O meu primeiro projecto - 25l


Recommended Posts

Saudações a todos,
Foi-me oferecido um aquário como prenda de aniversário e estes são os meus primeiros passos na aquariofilia (após muitas asneiras e tentativas falhadas na infância).
Ora cá vai:

Aquário Aquatlantis Kit 40

Dimensões: 40,5×20,5×37 cm, 25L

Iluminação: JEBO JB07 7watt

Filtro: TC-200 interior (175l/hora)

Termostato: Magictherm 50W

1 termómetro

Fauna: ainda nenhuma

Flora: Musgo de Java (introduzido no dia 8 de Junho)

Decoração: areia de sílica negra e areão mais claro (não me recordo das marcas nem especificações) e um tronco de videira adquirido na loja.

 

Montei tudo e coloquei a funcionar no dia 26 de Maio. Ainda sem o tronco, que esteve a demolhar (em água quente e com trocas diárias de água – sei que o deveria ter fervido, mas não tinha onde o fazer, dadas as dimensões, na falta disso, cada vez que lhe trocava a água, fervia água em vários recipientes, e colocava-o imerso nessa água num balde grande, também já ele limpo).

 

Pelo dia 1 de Junho introduzi o tronco… Quando acordei no dia seguinte, a água estava cor de chá bem escura. Asneira! Voltei ao início. Removi a água do aquário, voltei a demolhar o tronco que desta feita ficou mais uma semana no mesmo procedimento anterior.

 

Entretanto, ofereceram-me Musgo de Java, que agarrei ao tronco, e introduzi ambos no aquário pelo dia 8. Problemas, pH da água a 7.8, quando a água da rede aqui regista habitualmente 7.

 

Pelo dia 10 de Junho adquiri a luz.

 

Fiz uma limpeza dos vidros, tronco e filtro, e fiz uma TPA de cerca de 25% da água. pH registava ainda 7.8.

 

Hoje, dia 14 de Junho, medi novamente pH e já ronda os 7.4, mas a água encontra-se amarelada e turva. Desconfio que não é do tronco, mas não faço ideia o que possa estar a causar esta alteração da água.

 

Agradeço encarecidamente todas as ajudas, dicas, críticas (construtivas) que os mais experientes possam fornecer, quanto à questão da água, sugestões para alterações de equipamento e de peixes a introduzir.

Cumprimentos a todos! biggrin.png' alt=':biggn:'>

DSC01949.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Joana,

 

Agora estou com pressa, mas o facto de o tronco deixar a água cor de chá, não faz mal.

Aliás, até faz bem e algumas espécies de peixes apreciam.

No entanto com o passar do tempo, essa libertação de taninos irá diminuir; acho.

Sendo um aquário tão pequeno, deverás planear muito bem o que queres ter. A fauna será sempre muito reduzida, por exemplo 4 ou 5 peixes de duas espécies pequenas. No futuro, uns 3 ou 4 caridina japónica, quando começarem a aparecer algas.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, por experiencia propria que tambem andei as cabeçadas com agua turva, das 2 uma ou o tronco ainda não está bem tratado o que não deveria acontecer dado que foi adquirido numa loja, o meu tambem é de videira mas fui eu que o recolhi na natureza, e até não é muito normal as lojas venderem videiras por tratar, o que te disseram na loja sobre isso?

Normalmente quando fazes a recolha de areia da natureza tens que lavar muito bem, apesar que pelo que dizes essa areia e areão foram comprados tens que lavar antes de introduzires no aqua espero que tenhas feito isso, pelo menos eu costumo lavar sempre tudo.

Conclusão para mim ou é do tronco que precisa de mais tempo ou areia/areão mal lavado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Algo que ajuda bastante a melhorar isso é o carvão activado.

Afinal o que tens no filtro.

Podes usar produtos/quimicos mas não aconselho.

Algo que eu não tive e podes acreditar que é preciso é paciência.

A agua a verdade é uma, para mim gosto mais de a ver cristalina mas o colega tem razão depende o que quiseres fazer em termos de fauna.

 

Qualquer duvida apita.

Não sou ainda nenhum craque mas ando a ler bastante e tento ajudar.

 

Juntos todos aprendemos.lol.e só podemos aprender errando o que interessa é não desanimar.

Este hobby é fantastico mas a paciência é essencial nada cresce, nasce, ou fica fantastico de um dia para o outro.

Tens de encarar o aquario como os tamagochi de á uns anos atras, o cuidado é diario para que tudo corra bem, mas tambem podes simplificar para não dar muito trabalho, tiras tronco e poes pedrinhas e siga mas o caminho mais dificil é sempre mais recompensador.

 

Paulo Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, por experiencia propria que tambem andei as cabeçadas com agua turva, das 2 uma ou o tronco ainda não está bem tratado o que não deveria acontecer dado que foi adquirido numa loja, o meu tambem é de videira mas fui eu que o recolhi na natureza, e até não é muito normal as lojas venderem videiras por tratar, o que te disseram na loja sobre isso?

Normalmente quando fazes a recolha de areia da natureza tens que lavar muito bem, apesar que pelo que dizes essa areia e areão foram comprados tens que lavar antes de introduzires no aqua espero que tenhas feito isso, pelo menos eu costumo lavar sempre tudo.

Conclusão para mim ou é do tronco que precisa de mais tempo ou areia/areão mal lavado.

Boas Paju,

Segundo a informação da loja, o tronco já teria sido tratado e bastaria deixá-lo em água uma semana, para que os taninos fossem diminuindo. Os taninos não me preocupam, porque sei que não fazem mal os peixes. Ao limpar o filtro reparei que estavam todos agarrados à esponja e ao carvão, e por isso o filtro parece-me estar a fazer o trabalho dele.

O areão foi comprado e bem passado por água corrente várias vezes. Talvez devesse ter fervido. :unsure:

Reparei à pouco que à tona da água, formou-se uma película, parece "gordura". Cheira-me que isto e a água turva terá algo a ver com bactérias.

 

Boas.

Algo que ajuda bastante a melhorar isso é o carvão activado.

Afinal o que tens no filtro.

Podes usar produtos/quimicos mas não aconselho.

Algo que eu não tive e podes acreditar que é preciso é paciência.

A agua a verdade é uma, para mim gosto mais de a ver cristalina mas o colega tem razão depende o que quiseres fazer em termos de fauna.

 

Qualquer duvida apita.

Não sou ainda nenhum craque mas ando a ler bastante e tento ajudar.

 

Juntos todos aprendemos.lol.e só podemos aprender errando o que interessa é não desanimar.

Este hobby é fantastico mas a paciência é essencial nada cresce, nasce, ou fica fantastico de um dia para o outro.

Tens de encarar o aquario como os tamagochi de á uns anos atras, o cuidado é diario para que tudo corra bem, mas tambem podes simplificar para não dar muito trabalho, tiras tronco e poes pedrinhas e siga mas o caminho mais dificil é sempre mais recompensador.

 

Paulo Martins

No filtro tem uma esponja e carvão (o que já vinha de loja, uma vez que integrava o kit do aquário).

Quanto a produtos, tenho o Sera Bio Nitrivec e Sera Aquatan.

 

Obrigado pela disponibilidade e conselhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Joana,

 

Agora estou com pressa, mas o facto de o tronco deixar a água cor de chá, não faz mal.

Aliás, até faz bem e algumas espécies de peixes apreciam.

No entanto com o passar do tempo, essa libertação de taninos irá diminuir; acho.

Sendo um aquário tão pequeno, deverás planear muito bem o que queres ter. A fauna será sempre muito reduzida, por exemplo 4 ou 5 peixes de duas espécies pequenas. No futuro, uns 3 ou 4 caridina japónica, quando começarem a aparecer algas.

 

Cumprimentos,

 

José

Boas José,

Antes demais obrigado pela disponibilidade.

Devido ao tamanho estou ainda em estudo do que irei colocar de peixes, exactamente devido ao tamanho. Gosto dos Tetra Neon, mas não sei. Quanto aos caridina japónica, já eram o que pensava adquirir.

Aconselha um limpa fundos e/ou limpa vidros, ou o aqua é demasiado pequeno?

 

Cumprimentos,

Joana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Joana,

 

acho que a água está turva porque o aquário ainda não encontrou o ponto de equilíbrio, as famosas bactérias ainda não criaram uma colónia suficientemente grande ou ainda não existem.

 

Com a pouca experiência que tenho, considero que a filtragem biológica é de longe mais importante do que a filtragem mecânica. Podes colocar dois ou três flocos de comida de dois em dois dias para ajudar ao estabelecimento de uma colónia de bactérias.

 

As plantas também são importantes para um aquário equilibrado, há muitas plantas que não necessitam de substrato fértil nem de Co2.

 

Parece que estás a seguir o caminho mais correcto, com calma e paciência como deve ser, estou certo que em breve serás recompensada com uma água cristalina.

 

Quanto à fauna é melhor esperares que o Ph estabilize, no início também tinha valores altos mas com o tempo baixou para os 6,5 / 6,6.

 

Boa sorte para a tua montagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Joana,

 

acho que a água está turva porque o aquário ainda não encontrou o ponto de equilíbrio, as famosas bactérias ainda não criaram uma colónia suficientemente grande ou ainda não existem.

 

Com a pouca experiência que tenho, considero que a filtragem biológica é de longe mais importante do que a filtragem mecânica. Podes colocar dois ou três flocos de comida de dois em dois dias para ajudar ao estabelecimento de uma colónia de bactérias.

 

As plantas também são importantes para um aquário equilibrado, há muitas plantas que não necessitam de substrato fértil nem de Co2.

 

Parece que estás a seguir o caminho mais correcto, com calma e paciência como deve ser, estou certo que em breve serás recompensada com uma água cristalina.

 

Quanto à fauna é melhor esperares que o Ph estabilize, no início também tinha valores altos mas com o tempo baixou para os 6,5 / 6,6.

 

Boa sorte para a tua montagem.

Quanto às bactérias, eu sei que fiz asneira, ao limpar o filtro, limpei em água corrente na torneira :( Não volto a fazer.

 

De qualquer maneira pensei que o Sera Bio Nitrivec ajudasse com as bactérias.

 

Vou fazer isso da comida.

 

Uma questão, posso fazer TPA's enquanto faço o ciclo?

 

Obrigado pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá outra vez,

 

Limpadores de algo, só quando houver algo para limpar. E mesmo assim covém ter alguma comida adequada à espécie.#

Os tetras são regra geral peixes de PH entre ácido e neutro.

Acho mais adequados a um aquário estabelecido e MAIOR.

 

http://www.seriouslyfish.com/species/paracheirodon-innesi/

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Para esse PH estar a 7,4,penso que deve vir dessas pedras brancas,

agora para saberes se defacto é,só há uma maneira de ver se são

calcárias,tiras umas tantas pedras,deixas ficarem bem secas,raspas

um pouco cada pedra,e com limão,ou vinagre,colocas na pedra se

borbulhar,tens ai o culpado da subida do PH,ou melhor um dos

culpados,porque pode haver outros.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Joana

Parabéns pelo projeto.

Entre tudo o que já foi dito acho que falta referir que podes tirar o carvão do filtro não está la a fazer nada.

 

Enviado do meu V3 através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Para esse PH estar a 7,4,penso que deve vir dessas pedras brancas,

agora para saberes se defacto é,só há uma maneira de ver se são

calcárias,tiras umas tantas pedras,deixas ficarem bem secas,raspas

um pouco cada pedra,e com limão,ou vinagre,colocas na pedra se

borbulhar,tens ai o culpado da subida do PH,ou melhor um dos

culpados,porque pode haver outros.

 

Cump: Álvaro Silva

Álvaro, fiz esse pequeno teste, e nada, nada de borbulhas. Portanto não será das pedras.

 

UPDATE: Entretanto a água vai ficando cada vez mais turva... e agora também os vidros estão um pouco sujos...

Segui os conselhos e comecei a adicionar uns flocos de comida...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Umas dicas
1, 2, 3 Paciência
4 Podes encher quase até ao rebordo preto, fica mais estético
5 Sobe o filtro até a cima para que cries alguma movimentação na superfície da água, ajuda a dissipar a "gordura"
6 Não faças mais limpezas ao filtro por agora
7- Podes fazer uma tpa por semana, 10 a 15% do volume do aqua (apenas para não andares triste com turbidez da água)
8 Deixa andar mais um par de semanas
9 Podes ir limpando os vidros

Editado por Vasco Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Umas dicas

1, 2, 3 Paciência

4 Podes encher quase até ao rebordo preto, fica mais estético

5 Sobe o filtro até a cima para que cries alguma movimentação na superfície da água, ajuda a dissipar a "gordura"

6 Não faças mais limpezas ao filtro por agora

7- Podes fazer uma tpa por semana, 10 a 15% do volume do aqua (apenas para não andares triste com turbidez da água)

8 Deixa andar mais um par de semanas

9 Podes ir limpando os vidros

Tudo dito :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UPDATE: Comprei os testes da Sera, daqueles tudo em um, de fita... e:

 

- NO3: 0

- NO2: 0

- gH: >10ºd
- KH: 6ºd
- pH: 7.5 (o pH da água cá em casa é de 7, portanto nem está muito mal...)

Comprei também um líquido que "promete" ajudar a água a deixar de estar mais turva.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Joana,

 

Invés do produto devias ter comprado mais uma planta, quanto menos químicos melhor....

 

Umas anubias agarradas ao tronco iam melhorar bastante a estética do aquário e ajudar na qualidade da água.

 

Pode parecer-te que já passou muito tempo desde a montagem, mas em tempo aquático só passou um segundo.....

 

Respira fundo e aguarda com serenidade, a água vai ficar cristalina mais cedo ou mais tarde!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse valores são os esperados... agora é mesmo só paciência... mais umas semanitas!!!!!

É ires pensando na fauna.... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse valores são os esperados... agora é mesmo só paciência... mais umas semanitas!!!!!

É ires pensando na fauna.... ;)

Vasco,

Eu percebo pouco das qualidades químicas da água.

Que valores devo esperar obter antes de acrescentar a fauna?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para a grande maioria da fauna está bom assim .
O pH tlv um pouco alto mas deixa as coisas assentarem mais um tempo e dp logo vês outra vez. Em todo o caso se o teu pH for esse é com esse que vais ter de conviver e adaptar a fauna caso seja necessário.

Para inserires fauna tens de ter os nitritos a 0. Eles estão a 0 agora mas o ciclo ainda n está feito por isso eles irão subir e depois voltar a descer.
É esperar cerca de duas semanas mais.

Para um aquário desses uns camarões red cherry para equipa de limpeza e tlv um cardumede micro-rasboras.

Editado por Vasco Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para a grande maioria da fauna está bom assim .

O pH tlv um pouco alto mas deixa as coisas assentarem mais um tempo e dp logo vês outra vez. Em todo o caso se o teu pH for esse é com esse que vais ter de conviver e adaptar a fauna caso seja necessário.

 

Para inserires fauna tens de ter os nitritos a 0. Eles estão a 0 agora mas o ciclo ainda n está feito por isso eles irão subir e depois voltar a descer.

É esperar cerca de duas semanas mais.

 

Para um aquário desses uns camarões red cherry para equipa de limpeza e tlv um cardumede micro-rasboras.

 

Vasco,

Muito obrigado por todas as dicas e conselhos.

Irei esperar por pelo menos mais uns tempos, até porque não consigo deslocar-me a uma loja tão depressa.

Com a água no aquário vai fazer quase um mês, e com adição de bactérias, o ciclo não estará já completo?

 

Tendo por base as fotos, que aconselha relativamente à decoração? Ou inserção de plantas...

 

MUITO OBRIGADO, e peço desculpa mais uma vez pelo abuso, mas aproveito sempre a sabedoria dos mais experientes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AAAAhhh.. eu olhei para a data do post e não a data em que indicaste com a da montagem...daí a minha confusão. :) 26 de Maio para 14 de Junho é bastante tempo!!!!

Sim esses valores que referes são ótimos. Sinal que já podes começar a pensar em introduzir fauna...

Agora é só escolheres a fauna adequada para um aquário dessa dimensão.

 

Para inserires flora convém que seja de fácil manutenção...umas anubias variedade nana "petit" ou uns fetos de java mini que podes agarra à base do tronco como fizeste com o musgo. Ao inserires plantas tens de pensar em fertilizar, neste caso um fertilizante "all in one" parece bem.

 

 

 

Algo deste género

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=176262&hl=

Editado por Vasco Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AAAAhhh.. eu olhei para a data do post e não a data em que indicaste com a da montagem...daí a minha confusão. :) 26 de Maio para 14 de Junho é bastante tempo!!!!

Sim esses valores que referes são ótimos. Sinal que já podes começar a pensar em introduzir fauna...

Agora é só escolheres a fauna adequada para um aquário dessa dimensão.

 

Para inserires flora convém que seja de fácil manutenção...umas anubias variedade nana "petit" ou uns fetos de java mini que podes agarra à base do tronco como fizeste com o musgo. Ao inserires plantas tens de pensar em fertilizar, neste caso um fertilizante "all in one" parece bem.

 

 

 

Algo deste género

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=176262&hl=

 

Vou ver o que consigo encontrar por Coimbra, de fauna e flora. Embora fauna seja mais fácil de encontrar do que variedade relativamente à flora.

Nem que adicione após a inserção dos primeiros habitantes, numa das manutenções.

Para já mesmo acho que vou dizer adeus ao areão mais claro, e comprar mais uns quilos do preto. Por opção estética. Acho que ficará melhor, para depois mais tarde adicionar umas quantas pedras na base do tronco onde poderei agarrar os fetos ou as anúbias.

 

Isto realmente apenas com um nano aquário é viciante, apesar de lento.

Já ando a olhar para um velhinho aquário de cerca de 30l que está esquecido no sótão, e a sonhar com um plantado (a base é mais comprida, permite algo mais bonito). Infelizmente o meu orçamento não me permite adquirir nada maiorzinho por agora...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Joana,

 

Também sou de Coimbra, a semana passada vi as galáxias mini que foram referidas na Fotónia, no GiraSolum - passo a publicidade.... Algumas pessoas acham os preços um bocado altos, mas os vivos são de grande qualidade.

 

As rações, lã para o filtro e outros acessórios compro noutra loja, mas plantas e peixes recomendo a do Gira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.