1* Projeto de Crystal Bee


Recommended Posts

Boas pessoal, aqui vos apresento o meu pequeno grande primeiro projeto de Crystal Bee

 

Setup:

Aquário: 35*20*25 (comprimento*largura*altura*)

Filtro: Boyu 200l/h

Termostato: Confort Zone 25 W.

Substrato: areia simples

Decoração: uma jarra coberta de musgo (em breve com mais), 2 pedras que formam uma gruta e, futuramente, um coco ou um tronco, o que sugerem?

 

Flora:

Cladophora aegagropila, Echinodorus amazonicus, musgo de Java e, em breve, flame.

 

Fauna:

Por agora um Danio Margaritatus e, a partir de quarta, 20 caridinas Crystal Bee red/Black

 

Parâmetros:

Temperatura: 23*C

Uma TPA de 15 em 15 dias.

O resto dos parâmetros devo por ainda esta tarde, estou a fazer agora os testes.

 

 

Foto do Aqua:

 

 

U3aaHg.jpg

 

E agora o meu inquilino irrequieto (desculpem a má qualidade, mas ele não pára mesmo quieto):

 

5DNtVv.jpg

Editado por Luiji
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O resto dos parâmetros:

NO3 E NO2 = 0

GH = 3

KH = 3

pH = 7.2

 

Preciso de ajuda! O pH está bastante alto, que aconselham para o fazer descer: Sei que um tronco/coco faz descer um pouco. Conhecem/Aconselham outros métodos?

 

 

Obrigado,

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luiji acho que devias por a temperatura nos 26°C/27°C.

 

Boa sorte com isso ;)

 

Cumps, João Pedro

 

 

Boa noite.

 

Esta informação está errada...

 

A temperatura ideal para os Crystal Black anda a volta do 23 ºC se for menos 1 ou 2 ºC, não faz mal. Pelo contrario temperaturas de 26/27 ºC podem provocar a morte dos camarões.

 

 

Areia Simples não é grande coisa para substrato de aquário de camarões, tens substratos específicos ou no limite utiliza akadama ( solo para bonsai), por isso é que tens esse valor de PH, que deve de ser o que tem a água que colocas. os substratos específicos ajudam a baixar o ph.

 

Atenção que aquários para Crystal Blacks devem de estar bem maturados, no meu caso, faço sempre um ciclo de 1 mês e meio, para criar uma boa colónia de bactérias

 

Cumps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

A temperatura está nos 23ºC, obrigado por esclareceres, também pensava igual.

Eu sei, eu tenho esses substratos nos outros aquas, usei neste um resto da areia que tinha, mas vou ver se arranjo um ou compro água com o pH baixo

Em relação ao ciclo, está feito há cerca de duas semanas, altura em que introduzi o danio. É tempo suficiente, certo?

Editado por Luiji
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Desculpa-me,mas eu acho que fazeres TPA de 15 em 15 dias,

e pouco,acho que devias fazer todas as semanas,o aquário e

tão pequeno,eu tenho um de 60cm,e faço TPas ao sabado,

e há quarta feira,bom,mas isso sou eu,e isto e só uma opinião

a minha,val o que val.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Desculpa-me,mas eu acho que fazeres TPA de 15 em 15 dias,

e pouco,acho que devias fazer todas as semanas,o aquário e

tão pequeno,eu tenho um de 60cm,e faço TPas ao sabado,

e há quarta feira,bom,mas isso sou eu,e isto e só uma opinião

a minha,val o que val.

Cump: Álvaro Silva

Boas Álvaro, sim, tens razão, eu costumo fazer TPA de em 15 dias porque os meus aquas são de 200l/100l e 80l, mas este como é muito mais pequeno vou ter de fazer mais vezes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Umas fotos dos novos inquilinos. O que acham? ( Desculpem pela qualidade, foi o melhor que consegui)

 

image.jpg1_zpsuyjojeak.jpg

 

image.jpg21_zpsnkcyqihk.jpg

 

image.jpg15_zpshwloiv9i.jpg

 

image.jpg13_zpsuwhgk1ln.jpg

 

image.jpg19_zpsyrridqez.jpg

 

image.jpg26_zpsmb8gj1yp.jpg

 

E o aquário remodelado. Está melhor? (A água ainda está um pouco turva devido ao substrato)

 

image.jpg5_zpscy2vccap.jpg

 

Em relação ao pH desceu e estabilizou-se nos 6,8. O GH também está dentro dos parâmetros. Só o KH é que está a 4, alguém tem experiência em ter aquas assim?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, estao aqui mais umas fotos da camaroada com a água cristalina. Uma dúvida, é normal haver camarões crystal red e Black ao mesmo tempo? Vejam as fotos.

image.jpg6_zpsnkgvfz4e.jpg

image.jpg7_zpsfbdcb1gf.jpg

Quanto há comida estou a dar da Tropica uns pequenos granulados cilíndricos que se afundam, eles estão a adorar. Tive que deitar mais, estavam há bulha por eles porque cada um consegue segurar e comer um. Outro ponto positivo é ver umas casquinhas pelo Aqua, já mudaram de casca, tb já vi uma fêmea CR com cela que estava a largá-la espero que seja bom sinal!

image.jpg3_zpsnnsigwq4.jpg

O CR no musgo a aproveitar uma boa refeição.
image.jpg4_zpsnqvv6dbq.jpg

Outra duvida, para o apuramento das cores acham melhor separar os red dos black, certo? Eu já pis um aqua de 25 litros a fazer o ciclo para isso!

Editado por Luiji
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luiji,

Da minha "humilde" experiência com camarões o facto de haver Crystal Black, com padrões Red, deve-se à mistura da criação dos mesmos, sendo o preto predominante sobre o vermelho.

Já em relação à grade, eu diria entre B e A.

 

Continua!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Muito fixe essa ideia do coco com o musgo de java :)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

:) isto já está bem avançado hehe gosto do coco mas temos um problema devia ser mais aberto para circular a água e vai concentrar " porcaria " lá dentro ..

Quanto aos camarões são de grades baixas como disse o seata são grades b, A com a cor sumida :s boa sorte com isso :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os ciganos nunca gostaram de ver bons princípios (aos filhos dos outros). :chores003:

Os Cristal são camarões muito exigentes com os parâmetros da água e estabilizar parâmetros num aquário tão pequeno é muito difícil :alberteinstein::baned: .

Falas muito de Selecção, ...devias pensar nisso antes da aquisição dos ditos, por vezes o barato sai caro. Mais valia teres comprado 6 ou sete camarões duma grade boa e com cores apuradas (eu comprei a um colega nosso, que já fez uma intervenção aqui, 6 camarões por 72€ mas garanto que me ficaram baratos).

 

Bons conselhos, não se dão, recebem-se :character0050::doofywave:

 

Abraço

Editado por Carlos Oliv. Santos
  • Votar - 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, desde ja agradeço os conselhos de ambos!

Em relação ao coco eu não mostro, mas, para além da entrada da frente, tem mais 2 grandes entradas e mais umas quantas pequenas.

Os camarões, para eu desenferrujar, são de grades baixas e com possível gene taiwan, mas as cores melhoraram bastante e em baixo estão algumas fotos. Nestes últimos dias todos trocaram de casca e, infelizmente, dois morreram no processo. nao sei o que pode ter sido, talvez uma exceção, pois isso foi ontem, até agora não morreu mais nenhum e tenho aqui um pequenote de 15 dias que deve ser o mais frágil e anda corajosamente a explorar o aquário. O que eu achei estranho foi morrerem com as patas do ventre para fora do ventre, quererá dizer alguma coisa isso?

Em relação aos parâmetros tenho o pH em volta de 6,8 (já é muito comparado com a água da torneira que tenho), os nitritos e amônia a 0, o GH entre 3-6, os nitratos em volta de 10 (costumo fazer pequenas e demoradas TPAs diárias, por isso nunca ultrapassa os 10), o único ponto negativo que não deixa descer mais o pH e não incentiva a reprodução é o KH entre 3-6. Algum conselho (estou a pensar comprar água com o KH a zero como é um Aqua pequeno).

Sim eu pensei em comprar mais caros Carlos, mas se eu os perdesse ficaria de rastos. No entanto tenho um Aqua com 25l a ciclar onde possivelmente posso por melhores grades futuramente.

 

Agora as fotos, estou esperançoso que nos próximos dias apareçam ovadas, trocaram todos de casca (provavelmente por causa das TPAs) e os machos estão bem ativos.

 

O pequenote no musgo

 

image.jpg1_zpsw53iexjz.jpg

 

Há frente um dos meus machos vermelhos, tenho a sorte de só ter machos de grade A (penso), tendo depois as fêmeas com grades um pouco mais fracas como a de trás, já com uma sela grandita.

 

image.jpg12_zpsmntkfdxf.jpg

 

Uma das minhas fêmeas CB

 

image.jpg7_zps593ggdtf.jpg

 

Um dos meus machos CR mais ativos

 

image.jpg10_zps5pbwpp5e.jpg

 

O meu único macho CB

 

image.jpg9_zpsjpn2p0kj.jpg

 

Que acham? E já agora uma dúvida para quem teve CR e CB juntos: é normal os CB/R terem metade do corpo vermelho e a outra preta? É que eu tenho uns quantos assim. Arranjo fotos se quiserem.

Editado por Luiji
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.