PALUDARIO AGUA FRIA


Recommended Posts

Ola,

 

Tenho um paludario no exterior e na tentativa de o tornar sempre mais economico e mais apropriado para as condicoes, que já percebi nao serem muito comuns (para alem de ser um paludario enorme, está na rua), estou agora a pensar fazer novas alteracoes e era muito importante ter as vossas sempre uteis opinioes.

 

-Tirei o aquecimento do paludario. São 200L de agua no exterior para manter a uma temperatura a cima dos 25º, ja fiz as contas e tenho estado a pagar 60EUR por mes so de aquecimento no Inverno. Nao pode ser!

-Tenho usado ultimamente silica de filtro de piscina com bolas fertilizantes nas raizes para ficar mais barato. As plantas até se têm dado mais ou menos bem, mas gostava de ver as plantas mesmo muito saudaveis e nao estao. Não pode ser, tenho de abrir os cordoes á bolsa e pôr um substracto mesmo muito bom. Para ficar mais barato, estou a pensar por as plantas no substracto á volta e no meio deixar a silica com umas pedras. Se não, fica-me um balurdio.

-Tenho tido escalares, neons, ramirezis, etc. Agora já nao pode ser, a temperatura da agua do paludario neste momento está em 11º. Foram todos para os aquarios dentro de casa.

-Deixei-me do CO2 DIY, comprei um extintor com redutor e acho um milhao de vezes melhor que o CO2 caseiro, em tudo!

-Quero ter um PH como deve ser (6.0-6.5), que nunca soube o que isso é, neste paludario.

 

Agora as minhas duvidas são:

a) As minhas plantas vao resistir a estas baixas temperaturas?

b) Que peixes devo colocar no paludario que aguentem temperaturas de 10º no Inverno e 30º no Verao e que nao comam plantas?

c) Os substractos bons (tipo aqua gro soil, que é o que estou a pensar colocar junto ás paredes do paludario) nao perdem propriedades com as temperaturas baixas? E o facto de receberem um pouco de luz directa do sol, tambem nao perdem propriedades? Ou nao ganham verdete e algas?

d) O que devo usar para fazer de divisoria entre a silica e o substrato?

 

Peço desculpa porque as perguntas são um bocado especificas e dificeis (ou se calhar parvas), mas todos os comentarios e conselhos que possam deixar, ajudam!

 

Abraços,

Pedro

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

Ajudava um pouco se colocasses as dimensoes do tanque e um esquema do que queres montar. O paudário é fechado ou aberto? Se o fechares consegues manter melhores condições de humidade e blindar um pouco a temperatura para não arrefecer tanto.

Anyway, uma alternativa ao setup que te vai ficar caro, em termos de substrato e fertilizantes, porque não optar por plantas que possas prender a troncos ou pedras, tipo anubias, bolbitis, etc. que podem crescer tanto dentro como fora de água. São de crescimento lento e em princípio não precisas de fertilizar ou injectar CO2 e aguentam essas temperaturas. Para além disso tens os musgos e a cladophora que fazem efeitos bonitos sem precisar de muita coisa.

 

Quanto a peixes, sei que os Tanichthys albonubes aguentam temperaturas bem frias, e já tive Ameca splendens em lagos exteriores. Tambem já tive red cherries na rua durante semanas (sem saber que lá estavam) e aguentaram bem, ficando até com cores bastante vivas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens alguma forma de isolar isso com placa de esferovite? Faz uma diferença brutal. Outra ideia é construires também uma solução tipo estufa.

 

Eu sonho com o dia em que puder viver numa casa que tenha condições para fazer tal coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.