FERTILIZAÇÃO - Qual a melhor maneira?


Recommended Posts

Boas,

 

Ando ás voltas com isto porque não tenho ninguém conhecido que me consiga explicar pessoalmente qual a melhor maneira de fertilizar. Na net, quanto mais leio mais confuso fico. Torna-se dificil.

 

Neste momento tenho os kit básico de testes a caminho e mais umas plantinhas que requerem alguns cuidados.

 

Por isso pergunto qual a maneira melhor de fertilizar? Aquela que obtem melhores resultados / que fique mais em conta.

 

Neste momento tenho seguido os conselhos da loja e tenho usado ferropol. Mas não tenho tido bons resultados.

 

Já me informei sobre os macros e micros nutrientes mas não sei ao certo quais são os produtos a usar se precisar de Macros OU Micros.

 

Faço-me entender?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sérgio,

 

Pesquisa sobre o tipo de plantas, por exemplo no site da Tropica.

Por exemplo se vão buscar nutrientes à coluna de água e/ou ao substrato.

Tenta equilibrar a relação luz/dióxido de carbono.

Não oxigenes a água demais, prestando todavia atenção aos peixes.

Testa os nitratos, fosfatos e potássio para saber se há algum desiquilibrio.

Mantém-te atento ao PH e à temperatura.

Mantém um ciclo de luz regular.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Sim tenho tido cuidado em relação a tudo. Só os teste é que tenho feito poucos porque ainda não chegou o kit. Mas quando ao resto tá tudo equilibrado.

Estou a ter só uns problemas com o termostato mas está se a resolver.

 

A questão era mesmo saber marcas para ter alternativas. Claro que verei sempre o que as plantas precisam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabes o que se passa com o aquecedor?

Deves de ter um termómetro, colocado no lado oposto ou pelo menos bem afastado do aquecedor.

Uma adequada circulação é importante para o aquecimento homogéneo.

Olha que colocar a mão para testar a temperatura, nem sempre é certo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho o termometro do lado oposto. O problema é que o meu termostato não regula temperatura! Aquece sempre.

Acho que tenho de o mandar calibrar.

Mas já tenho outro a funcionar bem.

 

Como fertilizas o teu? Que usas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas Sérgio.

 

Quando me informei como haveria de fertilizar, acabei por comprar 3 pós para macros (KNO3, KCl e KH2PO4). Com a ajuda do lojista onde comprei (que basicamente foi o que me ensinou 90% do assunto), depois fiz uma solução com esses pós, e com as indicações dele e de um site decidi as doses de macros que dar. O site:

http://www.theaquatools.com/fertilization-calculator

 

Macros despachados, faltam os micros, onde já experimentei Profito e agora estou a experimentar Tropica Premium, mas também não sei dizer se compensa ou não (quando o tropica acabar, vou para o profito ou para o seachem flourish).

 

Isto que descrevi penso que é o método EI, onde ponho as doses de macros à 2a, 4a e 6a e micros à 3a e 5a, sempre com TPAs regulares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Sérgio.

 

Quando me informei como haveria de fertilizar, acabei por comprar 3 pós para macros (KNO3, KCl e KH2PO4). Com a ajuda do lojista onde comprei (que basicamente foi o que me ensinou 90% do assunto), depois fiz uma solução com esses pós, e com as indicações dele e de um site decidi as doses de macros que dar. O site:

http://www.theaquatools.com/fertilization-calculator

 

Macros despachados, faltam os micros, onde já experimentei Profito e agora estou a experimentar Tropica Premium, mas também não sei dizer se compensa ou não (quando o tropica acabar, vou para o profito ou para o seachem flourish).

 

Isto que descrevi penso que é o método EI, onde ponho as doses de macros à 2a, 4a e 6a e micros à 3a e 5a, sempre com TPAs regulares.

Olá,

 

Obrigado pela ajuda.

 

Estou a pensar fazer isso mesmo. Já tenho o seachem encomendado e vou comprar os pós agora. Será que me pode ajudar nas dosagens para o meu?

 

Porque não faz os seus micros tambem?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lê bastante sobre como fazer os sais e as quantidades, convém entender o sistema. Para a dúvida que estas a colocar é porque ainda nem o artigo do Tom Barr sobre o Estimative Index, andas-te a ler. Nesses casos é sempre melhor comprar as misturas já feitas até aprender e ver os resultados e depois passar para os pós e fazer os próprios fertilizantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lê bastante sobre como fazer os sais e as quantidades, convém entender o sistema. Para a dúvida que estas a colocar é porque ainda nem o artigo do Tom Barr sobre o Estimative Index, andas-te a ler. Nesses casos é sempre melhor comprar as misturas já feitas até aprender e ver os resultados e depois passar para os pós e fazer os próprios fertilizantes.

 

Ler é o que já fiz e muito! Só que quanto mais se lê mais duvidas surgem! E é melhor uma explicação dada por quem passa do que um geral como apresentam na internet. É como estudar só em casa e ir ás aulas! São coisas bem diferentes.

 

Os artigos que sigo são estes:

 

http://www.ukaps.org/index.php?page=dosing-with-dry-salts

 

http://www.theplantedtank.co.uk/dosing-methods.htm

 

É claro que já estudei as minhas contas mas com ajuda e conselhos é sempre bem mais facil. E acho que é o que se procura aqui :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tive a tirar duvidas com um companheiro que foi muito prestavel. Hoje chegaram os testes que me faltavam e já vou medir os tudo direitinho.

 

Entretanto o meu setup é:

 

120*50*40 - 240L brutos

 

Calha LED de 120cm ( vou ter que reforçar a iluminação ainda)

 

CO2 - 2bps

 

Fauna 3 neons e 1 botia ( tive um desastre há um semana :(

 

Plantas bastantes.

 

Substrato fértil JBL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

os fertilizantes em "pó" podem ser menos dispendiosos mas não recomendo para alguém que não tenha experiência com aquários plantados. Deve-se pelo menos ter umas noções básicas de fertilização para que se possam usar com um grau de risco menor.

 

Para começar tens fertilizantes líquidos de marcas de qualidade e a preço acessível com as quantidades recomendadas pelo fabricante visíveis na embalagem. Convém começar sempre abaixo dessa quantidade e ir aumentando à medida que o aquário amadurece.

 

Tropica, Seachem, Easy Life são boas marcas para se começar.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

240 litros de plantado a sério, com boa luz e CO2, ou se tem carteira para fertilizantes de marca ou é melhor ir para os pós.

 

Há em "plantas"->"Fertilização" muita informação sobre o manuseio dos pós e claro que questionando irão aparecendo conselhos.

 

a minha sugestão é que abras um tópico na área que referi e coloques o setup do áqua com fotos do aspecto geral, para permitir uma boa avaliação da massa vegetal, de forma a poder-mos aconselhar em condições.

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Comecei ontem a fertilização com pós e com nova iluminação ( emprestada ). Vou abrir o tópico com o setup e os pós que comecei.

 

Quando estiver tudo direito como pretendo vou bombardear com perguntas para saber se estou a fazer tudo direito :)

 

Obrigado desde já pelas respostas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais