Dúvida com TPA's


ruitmendes

Recommended Posts

Olá boa noite,

 

Iniciei à cerca de mês e meio um aquário de 60l, tendo deixado o mesmo a ciclar durante este período com um ancistrus. Neste fim de semana adicionei uns espadas e hoje ao medir os parâmetros da água verifiquei que os nitritos estão num nível ligeiramente elevado (de 0.3 a 0.5 numa escala de 0 a 3.3).

 

Após pesquisar um pouco parece-me pelo que li que o melhor é fazer TPA's regulares (todos os dias ou dia sim dia não). A minha dúvida é como poder fazer os TPA's sem alterar muito o PH da água que se situa nos 7.2 a 7.6 (as cores que me dá no teste não batem a 100% com a escala).

 

Obrigado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui

 

Quantos litros retiras-te na tpa? convém ser cerca de 50%. Quanto ao pH, mede o da agua da torneira, se for idêntico perfeito, se não tens produtos que fazem subir ou descer o pH conforme o pretendido. Também é normal que ao adicionares novos peixes os valores variarem, eu por exemplo quando adiciono novos peixes tenho o habito de adicionar bactérias de forma a manter o aqua equilibrado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Roquefish, desde já obrigado pela tua resposta.

O aquário deve ter assim por alto 50l em termos líquidos. Apenas troquei 5l ou seja 10% pois como não tinha a certeza quanto a igualar os parâmetros da água tive medo de fazer asneira.

Já agora que aspecto tem as bactérias? Uma vez vim um amigo a abrir o filtro e lá dentro tinha uma coisa tipo lodo, será isso as bactérias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ai, que dois...Nem um nem outro tiveram a pachorra de ir pesquisar um bocadinho.

O fórum serve para isso mesmo: PESQUISAR.

 

A vossa dúvida está respondida neste tutorial.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora que aspecto tem as bactérias? Uma vez vim um amigo a abrir o filtro e lá dentro tinha uma coisa tipo lodo, será isso as bactérias?

 

As bactérias são micro organismos. Ou seja, são organismos microscópicos.

 

Se tiveres um microscópio o que verás no teu aquário todo (coluna de água, filtro, tubagens, substrato, etc...), e depois de feito o ciclo, será bactérias nitrobacter e bactérias nitrosomonas.

 

O que conseguimos ver nos filtros a olho nú, é a mistura de excrementos, folhas, e restos de comida que entram no processo de decomposição e no qual entram também esses microorganismos chamados bactérias.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais