problema estranho: Agua de osmose, pH, EC e CRS


Recommended Posts

Boas.

depois de uns tempos foram do hobby, regressei à poucas semanas e montei um 90L plantado, com injecçao de CO2 pressurizado e subtracto tropica.

 

Bem... os unicos habitantes sao uns caracois e 10 red cherrys, sendo que o objecttivo serà no futuro retuirar os reds e meter crystal red.

 

Pois bem, tenho tentado conseguir os parametros ideias, nomeadamente baixar o kH e gH da agua e tb o pH.

 

Aquando da montagem, o meu medidor digital de pH diz-me k tou com um pH de 7.5 no aquario, sabendo que a agua de rede tem um pH de 7.6.

 

Perante esta situaçao, e sabendo que os RCS precisam de parametros especificos nomeadamente um pH <6.5 (mesmo se certos breeders teem parametros de pH de 5.6-6)... perante estas exigencias, comprei um osmosor (un dennerle 130) que funciona so com a pressao da agua.

 

E eis o meu espanto quando vejo que a agua de osmose que sai do osmosor sai com um pH de 8.6... apesar de uma electroconductividade de 0.01.

Como é que se explica isto?

 

So me apercebi do problema agora, mas neste momento nao sei muito bem o que se passa. tinha a noçao de k a agua de osmose tinha pH de 5.5-6.5.

 

E pergunto tb se acham possivel ter crystal red sem recurso a solo tecnico, como sao os solos para gambas da borneo, e ada.

 

Obrigada pela ajuda

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Areja a água durante umas horas e volta a medir o ph.

 

Abraço

obviamente que ja fiz isso e està igual.

De qualquer maneira, a tendencia seria aumentar o pH e nao baixar.

 

O intrigante nesta situaçao é perceber como é que a uma EC proxima de 0, podemos ter um pH alcalino?

 

estou em querer que serà efectivamente um problema do medidor... apesar de o ter calibrado varias vezes e muito recentemente.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

obviamente que ja fiz isso e està igual.

De qualquer maneira, a tendencia seria aumentar o pH e nao baixar.

 

O intrigante nesta situaçao é perceber como é que a uma EC proxima de 0, podemos ter um pH alcalino?

 

estou em querer que serà efectivamente um problema do medidor... apesar de o ter calibrado varias vezes e muito recentemente.

 

tens novidades?

 

fiquei intrigado.

 

Cumprimentos.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Boas,

 

Já usei água de Osmose (Aquili) com 4 filtros, sendo que dois eram para Nitratos, fosfatos e silicatos. Duplo tubo portanto.

 

E o PH da Osmose mantinha-se quase igual ao da água de rede. Em 7.

 

Abraço

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais