Ilha dos Abençoados


F1982

Recommended Posts

Boas,

 

Como vai o desenvolvimento aí desse belíssimo projecto? :)

 

Aguenta-se bem?

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Lamento, mas nem sempre sobra tempo para uma manutenção mais regular (só do forum, não do aquário!).
Deixo sequência de fotos do estado atual do aquário que muito prazer me tem dado ver crescer em termos de flora e de fauna.
Que vos parece? Comentários? Sugestões? Tudo será bem-vindo!
Abraço.

aprox. 9 meses (2016/02/22):

 

Foto2_zpsd9bexq8g.jpg

 

Foto20_zpsjzxeztyp.jpg

 

Foto19_zpsgpug1tyw.jpg

 

Foto3_zpshnjldkrx.jpg

 

Foto5_zpssrkzmqar.jpg

 

Foto18_zpsxvmdqbqq.jpg

 

Foto11_zpsnnp3hq7p.jpg

 

Foto21_zpsmndqayq5.jpg

 

Foto4_zpsobq8mefr.jpg

 

Foto14_zpsturvibmf.jpg

 

Foto9_zpsbpxebcbx.jpg

 

Foto12_zpsevdgwudx.jpg

 

Foto7_zpsjug2o7b8.jpg

 

Foto22_zpsjeubwrwv.jpg

Editado por F1982
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A unica sugestao que te posso dar é... Oferece-me o aquário.

Eu não mudava nada, está perfeito, muito natural, mesmo como eu gosto.

Já agora, esses Otos crescem muito?

Abraço

Aqua: némesis

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nummell: Obrigado pelo comentário. Ficarei a pensar na sugestão... biggrin.png' alt=':biggn:'>.

 

Estes otos (otocinclus affinis) chegam, no máximo, aos 5 cm. Mas creio que, geralmente, nem crescem tanto. Pacíficos, engraçados e trabalhadores... Recomendo! Complementa com Camarões Amano para um controlo mais efetivo das algas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, está brutal, essas plantas estão com ótimo aspecto.

Só apenas uma nota, não achas que dadas as dimensões do aqua que não são assim tão generosas, a pesar de estar bem plantado, estás a arriscar na escolha de espécies?

Cuidado e muita atenção no comportamento desses meninos, sabes do que estou a falar com certeza a relação entre ramis e filamentosus, pode não ser a melhor, pela territorialidade de cada um, basta dizer que são ciclídeos, e quando menos se espera andam à porrada ao ponto de se matarem, já não falando inclusivamente no comportamento inter-espécie. Faço-me entender?

Falo-te por experiência própria, é possível manter várias espécies mas em circunstâncias muito especiais, dava pano para mangas a conversa, até porque muita gente sabe que sou suspeita a falar de ciclídeos anões, muitas alegrias e alguns desgostos, alguns sem perceber porquê!

Está atento...porque não apostas numa só espécie, as estrelas do aquário?

 

A unica sugestao que te posso dar é... Oferece-me o aquário.

 

Eu não mudava nada, está perfeito, muito natural, mesmo como eu gosto.

 

Já agora, esses Otos crescem muito?

 

Abraço

 

 

Não crescem muito, 5 cms no máximo, são muito engraçados em qualquer aquário.

 

Saudações sportinguistas, lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vera Santos: Percebo perfeitamente o que dizes sobre a territorialidade dos ciclídeos.
São sem dúvida espécies fantásticas com um feitio muito próprio (da espécie e de cada indivíduo).

Tenho mais outro aquário comunitário com um casal de apistogramas (cacatuoides) e um pequeno temático amazónico (águas negras) com outro casal (panduro).

 

Neste aquário em particular, não tenho observado qualquer tipo de luta. Tive já inclusivamente posturas dos apistos e dos ramirezis.

Assumo o risco mas mantenho-os vigiados e estou preparado para passar os dicrossus para outro aquário caso veja indícios de violência.

Este aquário, apesar de só ter 180 L, tem uma configuração que vou verificando favorecer esta aceitação entre espécies.

Repara que os peixes ficam quase com 3 frentes (0.60x3=1.80m) por onde circular com alguma folga. As mudanças de direção e a inclusão de plantas de diferentes alturas também ajuda à limitação dos seus territórios.

Para já, vai dando para apreciar, no sofá da sala, as três espécies que mais gosto em sã convivência.

Atuarei, espero que a tempo, caso se justifique.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado,

A ver se arranjo uns quantos Otocinclus affinis para o meu aqua, com 5cm não devem estragar nada (ao contrario dos plecos que tive de mandar para casa da sogra :P) O meu patrão arranjou-me uns "mariscos" a ver se consigo descobrir a espécie.
Problemas de algas não tenho, também não tenho fertilizado muito ultimamente, o aqua parece-me estável mas a partir do fim‑de‑semana depois da tua ja recomeço a fertilização, a ver se consigo que as plantas começam a produzir as bolinhas de O2 da fotossintese que até hoje ainda não vi nada disso, talvez pela iluminação não consigo perceber.

Aqua: némesis

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Vera Santos:

 

Tenho mais outro aquário comunitário com um casal de apistogramas (cacatuoides) e um pequeno temático amazónico (águas negras) com outro casal (panduro).

Onde estão esses tópicos para eu cuscar humm, andam por cá ou ainda não.

 

Compreendo mas se tivesses um paralelipedo de 180l em vez de um cubo já era diferente, para melhor, não te esqueças que estamos a falar de 180 brutos e não liquidos. Interessa é que estejas atento.

 

Diz-me já agora, quanto tempo de casa têm esses filamentosus, pareceram-me três, será? já estão sexados ou ainda são juvenis?

Faltam aí umas macros dos bichos para eu babar.

 

Saudações sportinguistas, lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vera Santos: Os dicrossus estão no aquário desde agosto de 2015. Estão perfeitamente sexados: 1 macho e 2 fêmeas.
Ainda passaram uns dias pelo outro aquário que podes ver aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=244193

Em breve coloco fotos do novo projeto. Totalmente distinto, com um casal de apistos panduro e um pequeno cardume de "dither fishes".

Totalmente low tech.

Com o pretexto de aproveitar uma calha, o desafio de montar um aquário o mais "natural" possível (troncos, folhas, pinhas, plantas, esconderijos, etc.) por menos de 50€.

A meu ver, está a ficar muito interessante.

Alimento a esperança de conseguir reproduzir a espécie nesse aquário...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Só uma foto? Opah, grandes preguiçosos. não há direito!

 

Esse dicrossus está a ficar com muito boas cores, não desfazendo o rami.

 

Saudações sportinguistas, lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

O fim do areal

 

Porque grande parte da piada está em imaginar e criar, apetece, de quando em vez, mudar o cenário...

 

Neste aquário, concebi e mantive durante cerca de um ano a ideia da praia em torno da ilha. Foi sempre essa a ideia original: ter uma ilha com um aspeto selvagem rodeada de areia.

 

No entanto, com o tempo, fui percebendo que para a areia ficar com um aspeto aceitável obrigava a uma manutenção regular do areal e sobretudo à constante remoção do substrato que sobre ele ia aparecendo (vandalismo dos camarões e coridoras :) ). As algas mortas (creio que fruto de cyanos que se instalaram no início), entre o vidro a areia, foram também tirando algum brilhantismo à solução.

Novo projeto: tirar a praia e alargar o plantado mantendo o espírito selvagem da ilha. Exigência perturbar o mínimo possível de forma a manter os peixes durante a mudança e deixar tudo minimamente integrado de forma a não parecer um remendo.

 

Eis o resultado. Embora a alteração tenha 3 semanas, com reciclagem e transplante da flora (falta deixar o tapete crescer), sinto-me satisfeito com a alteração (tudo isto é amador!). Acabo até por gostar mais do enquadramento... Como comparam esta nova configuração com a anterior com a areia?

 

Sugestões de melhoria e comentários serão bem-vindos!

 

Geral5_zpsylbfksbh.jpg

 

Geral2_zpshyvsbnxc.jpg

 

Geral1_zps3ou6izr1.jpg

 

apisto2_zpsoh9p2esb.jpg

 

apisto_zpsx59p0vkb.jpg

 

dicrossus_zpsp7rrww39.jpg

 

ramirezi_zpsgkosfxvt.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião melhorou com a retirada da areia. Parabéns pelas espécies de peixes que aí tens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 4 semanas depois...

Olá,

 

Manutenção feita depois das férias e segue atualização do aquário.

Contínua a preencher plenamente a sala cá de casa merecendo a contemplação de todos!

 

Fauna e flora estável pelo que não penso neste momento em grandes alterações.

Talvez um ou outro apontamento a melhorar de quando em vez até para estar entretido

Neste momento, sem dar trabalho pois a manutenção semanal é prazer, não é trabalho!

 

Algum comentário/sugestão?

 

foto2_zpsqb7lk8xk.jpg

 

foto4_zpsgdtmr3fc.jpg

 

foto6_zpseek8srar.jpg

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

espectacular! tanto a fauna como o plantado estão 5 estrelas.

 

porquê a troca de iluminação? a outra não dava conta do recado?

 

parabéns pelo bom trabalho.

 

abraço,

Editado por A. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A. Ferreira:

Obrigado pelo comentário.

 

De facto em outubro (5 meses de aquário) troquei as duas Zetlight Lancia por duas Chihiros A601. Comprei as segundas a pensar noutros aquários mas decidi experimentar neste que estava a revelar muitas dificuldades de crescimento e de estabilização (algas, carências, etc.).

Não tenho a certeza se foi da troca das calhas, mas é um facto que a partir daí o aquário deu um pulo e nunca mais tive problemas.
Portanto assim ficou e estou plenamente satisfeito com este sistema de iluminação.

Tenho agora as Zetlight em dois low-tech sem problemas (também sem grandes exigências).

Note-se qua as Chihiros dão muito mais luz. Mas não a utilizo toda pois faço uso dos dimmers (incluídos).

A cor da luz também é diferente: a Chihiros é branca e a Lancia tem leds brancos, vermelhos e azuis.

Como digo, não estou certo da solução, mas...
Seria interessante se mais alguém partilhasse experiências sobre estas calhas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

posso confirmar isso.

 

tenho um 80x40x40, bem plantado com 3 x 24W T5, logo, os extremos têm pouca luz, pus nesses extremos 2 Chihiros A401, ao fim de 1 mês era uma diferença brutal nas plantas, principalmente na L. Arcuata que crescia como se não houvesse amanhã e atingiu uma coloração laranja lindíssima. Acabei por retirá-las pois o crescimento era demasiado frenético.

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.