Duvidas Fertilização NPK DIY


brunno3

Recommended Posts

Olá a todos,


Gostaria de fazer meus próprios Macros Nutrientes pois meu aquário tem 240lts livres e fica dificil $$$ fertilizar, mais tenho diversas duvidas para preparar os fertilizantes.


Para fertilizar K penso em dosar sulfato de potássio (50g de sulfato em 1l de água destilada e dosar como Seachem Flourish Potassium), vir em pesquisas na internet. Mais o sulfato de potássio tem enxofre isso não seria ruim para os peixes?


Para fertilizar P penso em dosar fosfato de potássio monobasico, mais não sei a quantidade para preparar a solução ou adicionar direto no aquário e não entedir muito bem essas calculadoras de fertilização diy


Para fertilizar N penso em dosar nitrato de potássio, mas também não sei a quantidade para preparar a solução e também tem enxofre que não sei se é bom para o aquário em geral.


Acredito que não seja só minha duvida e sim de muitas pessoas que queiram fertilizar deste modo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

se o pessoal anda a usar esses químicos para fertilizar é óbvio que os excedentes, pelo menos nessas quantidades, não são prejudiciais para o aquário e seus habitantes, além disso a TPA semanal é um bom remédio para (quase) tudo.

 

um aquário plantado com boa luz e CO2 deve ter disponíveis os nutrientes para as plantas, os micros e os macros de que falas.

 

quantidades de macros razoáveis disponíveis são por exemplo 15/20 ppm's de Nitratos, 2 ppm's de Fosfatos e 20 a 30 ppm's de potássio, mas claro que vai depender dos consumos do áqua e da quantidade e variedade de peixes que lá tiveres, pois os peixes também produzem N e P, digamos que estes serão valores razoáveis para adicionar semanalmente no áqua. As calculadoras ajudam a que consigas atingir estes valores, esta por exemplo: http://www.theaquatools.com/fertilization-calculator

 

o exemplo abaixo diz que se em 750 ml de água destilada deitares, 100 gr de KNO3 + 12 gr de Kh2PO4 + 120 gr de K2SO4, vais obter os valores de que falei atrás se fertilizares com 45 ml por semana, num aquário de 240 litros úteis.

Sem%20Tiacutetulo.jpg

 

espero que tenhas percebido.

 

cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado,

 

Só gostaria de preparar os fertilizantes separados.

 

O K já tenho, que seria 110gr de k2so4 em 1L de água destilada.

 

Será que os cálculos abaixo está certo para N e P? E quantos ml eu dosaria na semana de cada?

 

d96415f1b873f11934926735d6494b00.jpg

 

4fffc126dd54d7e9c6f40f21c549010d.jpg

 

 

 

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se quiseres fazer as soluções em separado, no exemplo que dei é só dividir os químicos por 3 garrafas e dosear 45 ml de cada uma delas por semana.

 

Agora relativamente às tuas contas, nota importante, não esquecer que ao prepares a solução de KNO3 para adicionares os Nitratos também vais estar a adicionar quase outro tanto de Potássio. Por exemplo, ao doseares 15 ppm’s de Nitratos estarás também a dar 9,5 ppm’s de potássio. Assim a dose de potássio que vais adicionar obtida do K2SO4 deves contar com o que já foi adicionado.

 

Isto é, se o objectivo é adicionar 25 ppm’s de Potássio, como juntamente com os Nitratos deste 9,5 ppm’s de Potássio apenas vais adicionar 15,5 ppm’s do potássio obtido na solução de K2SO4, percebes?

 

Relativamente aos Fosfatos, se usares a quantidade que indicas, 140 gr, vai durar para vários anos, pois para atingires o objectivo dos 2 ppm, basta aplicares 2 ml por semana, aconselho-te a usares menos quantidade de pó.

 

Cumps,

Editado por A. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opá,

 

Entendi, vou tentar preparar uma solução baseada em 100lts o volume do aquário, pois quero utilizar para fertilizar um outro aquário que tenho, assim ficaria mais fácil na hora de dosar.

 

A dúvida agora é sobre o valor ideal de ppm dos fertilizantes no aquário, pois já vir em diversos lugares valores diferentes(exemplos http://www.theaquatools.com/fertilization-calculator , http://aquariofilia.do.sapo.pt/). Quais valores estão corretos?

 

 

Composto Valores
PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm
K - Potássio 20 até 30 ppm
NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm
   

 

 
Composto Valores
PO4 - Fosfato 0.5 até 2 ppm
K - Potássio 10 até 20 ppm
NO3 - Nitratos 10 até 20 ppm

 

 

Sabendo qual o valor ideal irei preparar a solução.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Cada aquário é único nos consumos e necessidades, e estas últimas variam ao longo dos meses consoante a massa vegetal existente, luz e CO2.

Se não descurares a TPA semanal de 40/50% acho que um bom objectivo é apontares para 2 ppm de P, 15 de N e 25 de K. Atenção, não esquecer de fertilizar também com micros.

 

Nos primeiros 2 meses sugiro fertilizares apenas com 2/3 da dose semanal.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, muito obrigado.

 

N - 158g kno3 + 500ml água destilado, dosar 20ml semana

 

P - 55g kh2po4 + 250ml água destilado, dosar 2ml semana

 

K - 110g k2s04 + 1000ml água destilado, dosar 60ml semana

 

Assim chegarei na dosagem ideal para meu aquário de 240lts.

 

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

estão razoáveis essas doses, à excepção dos fosfatos, desses devias fertilizar pelo menos 3 ml, eu até aconselharia o dobro, ajuda a evitar as algas green spot, aqueles pontinhos verdes no vidros, pedras e plantas do aquário.

 

há outra coisa que tens que ter em consideração, não vais conseguir dissolver 55 grs de KH2PO4 em 250 ml de H2O, precisas de 370 ml para conseguir dissolver essa quantidade sais, o ideal é usares o dobro da água, portanto 500 ml e depois duplicas a dose a aplicar.

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

solubilidade do KH2PO4, 22 gr = 147 ml de H2O. confesso que não fiz as contas, é o que está indicado numa das calculadoras online.

 

se duplicares a quantidade de água e consequentemente a dose, dura precisamente o mesmo tempo.

 

cumps,

Editado por A. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Permitam dar a minha opinião sobre a Ei: ( é a minha vale o que vale quer concordem ou não)

 

O Ferreira explicou tudo bem.

 

Apenas adiciono o que eu faria.

Fazer as dissoluções para que a cada ml adicionado seja o equivalente a 1MG/litro= 1PPM.

Torna tudo mais facil certo?

 

Já sabes que ao meteres 3 ml estás a meter 3 PPM.

 

E faz individualmente que é melhor. Eu tambem sou apologista disso. Assim se precisas aumentar fosfatos aumentas só a dosagem diária do PO4.

Se estiver tudo junto ao teres necessidade de aumentar um tens que aumentar todos.

 

E aí está o grande problema da maioria que usa EI. Doses maciças de fertilização.

 

E aqui entramos numa equação "algamétrica" que já abordei noutros tópicos.

 

Porque para mim não é meter em excesso á fartazana e pensar que está tudo bem até à TPA. Não é.

 

Volto a dizer que o Barr refere sempre um ligeiro excesso. 40 de NO3? Para quê? Se a taxa máxima de absorção de nutrientes de uma planta ronda os 20. Percebes?

 

Se achas que esse excesso só não faz mal aos peixes eu discordo.

 

Se há coisa que a natureza sempre nos ensinou é que qualquer excesso é prejudicial.

Equilibrio! Equilibrio.

 

 

Abraço

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opa,

 

E falando em EI, será que o meu esquema de fertilização está bom?

 

Segunda - nitrogênio

Terça - fosfato

Quarta - potássio

Quinta - micronutrientes

Sexta - pausa

Sábado - tpa - potássio + nitrogênio + fosfato

Domingo - micronutrientes

 

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais