Physa sp. - espécie nacional?


Nuno Prazeres

Recommended Posts

Há vários dias que andava a "namorar" uma Lemna sp. que crescia a olhos vivos num curso de água por onde passava frequentemente.

 

Recentemente, decidi finalmente meter-me pelo meio do mato e ir recolher um pouco.

 

Só que com ela vieram uns quantos caracois o que até me agradou porque queria ver como eram os nossos invertebrados nacionais e eventualmente identificar a espécie.

Qual não é o meu espanto quando verifico que pelo menos os maiores (vieram outros mais pequenos) são exatamente iguais a uma Physa que me apareceu com umas plantas que comprei a outro membro do fórum.

 

Penso que a espécie é a acuta. Ainda não tenho fotos mas brevemente publicarei neste tópico.

 

Para já colocava apenas a questão sobre se esta espécie será de facto endémica do nosso país. Pelo que li a Physa acuta é originária da bacia do Mediterrâneo,

 

 

 

 

 

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá Nuno Prazeres sim a espécie é endémica do nosso País! Já apanhei muitas também, mas á uns tempos desapareceram-me todas, elas começaram a sair 1/2cm fora de agua (pelo que eu via) não sei se saiam mesmo fora do aquário e o aspirador não deixou pistas.

 

 

Fica aqui um site que pode esclarecer-te muitas coisas! : http://www.charcoscomvida.org/biodiversidade/a-vida-de-um-charcoAdoro este site! :drool3:

 

 

Vai mostrando fotos se assim possível :)

  • Votar + 1

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente a gente anda para aí com peixes e invertebrados dos 4 cantos do mundo e esquece-se que aqui à porta de casa há muita coisa para admirar...

 

Obrigado pela resposta e pelo link!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais