaria muito de plantas de superfície, porém, por incrível que pareça, estou com dificuldades de encontrar plantas amazônicas nas lojas aqui no Brasil

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Editado por falconfull
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outro exemplar ou outra espécie? Peixes com uma diferença de tamanho tão grande... é sempre um risco. Que tamanho tem esse?

Sim, isso teria de ser sempre, muitos esconderijos e troncos para quebrar a visão. Não gosto muito de ramirezis, e já tenho apistos, mas obrigado pela sugestão!

 

Estou a entender... desde que estejam bem, tudo está bem, hahah

Isso é irónico, no mínimo. E suponho que os portes de Portugal para o Brasil sejam exorbitantes...

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesma espécie, apenas com diferença de cores. Comecei com esses três e o maior deles começou a comer os Mato Grosso.

d7bcd24528fdb536aa5a3a1205687d27.jpg

tirei o menor q estava apanhando. Depois tirei o maior e coloquei esse.

8ad4bc326eaff16be20fe100808e0edd.jpg

Ficando apenas com esses dois.

639655d4e0f2523ba0d33f79df44d1b5.jpg

No momento os heros severos estão entre 7 e 8 cm, os Tetras entras 4 e 5 cm, os Mato Grosso 2 e 3 cm e acredito que mais cedo ou mais tarde serão comidos, sobrando apenas os tetras.

 

Hugo, essas três espécies que tenho no aquário são de peixes capturados da natureza, por tanto acredito que vao atingir um tamanho próximo ao máximo da espécie.

 

Com muita procura, hoje (10/AGO) comprei mais algumas amazonenses... Assim que plantar atualizo umas fotos.

 

Abs amigo.

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Editado por falconfull
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algumas atualizações na flora...

Coloquei seachem tabs no substrato inerte distribuídos próximos às raízes. Será que dá uma força pra plantas mesmo na areia?

Continuo adicionando Excel a cada dois dias.

4a2d950b8d4334a807ae88f10c2c7b11.jpg

a2a5688cd9dbd661be83a3802f80cd40.jpg

f607770887fd4ce8e0bfc26e3694767f.jpg

95a6be88fb96c7f105387a3a3ece0f57.jpg

Retirei o carvão ativado e em poucos dias a água ficou com essa cor...

 

Abs...

 

Enviado usando Tapatalk

 

 

Enviado pelo Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

As coisas mudaram um pouco por aqui, acabei trocando quase toda a fauna e dei uma melhorada na variedade da flora.

Segue algumas imagens dessa atualização.

 

7429c9339f25fec734f8f324abd5eb0a.jpg

e00cf500c678642565f0870a65fded15.jpg

7192f954e0114ffcd1cd15f5c606c226.jpg

1eaf0ae86b9418280358b52fbbfeb8e3.jpg

f0d36d4f4e96a1f0c376706752ec3638.jpg

https://vimeo.com/137001084

bddc1f384c7baa5323a4bed962fb0018.jpg

 

Abraço a todos!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chegaram ontem, ainda estavam assustados na hora que tirei a foto... Mas chegaram bem famintos mesmo... Agora alimentar bem eles, e vamos ver a evolução daqui a uns dias.

 

Abs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adoro o aquário , simples mas muito bonito . Gosto muito dos Apistogramma e pensei que seria algo comum de ser ver em aquários no Brasil , mas estou num fórum brasileiro e parece que as espécies são sempre as mesmas, rams e ap. cacatuoides, que dizes sobre isso ?

 

Já agora , porque um ph tão alto?

Editado por Yuny Dias
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yuny, isso que falou é verdade... Primeiro por serem os mais comercializados... Mas também Pq a fauna da América do Sul, por incrível que pareça, não é muito apreciada por aquaristas brasileiros, logo, não se tem muito investimento na comercialização das variações dessas espécies, com um mercado limitado.

Enfim, os aquaristas na Europa acabam desenvolvendo melhores projetos e com a fauna de peixes mais variadas do que a maioria dos brasileiros.

Sobre o pH, estou baixando gradativamente

Hoje já está em torno de 6.5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estranhei muito mesmo , como pensei que teriam talvez acesso mais fácil a grande variedade de fauna encontrar muitos projectos desse gênero e foi uma pena hehehehehe

 

Gosto bastante de anões é séria interessante encontrar boas experiências por esse lado num estilo típico e tropical .

 

a diferença é notável , o que estas a usar para baixar o ph ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já estou aguardando pra ver se estabilizou, 6,5 era a minha meta mesmo..

O problema é q o kh está apenas em 2, gostaria de subir pra 4.. Mas enquanto o pH estiver estabilizado no 6.5, não vou mecher no kh

Daqui a pouco vou buscar mais um disco, ai já posto novas fotos...

 

Dannigs, os rams já estão mais nutridos e com cores mais vivas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa isso que se quer . quanto ao ph parece me bem , quanto ao kh quanto mais alto maior é o efeito tampão daí ajudar a estabelizar melhor o ph, não sei qual seria melhor mexer primeiro.

 

que venham essas fotos ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Maravilha!!! Chegou mais um dos "reis" aqui no meu aquario rs, um disco pigeon blood e por enquanto está na dele

021505aecc0a8132652ad5fd68e5feae.jpg

Assim q ele começar a nadar pelo aquario, faço um vídeo.

 

E algumas fotos dos rams

da1aaf10b66e2e7a6a55705566a74985.jpg

e203da6212fd674d1c580a673fc71d43.jpg

c9d9f17e3bd4aa105940ff5e9cf304cb.jpg

 

Por enquanto estou com 3 discos, sendo 2 red turquesa e o pigeon blood. Em breve mais 2, ai já começo a pensar que a fauna estará completa.

Editado por falconfull
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fico feliz que estão gostando do meu projeto.. Ainda mais com referências de alto padrão que voces tem ai na Europa..

 

Valeu amigos!!

Editado por falconfull
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que fizeste bem na troca da fauna o aquario é pequeno para discus mas mais ainda para os heros. Deixa o aquario estabilizar. Os discus se não são selvagens nem precisam do ph tao baixo, se tiveres 7 a 7.5 nao metas nada para baixar. Uma dose e turfa no filtro é suficiente.

 

Tapaquê?!

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.