Experiência com Musgos


Raiquiis

Recommended Posts

Boas,

 

Desta vez estou a experimentar estes 3 musgos terrestres. 2 deles parecem ser iguais, mas são de tamanhos diferentes. O pequeno é pequeno e não cresce mais que aquilo, o grande fica até aquele tamanho.

 

Não sei o nome de nenhum deles, se alguém souber diga algo. :)

 

Se alguém já tiver experimentado estes musgos, diga algo. :)

 

O aquário está a ~25º e o pH a ~6,6.

 

Sobre os musgos:

  • São os 3 terrestres.
  • Foram apanhados na "mata" na zona da Figueira da Foz.
  • Após os ter apanhado, lavei-os e tiveram de molho em água da torneira por 1 dia. Depois foram presos à madeira e inseridos no aquário

 

Musgos(segundo a 1ª imagem, da esquerda para a direita):

  • Espécimen 1 -
  • Espécimen 2 -
  • Espécimen 3 -

 

Fotos:

 

 

 

24qsujd.jpg

5z1xm0.jpg

15n0x9i.jpg

2hnymxg.jpg

 

 

 

 

A outra experiência com "Musgo" de Rena -» http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=236633

Editado por Raiquiis
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ia começar também agora uma experiência com uns musgos desses mas o meu mal foi sempre de não saber qual a espécie deles :sorry:

 

 

Continua!!!! Estou ansioso por saber se eles vão pegar! :drool3:

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu por cá estou a experimentar com mais de dez espécies todas elas colectadas na zona da tapada de mafra, estão dentro de uma caixa de croissants apenas com um pouco de água no fundo, já assim estão à 1 mês isto para que? Para os fazer crescer e ter sempre podas a água utilizada foi de aquário e está fria o que corresponde ao habitat deles. Agora as tentativas de submergir, eu copinhos com água do aquário fria à janela, tive algum sucesso mas acabei por deitar fora pois ganhou algas, segunda tentativa (por acidente)caíram alguns musgos num lago de água fria do quintal e ainda lá estão vivos a crescer e o mais engraçado é que tenho alguns em cima de cortiça a boiar no lago e eles começaram a libertar as capsulas com esporos e agr tenho musgos nos vasos do quintal, terceira tentativa (falhada) copinho do 1-2 grow a boiar no aquário apenas com um pouco de água e as podas dos musgos, esqueci-me de fechar o copinho e morreu agora a quarta tentativa que é igual a terceira mas com a tampinha por agora estão vivos se passado umas semanas tiverem a mostrar crescimento vou fazer um furinho no copo e prende-lo com uma ventosa para ir submergindo aos poucos e poucos estanto em contacto com a água do aquário, neste caso um high tech com estimative index, co2 e uma calha potente, vamos lá ver se se adaptam. Às uns tempos li que temos em Portugal cerca de 10 espécies de musgo que crescem submerso sendo que uma é totalmente submersa, exitem em áreas como serra da estrela, Gerês, açores e madeira mas não me lembro da fonte :/ Boa sorte ai com os musgos eram bem fixe que conseguíssemos mante-los, mas alguns musgos são apenas sazonais, outros morrem logo quando submergidos outros aguentam uns meses mas começam a ficar pretos e morrer :/ enfim não vou parar de tentar!

  • Votar + 2

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update (1 semana e 2 depois):

 

  • Só o espécimen 1 tem "evoluído". Os outros 2 mantém-se iguais.
  • Acredito ser bem fácil fazer uma carpete com este musgo, mesmo sem CO2.

Foto:

 

244w1vr.jpg

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim esse musgo ja o vi varias vezes em tanques lagos e riachos!!!

 

Eu tenho no meu aquario :)

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Viva, eu tenho estes três tipos de musgo (um deles não dá para ver porque se confunde), já submersos há 2 meses +\- (não diretamente no aquario mas em sitios provisórios) e até agora estão bem, vou deixa-los no aquario assim mais uns tempos e ver se evoluem..

 

fflELJ.jpgdbw46u.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...
  • 3 semanas depois...

Já agora só para atualizar, o musgo maior da imagem está on fire, e sempre a crescer. Já odos pausinhos não deu em nada e apodreceu (tenho pena porque eram mesmo engraçados, vou tentar outra vez).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Novidades????

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais