Stilla vs Eheim Substrat Pro


Recommended Posts

Bom dia,

 

Queria adquirir algo para filtragem biológica mas estou indeciso entre Stilla da Equo ou o Eheim substrat pro ou outra coisa que aconselhem

 

Já andei a procura de algo que comparasse os dois mas sem sorte... se calhar procurei mal

 

Desde já obrigado pela ajuda

 

Cumprimentos

Tomás

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a informação que me deram na aquaeden é que a Stilla é melhor porque não tem" prazo de validade", enquanto o outro ao fim de 1 ano começa a perder qualidade! Eu tenho Stilla e gosto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

SerafimD e obrigado pela resposta :smile2:

Pois, isso do prazo é que me deixou com o pe atras, porque na amazon li que ao fim de 6 meses era para trocar metade do que se usa...mas claro que isso tambem pode ser estrategia para vender mais :tapfoot:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Claro que é estratégia para vender... As matérias biológicas não se esgotam, sejam elas quais forem. Os micro poros que têm, e nos quais as bactérias nitrificantes se alojam, podem é entupir e assim não permitir o alojamento das colónias de bactérias.

Mas não te preocupes que elas vão alojar-se em qualquer superfície do aquário... Substrato, esponjas, rochas, troncos, plantas, e até nos vidros e coluna de água... São seres vivos que vão andar livremente dentro do sistema.

 

Tenho experimentado vários tipos de matérias biológicas, desde substrat pro, matrix, jbl... E não noto qualquer diferença... Todos funcionam bem e não precisam de ser trocados!

Uso o mesmo substrat pro há mais de 10 anos sem problemas. Durante esse período só uma vez ou duas lhe dei uma limpeza a fundo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tens o sera siporax e o sera siporax mini que têm uma maior capacidade de alojamento de bactérias e encontras testes a nível de absorção em que o sera siporax ganha a todos.

Se encontrar o video depois coloco aqui. Eu tenho no meu aquário sera siporax mini e amónia anda sempre a 0.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Abílio Costa

 

O que eu tou a pensar fazer é por o Stilla por baixo do substracto (vi outro dia por algures num site) e como o preço para 5L é agradavel vou optar por esse. Depois vou usar siporax mini no filtro. Acho que a nivel de filtraçao biologica fica porreiro eheh =D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tambem uso numa gaveta o filtra1 que acho que é o mesmo que o stilla

mas desde que o uso cada vez que vou limpar o filtro parece que tenho areia no vaso, até prende as cestas

isto só me começou acontecer desde que uso estas materias

alguem tem o mesmo problema?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tambem uso numa gaveta o filtra1 que acho que é o mesmo que o stilla

mas desde que o uso cada vez que vou limpar o filtro parece que tenho areia no vaso, até prende as cestas

isto só me começou acontecer desde que uso estas materias

alguem tem o mesmo problema?

Uso Stilla num 2217 e não dei por esse problema, devo ter perto de 4 litros de stilla até agora sem problemas, mas está montado a muito pouco tempo, poderá com o tempo também acontecer isso.

O relação preço qualidade do Stilla parece-me imbativel, em relação ao siporax, já usei e não gostei, porque me pareceu ficar saturada muito depressa, tinha que limpar o filtro com mais frequência do que com o substract pro que usei depois no mesmo filtro e na mesma quantidade.O siporax mini apenas me parece indicado para filtros internos ou de cascata, nada mais que isso.

Se tiveres um filtro forte podes equacionar também a Ada Bio rio, é realmente muito bom, não particularmente caro, só tem uma questão que é o filtro sofre porque compacta muito, é uma boa solução misturado com stilla, estou a pensar seriamente em fazer isso uma vez que utilizo um 2217 com lily pipes para um aquário de 80*40*40, não tenho problemas de caudal, ou circulação.

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho bastante eheim substratpro e filtra 1

Ainda hoje fiz a manutenção ao filtro e notei o mesmo.

Abrir as gavetas parecia que as estava a passar por lixa.

Talvez seja o da eheim a se deteriorar pois já tem anos.

O filtra uso à dois meses.

 

Enviado do meu GT-I9100 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uso Stilla num 2217 e não dei por esse problema, devo ter perto de 4 litros de stilla até agora sem problemas, mas está montado a muito pouco tempo, poderá com o tempo também acontecer isso.

O relação preço qualidade do Stilla parece-me imbativel, em relação ao siporax, já usei e não gostei, porque me pareceu ficar saturada muito depressa, tinha que limpar o filtro com mais frequência do que com o substract pro que usei depois no mesmo filtro e na mesma quantidade.O siporax mini apenas me parece indicado para filtros internos ou de cascata, nada mais que isso.

Se tiveres um filtro forte podes equacionar também a Ada Bio rio, é realmente muito bom, não particularmente caro, só tem uma questão que é o filtro sofre porque compacta muito, é uma boa solução misturado com stilla, estou a pensar seriamente em fazer isso uma vez que utilizo um 2217 com lily pipes para um aquário de 80*40*40, não tenho problemas de caudal, ou circulação.

o stilla vai saltar fora do filtro

ontem deixei uma pedra pomes stilla :tongue: fora do filtro

que deve ser mesmo essa pedra pois algumas até flutuam.

a pedra ao ser tocada solta um pó que se sente bastante abrasivo nos dedos.

tenho duvidas se ao fim de algum tempo possa desgastar o veio ou rotor.

talvez sejam apenas azar com as minhas, não sei mas vou voltar apenas ao substrat pro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o stilla vai saltar fora do filtro

ontem deixei uma pedra pomes stilla :tongue: fora do filtro

que deve ser mesmo essa pedra pois algumas até flutuam.

a pedra ao ser tocada solta um pó que se sente bastante abrasivo nos dedos.

tenho duvidas se ao fim de algum tempo possa desgastar o veio ou rotor.

talvez sejam apenas azar com as minhas, não sei mas vou voltar apenas ao substrat pro

 

Passas-te bem por agua, antes de colocares?

Eu passei muito bem por agua corrente, debaixo do chuveiro e depois deixei algum tempo num alguidar com agua e notei que ficou alguma poeira no fundo,portanto mesmo fazendo o que eles dizem e passando bem por agua ainda larga alguma poeira, amanhã quando fizer a TPA vou abrir o filtro para ver se noto alguma coisa e depois digo aqui, aproveito para ver como está filtro de sujidade para ter uma noção de quanto em quanto tempo necessito de o limpar

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segui as instruções

Agua morna como tu fizeste debaixo do jacto do chuveiro para limpar e depois de molho uma meia hora.

Já tem cerca de 3 meses de uso e continua a soltar o po abrasivo.

Posso ter tido azar com as minhas.

Mas prefiro não arriscar. Até porque não tenho nada no aquario que pudesse soltar areia.

Depois diz como estão as tuas.

 

Enviado do meu GT-I9100 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segui as instruções

Agua morna como tu fizeste debaixo do jacto do chuveiro para limpar e depois de molho uma meia hora.

Já tem cerca de 3 meses de uso e continua a soltar o po abrasivo.

Posso ter tido azar com as minhas.

Mas prefiro não arriscar. Até porque não tenho nada no aquario que pudesse soltar areia.

Depois diz como estão as tuas.

 

Enviado do meu GT-I9100 através de Tapatalk

Hoje fiz a TPA semanal, aproveitei e abri o filtro como disse que ia fazer retirei tudo e está impecável , não tem absolutamente, nada de poeira ou o que seja, alguma coisa não está bem com a tua, eu lavei bem a minha antes de usar e realmente trazia pó no saco, mas isso acontece com qualquer materia filtrante é normal ter que se passar por agua antes de usar, o pó tem a ver com o processo de fabrico

Agora está impecável, um mês no filtro, a nova mais a que veio já usada do 2213(1 mês e meio mais ou menos) que substitui pelo 2217, quando comprei os 5 litros de Stilla comprei já a contar com a troca para o 2217 que queira fazer.

Agora tenho a agua cristalina se não vir a linha de topo parece que não tenho agua, os Lily pipes da Aquaeden fazem uma circulação brutal, diria que perfeita.

Tens a certeza que o teu também é Stilla? Não será alguma coisa parecida?

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tambem uso numa gaveta o filtra1 que acho que é o mesmo que o stilla

mas desde que o uso cada vez que vou limpar o filtro parece que tenho areia no vaso, até prende as cestas

isto só me começou acontecer desde que uso estas materias

alguem tem o mesmo problema?

 

como ja tinha dito no inicio o meu é o filtra1 que é da elos.

ja tive os dois na mão é são muito semelhantes.

nas fotos dos sites aparecem com cores diferentes, mas ao vivo ambas tem varias cores e densidades.

umas flutuam outras não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

como ja tinha dito no inicio o meu é o filtra1 que é da elos.

ja tive os dois na mão é são muito semelhantes.

nas fotos dos sites aparecem com cores diferentes, mas ao vivo ambas tem varias cores e densidades.

umas flutuam outras não.

Não tinha reparado que já tinhas feito referência a essa questão, assim sendo está encontrada a razão da diferença de comportamento, não sendo a mesma coisa não podemos estar a fazer comparações, podem até parecer idênticas mas o mais certo é não terem nada a ver uma com a outra.

Confirmo que a Stilla não deixa qualquer tipo de resíduo ou poeira, e estou muito contente com o desempenho da Stilla em termos de limpeza da água, tenho a agua límpida e completamente cristalina.

Editado por TAZ

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais