Coridora descontrolada a nadar


taiko

Recommended Posts

Boas, tenho uma coridora que anda a mostrar sinais de não conseguir nadar direito. Vai na direcção que quer mas não consegue manter a direcção, muitas vezes acabando por girar sobre si própria ao nadar. Deve ter, com certeza, a ver com um problema nas barbatanas. Possivelmente, bactérias, penso eu.

 

Já comecei tratamento com o Exit. Se não melhorar, mal também não há-de fazer, penso eu.

 

De qualquer maneira, vim ver se alguém me sabia dar a certeza do tratamento. Se fiz bem em dar este tratamento ou se será melhor optar por outro.

 

De qualquer forma, agradeço a quem tentar ajudar.

 

EDIT: Material

Aquário 60 cm * 30 cm * 33 cm - 60 L
Filtro interno (não sei que filtro é, mas é para aquário de 60L)
Termostato (também não sei a potência dele mas sei que dá para este aquário)
Iluminação (não faço ideia qual seja a iluminação)

Hardscape


Substrato não fértil (cascalho simples fino e grosso misturado)
Pedra vulcânica E outra pedra que não sei o nome, ambas compradas numa loja de animais)

Parâmetros

pH: 7,0
Amónia: 0,0
Nitritos: 0,0

Nitritos: 5

Plantas

Não sei os nomes. Só sei que tenho 2 ou 3 espécies.

Peixes

2 corydoras (uma "normal" e outra meio sarapintada)
2 peixes espada (macho e fêmea)
2 platys

Fertilização

TPA - cerca de 20% semanalmente (não sei se é só isto que devo indicar aqui)

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Olha a mim todas as Coridoras que começaram a sim,

todas foram para o reino dos peixinhos,nunca consegui

salvar nenhuma.sobre o tratamento não te sei dizer,mas

se não fizer bem,mal também já não faz,porque se ela

tiver que morrer,vai há mesma.espera por outras opiniões.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta. Pois, se não fizer bem, mal também não faz, com certeza.

 

Notei também que um dos peixes que comprei estava a coçar-se nas rochas.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,,case de certeza sera algum tipo de fungo,,possivelmente nao fizeste qyarentena e se juntaste a outros peixes podem ir todos..aumenta a temperatura da agua desliga a luz e adiciona 1 mililitro de azul metinano na agua por cada 50 litros..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois. Não fiz quarentena. Apenas costumo fazer a mistura faseada de água no saco para o peixe se habituar.

 

Aumento para quanto? Tenho a temperatura a 26º.

 

E isso do azul metinano (não faço ideia do que seja) serve para quê? O Exit não serve?

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

b0oas,,penso que o exit serve,,e a temperatura podes subir ate 30 ou ate 32....durante alguns dias,,ajuda sempre luz apagada porque os fungos teeem grande dificuldade em desenvolver...eu utilizo azul metineno ou verde malaquite,,se purguntares numa loja ele sabe o que e..tambem se arranja azul metileno nas farmacias,,muitas nao teem em stock mas mandam vir..e barato..temperatura nunca menos de 29 para tratamentos pode ir ate aos 32..se subires ate 32 deixa estar 8 dias,,se puseres entre os 29 e 30 podes estar muitos mais,,

Editado por miguel barao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, obrigado. Já manti hoje a luz apagada e subi a temperatura. Subi-a para 30º mas sendo assim vou subir mais um pouco. A ver vamos, o resultado. Thanks. ;)

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tenho feito isso. Usei o Exit durante o tempo recomendado e aumentei a temperatura para 32º. Até agora não parece estar a ter grande efeito, pelo menos no peixe afectado. Apesar de, muitas vezes, estar mais activo do que se espera de um peixe doente, ele continua muito descontrolado a nadar. Será que se esperar mais tempo a elevada temperatura resolve a situação?

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas para as corydoras essa temperatura será elevada demais...

 

O esha Exit está indicado para o ictio ou oodinium, se a cory não apresenta sinais destas doenças, seria para usar o esha 2000 e não o Exit, esha 2000 está indicado para várias doenças, principalmente quando não se sabe bem do que se trata, mas não faz milagres...

 

Sei o que nos aflige ver o bichos doentes sem saber bem com o quê e qual o melhor tratamento a fazer...

 

Eu já passei por isso e tratei tudo e mais alguma coisa sem tratar nada, coitados não morreram da "doença" iam morrendo das curas, passado algum tempo os comportamento de coçar voltaram e quando medi os nitratos estavam muito elevados, eu fertilizava com sais dos quais estava a adicionar nitratos e aquário gerava também nitratos, quando ajustei os parâmetros de fertilização e muitas TPA's tudo ficou bem...

 

Confirma se tudo está bem com o aquário, filtragem e água e só depois pensa em doenças, sem pressas e com muita observação.

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

30 graus e o suficiente para puder matar os fungos,,e deixarem o peixe em paz..a respeito de usar o esha 2000 tambem e boa indicacao..deixa estar assim 15 dias

Editado por miguel barao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho que ir à procura desse medicamento. Já fui a uma loja de animais mas não tinham nada disso. Será que têm alguma coisa disso em farmácias? Não me parece.

 

O peixe às vezes parece que está morto, de barriga para o ar. Ainda agora fui ver onde ele estava e fui dar com ele pousado de lado no termostato. Fui lá com a mão ver se ele estava morto e afinal não estava. Fugiu logo e pousou no fundo.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. O peixe lá continua no mesmo estado, apesar de continuar razoavelmente activo. Ainda não fui à procura do medicamento.

E hoje morreu um peixe. Um molly malhado que tinha aqui. Os únicos sinais que vi antes de morrer foi de se andar a coçar nas pedras, de vez em quando.

Testei agora a água.

pH: 7,0
Amónia: 0,0
Nitritos: 0,0

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E os Nitratos? TPA fizeste há quanto Tempo?

 

Eu tive uma fase de Nitratos elevados em que os peixes mostravam esse comportamento, pode não estar relacionado mas não custa nada excluir...

 

Poucas TPA'S, ou pouca quantidade de água trocada e muita alimentação origina Nitratos.

 

Antes de pensar em medicamento convinha confirmar se tudo está bem com a água...

 

Sobre os sintomas da corydora pode ser uma afecção da bexiga natatória...

 

Coloca o setup do aquario.

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adicionado setup ao post inicial. Depois coloco aqui o dos nitratos, então.

TPA fiz antes de ontem, no sábado.

 

EDIT: Aqui está...

pH: 7,0
Amónia: 0,0
Nitritos: 0,0

Nitritos: 5

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E os Nitratos? TPA fizeste há quanto Tempo?

 

Eu tive uma fase de Nitratos elevados em que os peixes mostravam esse comportamento, pode não estar relacionado mas não custa nada excluir...

 

Poucas TPA'S, ou pouca quantidade de água trocada e muita alimentação origina Nitratos.

 

Antes de pensar em medicamento convinha confirmar se tudo está bem com a água...

 

Sobre os sintomas da corydora pode ser uma afecção da bexiga natatória...

 

Coloca o setup do aquario.

Poderá ser isso? Ele está a ficar descolorido à algum tempo. Eu separei-o para uma saladeira com água, provisoriamente, para evitar de ele se andar a magoar mais nas rochas e assim.

 

Como podes ver pela minha mensagem acima, a água está boa. Portanto, não pode ser da qualidade da água...

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se as condições da água estão e tem estado boas, e pelo que relataste tendo como sintoma primário da Cory o nadar irregular poderá tratar-se de uma afecção da bexiga natatória originada por obstipação provocada por alimento ou poderá ter origem bacteriana...

 

Mas também referiste uma molly ter morrido...

 

Infelizmente não tenho conhecimento para te ajudar, eu eventualmente tentaria o esha 2000 Por ser indicado para várias patologias, mas como referi não faz milagres...

 

Espero que algum colega mais elucidado possa dar uma ajuda.

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não tenho 100% de certeza, visto que ainda não tenho muita experiência em aquários mas penso que deva ser doença de bexiga natatória...

Ele fica tal e qual este kinguio:

 

Isso e fica deitado nas pedras tanto de barriga para baixo como para cima (geralmente a segunda opção) ou mesmo deitado, simplesmente. Muitas vezes também vou dar com ele em cima do filtro ou atrás do termostato...

 

Tenho estado a observá-lo e não me parece que apresente sintomas de outras doenças que pesquisei... Sendo assim, como posso tratar esta doença? E é contagiosa? Penso que não, visto que nenhum outro peixe apresenta sintomas de doenças...

 

EDIT: Encontrei este vídeo, que é para comprar um laxante, para ajudar o peixe a defecar. Será que ajuda? E onde se compra disto? Será que há em supermercados?

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...