Água azulada


Recommended Posts

Olá,

 

Tenho a água com um tom azulado.

Os peixes estão bem, incluindo alevins, assim como camarões caridina japónica e tylomelanias.

Não coloquei nenhum químico que pudesse fazer isto.

Será que o facto de utilizar água do esquentador esta possa passar por algum tubo de cobre e que depois faça reacção com algum fertilizante?

Acho pouco provável.

Recentemente comprei plantas usadas. Poderão estar a largar algo que tivessem absorvido no outro aquário?

O líquido do drop checker também está lá todo.

Sinceramente não sei.

Agradeço opiniões.

 

Cumprimentos,

 

José Carrilho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

isso não será da luz? ou qualquer coisa a reflectir no áqua?

 

água azul não é muito normal, tenta pensar em alterações que tenhas feito que possam ser a causa disso...

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não. Está mesmo azulada.

Vou alterar o condicionador. Pode ser que tenha acumulado e esteja agora a tingir.

Ainda pensei no facto de utilizar água do esquentador, mas esta passa tão depressa.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não.

Recentemente comprei umas plantas usadas e ainda pensei: Será que teriam absorvido algo do outro aquário e estivessem a largar?

Mas não.

Agora mudei do Aquatan para o Prime.

Vamos ver.

Também estou a pensar se não poderá ser de algum stick fertilizante não esteja enterrado suficientemente fundo, ou então alguma reacçào química entre produtos.

De qq modo toda a fauna parece estar bem, incluindo caracóis, tylomelanias e alevins.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que pode parecer estranho, mas pode ser de alguma comida que lhe estejas a dar de 2ª linha, uma vez comprei umas pastilhas de spirulina que me tingiram o aquário de verde.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso!

Devem de estar a tomar comprimidos azuis.

Por isso já me nasceram platys duas vezes num mês.... :)

 

Sabes que já me colocaram essa hipótese, mas duvido.

Claro que a comida pode não ser azul e ter algum componente que provoque alguma reacçâo azulada.

A comida que dou é da Sera e da Hikari.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá outra vez,

 

Já estou a utilizar um acondicionador incolor há cerca de uma semana e almofada de carvão.

No entanto a água continua azular.

Que coisa parva!

Entretanto vão nascendo peixes e a fauna e a flora continuam bem, incluindo camarões, tylomelanias, neritinas e corydoras.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se retirares água num recipiente de vidro e expores a luz natural também é azulada?

 

A água que sai da torneira, (se é a que usas na TPA) está normal?

 

A água do aquário tem um cheiro normal?

 

Estranho mesmo!

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Já levei a água a três lojas e não souberam dizer o que é.

As únicas possibilidades que vejo é um acumular de Aquatan se este entranhar no substrato ao longo do tempo e agora está a ser libertado, algumna reacção química entre fertilizantes e alguma comida que dou, ou as esponjas azuis do filtro debotarem, o que acho muito pouco provável.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz uma breve pesquisa no google por "aquarium water turned blue" e aparecem alguns casos, com poucas respostas...

 

Se pesquisares vais ler que falam em algas em suspenção, coloração de decorações, restos de medicamento saturados no subtrato, carvão activado saturado, oxidação de cobre (medicamento ou canalização) etc... O que a net tem de bom pode se traduzir em algo negativo pela desinformação.

 

Algo pertinente que li será a TPA diária de 20% na esperança que resolva caso a causa seja transitória e uma vez que é desconhecida, era o que eu fazia...

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho feito TPAs mas a água volta azular.

Só estou mais descansado porque não tenho mortes.

Há dias que deixei de usar água do esquentador. Mas esta passa pelos tubos tão depressa que acho que não dá para ser influenciada pelo cobre.

Há casos de água azulada por causa do cobre, mas acontece mais em países com canalizações em cobre, como é o caso dos EUA - e mais quando fazem talvez ligações à terra, embora proibidas, à canalização. Provocando a oxidação do mesmo.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais