Primeiro reef - Apresentação e algumas dúvidas


speedchasso

Recommended Posts

Ora boas,

 

Depois de uma apresentação mais detalhada que pode ser lida aqui http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=241437 para quem quiser ler, venho aqui apresentar o meu projecto pois tenho algumas dúvidas que penso que devem estar nesta secção do fórum e não na secção Fotos e Videos...

 

Para quem não quiser ler o outro tópico, segue uma breve apresentação da minha aventura :smile2::

 

Comecei esta aventura há pouco mais de 1 mês. Depois de ler alguma coisa sobre o assunto, neste forum e não só, e de andar horas dentro da loja de animais a olhar para os peixes que lá havia (na parte dos salgados) e depois de ver malta a dizer que não era preciso gastar muito dinheiro e tal para se ter um salgado, lá me decidi a entrar neste mundo.

 

Depressa me apercebi de várias coisas:

  1. Não gastar muito dinheiro = ter um aquário "pequeno" (nano reef) com poucos peixes...primeiro contra
  2. Ter um aquário razoavelmente grande para a minha cabeça = gastar algum dinheiro...
  3. Ter vontade de comprar as coisas sem pensar no mais barato mas sim na estabilidade do aquário, conforto dos seres e no meu conforto por saber que tenho material adequado e não ter de andar preocupado a pensar se será suficiente ou se tenho de gastar mais no futuro = gastar mais algum dinheiro
  4. Depressa gastei cerca de 1500€ e estou sempre a ver que preciso de comprar mais qualquer coisa

Depois de estes pequenos pormenores me incomodarem mas não o suficiente para desistir (até porque já tinha começado a comprar material ;)) lá fui avançando com o projecto que se encontra neste momento nas seguintes condições:

 

Setup do aquário (para quem não quis ler o outro tópico):

 

Aquário com coluna seca -> 120 x 40 x 40 -> 192L

Sump -> 50*35*30 -> 52,5L

Escumador Deltec SC1350

Bomba de retorno: Sicce 3500L/h (no outro post está errada...é Sicce)

Bomba de circulação: 1 EHeim streamOn+ 2000L/h

Termostato: 2 x 150W

Iluminação: Aquatlantis Easy LED Universal - 120mm

Na calha para adquirir:

- Sistema de reposição automático

- Mais 1 bomba de circulação (talvez)

- Filtro de RO

Já adquirido:

- Kit de testes Nutrafin para salgados (Master)

Tenho neste momento cerca de 15kg de rocha "viva" (comprei a maior parte no OLX como sendo rocha viva mas não vinha lá muito "viva", e cerca de 2kg na loja, essa sim vivíssima!! :) )

As reposições (bem como o inicio do aquário) estão a ser feitas com água da torneira filtrada com aqueles jarros de água com filtro, enquanto não chega o filtro de osmose...

Para meu grande espanto, e depois de ter ido a correr fazer os testes que chegaram hoje, os valores são os indicados na assinatura... :dance:

Graças aos senhores da loja de animais, os vivos já começaram a entrar no aquário...pelo que tenho lido começaram cedo :S, mas até agora correu bem...são eles:

  1. Equipa de limpeza:
    1. 2 strombus
    2. 7 turbos
  2. 1 lysmata amboinensis
  3. 2 occelaris
  4. 1 Syganus Vulpinus (veio para comer alguma "relva" presente na rocha viva, assim como algas bolha que estavam a crescer...estou maravilhado com o trabalho do bicho :D)
  5. 1 Valenciana strigata (foi parar à sump logo no primeiro dia...mas acho que já percebeu que o lugar dela é no fundo do aquário!!:P)
  6. Corais:
    1. Zoanthus verde
    2. Zoanthus laranja
    3. Sarcophyton (acho eu)
    4. Ricordea (mais uma vez...acho eu)
    5. Sinularia (...acho eu :S)
    6. Zoanthus brancos
    7. Zoanthus com umas 3 cores... :D

E vou deixar as fotos e perguntas para o próximo post...

Editado por speedchasso
9487613f7e9fda188658c8a80dcfbffeu799a701.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem...começo por mostrar um video onde se pode ver, além dos peixitos, os corais para os quais peço que, caso vejam que me enganei no nome de algum, me digam :)

 

Todos os comentários são bem vindos.

 

Aproveito também para fazer algumas perguntas :)

 

Tenho encontrado uns seres que vieram nas rochas vivas e que podem ser vistos nestes videos:

 

"Lesma":

 

"Nem desconfio's" :D

 

Alguém me consegue dizer o que raio se encontra a viver debaixo do meu tecto??:D

 

Já agora...peço desculpa pelo ruido de fundo mas os meus queridos cães não param 1 segundo...tenho de começar a inserir umas musicas nos videos :P

 

Devo-me preocupar com esses "seres" ou podem continuar livres e contentes onde estão?

 

Quanto ao layout vai ser completamente alterado assim que chegar uma estrutura nova para o aquário (que deverá ser algures esta semana).

 

Obrigado pela ajuda, comentários serão obviamente bem vindos!:)

 

9487613f7e9fda188658c8a80dcfbffeu799a701.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ola, quanto a bomba de circulação, voces ja viram os modelos da JEBAO?

 

aqui no Brasil elas estao desbancando bombas renomadas (Vortech) no meu aquario 180x50x50 utilizo apenas uma Jebao WP40 e estou muito satisfeito!

 

quanto aos seres que apareceram no seu aquario, nao deve se importar pois fazem parte da vida do sistema, e indicam que seu aquario esta saudavel e evoluindo!

 

nunca utilize agua da torneira, pois teras problemas com algas, utilize um filtro deionizador ou Reverse osmose!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
Boa noite!
Depois de muitas leituras, alguma paciência, alguns erros, e outros que tais venho aqui continuar o meu tópico, com actualizações do que andou a ser feito por estas bandas nos desde o início do projecto.
Espero que esta actualização sirva também de ajuda a iniciantes que, como eu, procuram ajuda e mesmo assim ficam com muitas dúvidas que são tiradas à custa de puxar pela cabeça e cometer alguns erros.
Antes de mais uma regra que todos dizem mas que nunca é demais repetir: leiam, leiam, leiam e depois disso tudo...leiam mais um bocadinho. Uma coisa é garantida! Não vai ser suficiente!!
Mas vamos ao que interessa:
A última vez que actualizei este tópico estava tudo muito no ínicio com a bicharada que podem ver nos videos. O que aconteceu entretanto?
Aprendi mais umas lições (claro!), sendo que a mais importante é quando se vê um bichinho giro que não foi lá parar voluntariamente é sempre bom ler um pouco sobre ele e decidir o que fazer na hora. Como é que aprendi esta lição? Com uma praga de nudibranquios que comeram metade dos zoanthus mais uns "Sundial snails" que aliás se pode ver no video no meio dos zoanthus e que comeram a outra metade, seguido de uma praga de pintinhas castanhas por todo o lado também conhecidas por planárias!
Métodos para me livrar das pragas que correram muitissimo bem:
Nudibranquios: Agarrei na pipeta usada para tirar água para os testes e toca a sugá-los à medida que os ía vendo (principalmente à noite, saíam todos à rua) e atirá-los para dentro de um recipiente posteriormente despejado num recipiente maior também conhecido por sanita! :P
Sundial snails: Caracois muito engraçados...ou então não...simplesmente agarrei neles e...lixo com as pestes!!
Planárias: igual aos nudibranquios...pipeta, sugar, recipiente, sanita! E um six line wrasse para ir tratando dos que restaram!
Tirando as pragas também tive os meus problemas com alguns peixes:
- A valenciana atirou-se do aquário...quando falei no sucedido na loja disseram-me que devia ter levado 2 porque se juntam e não se assustam tanto (e como tal não tentam aprender a voar). Resultado: mais 2 valencianas encontradas no chão ao final de 2 semanas :(
Optei assim pela valenciana sexguttata que apesar de não ser tão bonita é bem mais calma, faz o mesmo trabalho de limpeza da areia e sabe que não consegue voar!
- Um chromis viu a valenciana a voar e achou que devia ser giro...resultado...chromis no chão, ficaram 2 no aquário
- 2 cardinais de bangai resolveram matar o terceiro...mais tarde vi um post aqui a dizer exactamente que 3 cardinais dá em morte para o mais fraco...para variar, nunca se lê o suficiente!!
- Os mesmos 2 cardinais de bangai já tiveram filhotes...que desapareceram do mapa assim que sairam da boca do pai :(...não tenho "infraestruturas" para uma cresce...talvez um dia!!
E tirando estes precalços tudo tem corrido às mil maravilhas! Os turbos reproduzem-se que nem coelhos, stomatellas (que apareceram sabe-se lá onde) idem, os corais que não morreram cresceram imenso e alguns estão-se a reproduzir...e eis o resultado destes 7 meses de aventuras:

WP 20151030 20 55 09 Pro 1

WP 20151030 20 52 17 Pro 1

WP 20151030 20 44 56 Pro 1

WP 20151030 20 37 37 Pro 1

WP 20151030 20 36 45 Pro

WP 20151030 20 34 01 Pro

WP 20151030 20 33 30 Pro

 

Comentários e sugestões são sempre bem vindos! :)

 

Abraço!

 

PS: O "problema" da água da torneira foi resolvido pois já tenho o filtro de osmose ;)

9487613f7e9fda188658c8a80dcfbffeu799a701.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Está com "pinta". Foi pena o facto dos peixes terem morrido. Avalia senão faz sentido comprares uma rede para colocar no topo do aquário.

Qual é o nome do coral amarelo que surge nas fotos?

Vejo que tens um ouriço, eu também já tive um e depois tive de o dar porque dava cabo da coralina.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Faria sentido se ainda os tivesse...mas os que tenho agora já lá estão há uns meses sem voos. Simplesmente optei por não comprar mais dos "voadores" e até agora tem corrido bem! Mas sim, ponderei a opção da rede ao início.

 

O coral amarelo penso que seja um Sarcophyton (pelo menos foi-me vendido como tal...) mas pelo que sei há muitos diferentes, talvez alguém saiba dizer a "espécie" exacta. Este veio para o aquário com metade do tamanho que tem agora :).

 

E sim, o ouriço come uma boa parte da coralina mas isso é assim tão mau? Já tenho visto malta a dizer que coralina é bom mas demais também pode não ser tão bom pois tapa os buracos e buraquinhos nas rochas onde grande parte da bicharada se esconde. O ouriço tem controlado a quantidade de coralina no aquário que se tem mantido mais ou menos estável. Além de que faz um vistaço e os cardinais de Bangai adoram-no (estavam escondidos quando tirei as fotos mas andam lá 2)!

 

Abraço

9487613f7e9fda188658c8a80dcfbffeu799a701.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas, esses peixes já aprenderam a não voar? :confused4:

 

Não percas a oportunidade de participar no concurso deste mês, basta clicares no banner na minha assinatura ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...