Quais os testes necessarios!!


Recommended Posts

boas

 

Como o titulo indica preciso da vossa ajuda para saber quais os testes necessarios para se manter um aquario plantado, como apenas tenho mantido aquarios com plantas nao tem havido a necessidade de grandes testes, mas como estou a iniciar um novo projecto vejo que ha a necessidade de fazer inumeros testes, ate porque pretendo tambem tentar a fertelizacao ei ( coisa que ainda nao consegui assimilar na totalidade).

 

Agradecia a vossa ajuda para nao andar a comprar coisas desnecessarias!!

 

O teste de co2 ja emcomendei no ebay, ph tambem tenho, so falta saber em concreto o resto!

 

Obrigado

Cumps

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente eu deixei de fazer qualquer tipo de testes, à excepção do indicador permanente de CO2, porque a fertilização apanhas-lhe o jeito calculando a concentração que estás a meter no aquário e prestando atenção às plantas, e o resto, pH, dureza, etc, olha, para mim é o que é.

 

Inicialmente eu até fazia as medições dos fosfatos e dos nitratos todas as semanas, mas depois acabei por parar porque basicamente passei a fazer como te disse em cima.

Eu agora pego nos fertilizantes em seco e meto-os lá para dentro a olho com uma colher de café.

 

Na verdade acho que já tens tudo o que precisas, mas pelo sim pelo não para teres ideia dos parâmetros com que estás a lidar arranja os testes de fosfatos e nitratos. Os de potássio esquece, e ferro e companhia a mesma coisa.

 

Fertilização só tens de saber relativamente o consumo que ocorre no teu aquário, para isso é que podem ser úteis os testes no princípio, mas não seria essencial porque podes simplesmente prestar atenção às plantas.

Basicamente o consumo varia de aquário para aquário, por exemplo no meu, quase que meto tanto fosfato como nitratos, o que é um abuso, e tudo continua lindamente.

 

Nas primeiras semanas não há necessidade de fertilizar grande coisa, adiciona só potássio e micros, e quando começares a notar deficiências ao nível do crescimento das plantas começa a acrescentar nitratos e fosfatos.

 

Pessoalmente eu fertilizo 3/4 vezes semana, com um dia de intervalo, incluindo depois de TPA's, e meto tudo de uma vez. Ponho os sais de nitratos, fosfatos e potássio num copinho, mexo e despejo no aquário logo de manhã. Depois meto também os micros com ferro que tenho em solução.

 

Tens aqui uma autêntica calculadora de fertilização:

http://calc.petalphile.com/

Editado por SALADAdeFRUTA

miniatura_f_rum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Parece me bem o que estas a dizer e concordo apesar de eu ainda nao estar com muita experiencia

em plantados com tapetes e com bastantes plantas.

 

Axo que essa situacao de utilizar no inicio sera provavelmente o importante so para ter uma nocao

Dos consumos e depois ir mantendo a fertelizacao, no fim do aquario estar estabilizado com as plantas a crescer

De forma natural os seus consumos nao devem variar em muito (penso eu).

 

O meu receio e que quanto mais se pesquisa e mais se le mais opinioes se ve, e ha quem faca mil e um teste, e quando comecei

A pesquisar de testes existentes vi que ha ainda uma serie deles e tem que se gastar plo menos 50 ou 60€ em testes!!!

 

E se todos forem como o do ph que so usei 2x, uma para saber o ph da agua da torneira e outra para ver o ph que estava no aqua

Ao fim de 1 mes de estar a ciclar e agora anda para ali pra nada!! Nao me estava muito a apetecer ter ali mais 60€ so por ter.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Atualmente faço fertilização liquida pelo método E.I.

 

Compro os sais e faço as soluções com as doses indicadas, sai mais barato mesmo mudando 100 litros de água todos os domingos e tenho excelentes resultados...

 

Agora com a fauna certa e com as plantas equilibradas já não faço tantos testes mas ainda assim de quando em vez faço a Fosfatos mas principalmente a Nitratos.

 

No inicio com alterações que tive na fauna e como as plantas estavam a crescer fazia os testes com mais assiduidade, e se fosse comprar todos os testes que necessitava ia gastar muito.

 

Encontrei num patrocinador do fórum a mala kit da Sera que normalmente custa 80 euros por cerca de 45 e comprei...

 

É certo que não uso todos, mas tenho-os para alguma eventualidade...

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais