The Garden Mountain - Cubo 50L plantado


Leonardo_Freire

Recommended Posts

Pessoal, enfim. Fechei mais um FVM ( minha Aquasky ) não saiu barato, porem a qualidade e a iluminação ficou TOP
esse post tem MUITAS FOTOS !!!!

Leds
luminaria09.jpg

Detalhe do Dissipador de alumínio que achei.. Foi bem complicado achar esse dissipador BAIXO.. A maioria é bem alto e deixaria o visual feio !!! Ele ainda não esta cortado na medida do acrílico
luminaria10.jpg

arrumando a ligação dos leds em serie e isolando ( preferi usar conectores em vez de SOLDA. Assim facilita a TROCA
luminaria11.jpg

Barra já cortada e os leds
luminaria12.jpg

testando pra ver se a ligação com os conectores está bem feita !!
luminaria13.jpg

Colando barra dissipadora no acrílico
luminaria14.jpg

Arrumando a fiação pra ver como ficaria
luminaria15.jpg
luminaria16.jpg

Detalhe, na duvida de cair agua, enchi de silicone as bordas com os fios dentro... Coloquei fita isolante apenas pra segurar os fios enquanto o silicone seca, não gostei 100%. Vo uver uma forma de deixar escondido os fios
luminaria17.jpg

enfim testando no aquário!!!!,, apaguei a luz da sala para ter ideia somente da iluminação... ( detalhe para as bolhas de Co2 na agua, pois estava testando o sistema de co2 também )
luminaria18.jpg
luminaria19.jpg
luminaria22.jpg

Detalhe dos leds... Percebi que com a minha luz da sala apagada o brilho tende para um branco azulado, creio que por refração do aquário sem nada dentro.. Porem olhando de frente para os leds a luz e BEM branca !!!
luminaria20.jpg

Detalhe da fiação toda colada com Silicone para evitar respingos.. ( os leds já tem camada de silicone.. ) ( olha a quantidade de Co2 na agua hahaha ) deixei ligado o dia todo com 1 bolha por segundo kkkkk )
luminaria21.jpg

Detalhe da intensidade.
luminaria23.jpg

vamos as considerações finais...

Acabei colocando mais 1 tira de led já que terei processo de DSM acho que vai ajudar... Quando o aquário estiver cheio, se perceber muita alga depois tiro uma linha de leds
não da pra olhar direto pra luminária.. 3 segundinhos olhando direto já fico vendo pontinhos brancos por todo lado kkkk
como comentei, achei a tonalidade um pouco fria demais olhando pela AGUA, porem como o aquário esta vazio acho que a agua refrata mais o azul.. Quando estiver cheio acho que vai ficar mais claro, visto que olhando direto pra os leds vejo ela BRANCA

sobre o projeto... Bem trabalhoso e não muito barato, porem queria algo realmente com qualidade e com MUITOS lumens, visto que a grande maioria do que tem a venda mercado brasileiro não chega nem perto dessa quantidade de lumens que eu queria ( 90lumens/litro ). preferi fazer.. e no final achei que ficou TOP o visual
Como falei coloquei uma linha a mais de leds. Totalizando 105 leds de 50 lumens cada ( segundo o fabricante da Samsung ) totalizando 5250 Lumens!!! novamente ( segundo o fabricante da Samsung )
O que da uma faixa de 105 lumens por litro, o que segundo a literatura é considerado uma luz EXTREMAMENTE forte.
( vamos ver como vai se sair.. como falei se achar que tem muito, tentarei diminuir o foto período, se mesmo assim ficar complicado, tiro uma linha de leds, ou ate duas hehehe )
tenho ainda mais de 150 leds guardados, caso venha a ter problemas ou identificar que os leds estão ficando fracos, posso realizar troca.

enfim gente.. Acho que agora acabei quase todos os FVM que pretendia para o projeto... Ainda tem coisas pra fazer porem isso não vai influenciar o start inicial !!!
( repositor automático de agua para viagens ), ( filtro para agua da rua e já deixar ela pronta pra as TPAs ) e o que mais aparecer que eu achar legal hehehe

os próximos posts. Já serão sobre coisas que faltam chegar... ( ainda falta muita coisa ) e provavelmente sobre hardscape e se deus quiser plantio e dai pra frente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Parabéns pela montagem e preparação do aquario. Está muito curtido.
Agora falta o melhor .. Fazer o hardscape e flora e por fim a fauna. :)
Aguardamos por isso.

Cumprimentos

Carlos Alves

Sands

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande projeto e nada deve a um profissional.

 

Se você conseguisse fazer um controlador de intensidade, poderia ajustar melhor a quantidade de luz.

 

Há inúmeros projetos desses por aí que utilizam uma solução pwm e um arduino para esse efeito.

 

O circuito de controlo não é nada difícil usando um mosfet. Se eu consegui fazer um, você, consegue fazer 1000 em metade do tempo.

 

Parabéns pelo que já conseguiu. Só falta o mais fácil! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, antes do Hardscape, fui testar os LILYPIPES e me deparei com um grande problema hahaha

 

uso um JOELHO na mangueira exatamente na entrada do móvel para ajudar na curva, por outro lado isso limita o quanto de mangueira posso puxar ou empurrar pra dentro...

 

para encaixa as mangueiras nos pipes tive que colocar eles no aquário exatamente na posição. Colocar a mangueira do lado, cortar na altura e encaixar, ai que veio o problema, não conseguia mais tirar os pipes de dentro do aquário, pois não tinha mangueira pra puxar, e pior a mangueira entra tão justa no pipe que cria um vácuo e não conseguia puxar a mangueira deles de forma alguma, e não podia fazer muita força ne, são de vidro hehe. No ultimo momento de desespero cortei as mangueiras hehehe agora imagina soltar eles com o aquário cheio sem poder tirar o móvel do lugar...

 

resumindo tinha que criar uma forma de conseguir encaixar eles na mangueira e tirar com facilidade...

 

Outra coisa, percebi que a pedra maior do meu hardscape ficaria exatamente na frente do retorno do pipe atrapalhando o fluxo de agua e por isso aproveitei pra mudar o retorno de lugar, coloquei ele ao lado da descida.. Segue as fotos dessas modificações e a solução que achei...

 

como falei coloquei a descida e subida no mesmo lado, já que do lado de retorno atrapalharia o local da rocha grande.

Modificacao_subida1.jpg

 

aqui vem a solução.. É um engate rápido de mangueira... Desse lado vai a base, que se puxar pra baixo solta o lado de cima... Já testei e não vaza NADA!!! A não ser se tiver MUITA pressão... Testei na bica do meu tanque com ela TODA aberta. E apenas o bico fechado e não vazou nada !!!. como no sistema não terá nenhuma pressão dessa forma ( já que a agua flui ), não terei problemas..

Modificacao_subida2.jpg

 

aqui vai a parte de cima do engate. Que vai ficar ligado direto nos PIPES. Assim quando precisar limpar. Desengato eles e consigo limpar os pipes sem risco!!!

Modificacao_subida3.jpg

 

encaixados.. Os pipes entram na mangueira..

Modificacao_subida4.jpg

 

enfim.. Vamos que vamos.... Nada de minhas encomendas chegar pra eu começar plantio :( vou pro hardscape na próxima atualização.

 

abs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, menti pra vocês kkkk não vou falar de hardscape com prometido hehe.

Chegaram novos produtos, ( TÓPICO GRANDE )

 

Primeiro os Produtos!!!

 

Geral

Midias01.jpg

 

Prime - Stability - e um saquinho de Siporax mini

Midias02.jpg

 

Purigem e saquinhos para colocar as cerâmicas

Midias03.jpg

 

Perlon ( comprei no comercio - manta acrílica )

Midias04.jpg

 

3L de Quartzite Glass da ISTA usei apenas 1/3 do saco pelos meus cálculos

Midias05.jpg

 

limpador de tubos

Limpatubo.jpg

 

Mini Sifão

minisifao.jpg

 

aproveitando.. Já coloquei tudo no canister vamos as fotos..

 

Tudo já separadinho na ordem de baixo pra cima ( cerâmica - siporax - purigen - perlon )

Canister06.jpg

 

geral do canister

Canister07.jpg

 

Cerâmica colocada

Canister08.jpg

 

Siporax

Canister09.jpg

 

Purigen

Canister10.jpg

 

1 camada de perlon

Canister11.jpg

 

2 camada de perlon

Canister12.jpg

 

Pronto pra uso!!!

Canister13.jpg

 

 

então pessoal

Como não chega os produtos para iniciar o plantio tenho que esperar ainda, e como diria o velho ditado ( cabeça vazia oficina do diabo heheh )

essa espera pelos produtos como pinças, termômetro para medir a Humidade ( muito importante no DSM ), não me deixam iniciar o plantio e ficar olhando para o projeto parado me faz modificar as coisas hahahaha vamos aos fotos e detalhes

 

Como tinha falado antes. Mudei TUDO da parte hidráulica, fiz um mega buraco no móvel para que passe as mangueiras sem Dobrar, e retirei TODAS as conexões, curvas e por ai vai agora a agua sai direto do canister para os PIPES acho que a circulação vai ficar top agora!! inclusive coloquei eles nos 2 lados pois um em cada lado não estava legal pelo Hardscape

 

ANTES

aquario_movel%2009.jpg

 

DEPOIS

aquario_movel%2010.jpg

 

Aproveitei e pendurei a Fonte dos LEDS dentro no móvel tb antes estava espremida atrás do móvel entre ele e a parede.. Agora acho ate que ventila melhor

aquario_movel%2011.jpg

 

e pra fechar Iluminação interna do móvel hehe ( lanterninha de Led.. Ficou top hehehe )

aquario_movel%2012.jpg

 

agora sim essa semana tento fechar o Hardscape.. Os produtos de for a estão com 60 dias já, devem chegar ate final do mês ( assim espero )

 

abs.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fala ai pessoal !!!

agora com a parte digamos de montagem quase toda pronta. Vou começar a ai sim digamos montar o aquário ( minha mulher não vê a hora, todo dia me pergunta quando vai ter peixinho hahahaha )

e pra isso vamos mais umas fotos da minha inspiração... Se eu conseguir chegar pelo menos PERTO disso já ficarei muito feliz e realizado hehehe

 

Inspiração !!!!

Inspiracao02.jpgInspiracao03.jpgInspiracao03.jpgInspiracao04.jpgInspiracao05.jpg

 

vamos que vamos !!!

Já vou postar outro post em sequencia. Apenas quebrei esse pra ficar como outro assunto

 

abs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fala pessoal, conforme prometido, segue a continuação. Vamos começar o HardScape... TÓPICO GRANDE COM MAIS DE 20 FOTOS !!!

 

antes de mais nada quero explicar o porque de usar suportes nas pedras, enfim, Já tive um aquário marinho de 300 litros, tinha paredões de rochas, rochas empilhadas e tudo mais. Todas as rochas ficavam diretamente apoiadas na aragonita, meio que encaixadas e como falei acima empilhadas, e quando precisava limpar ou RASPAR alga calcarias dos vidros, por 2 vezes aconteceu de esbarrar sem querer com o braço nas pedras e fazer um pequeno desastre, e perder corais duros por quebrarem nesse processo, na segunda vez chegou a tombar uma rocha em cima da anêmona e por pouco ela não morreu e a coisa seria pior... OK experiências vividas devem servir de aprendizado hehe. desta vez terei um aquário BEM menor, com pouco espaço livre, e terei que usar tesouras, pinçar e tudo mais frequentemente, então, não quero acabar passando pelo mesmo problema, por isso preferi FIXAR as rochas em estruturas antes de colocar substrato e tudo mais...

 

outro ponto importante é que por eu ter relevos grandes e bem não uniformes, Ficar arrumando substrato e encaixando rochas nele provavelmente seria muito mais trabalhoso, e no final provavelmente não ficaria visão que eu quero, Creio que seria mais complicado, provavelmente não iria conseguir chegar no que cheguei, tem ate rochas que ficam com apenas 1 das laterais apenas no substrato.. enfim...

 

somando tudo isso, como falei antes, preferi fixa-las, então vamos ao trabalho... Usei COLA QUENTE para o processo.

 

como falei no inicio tinha seguido uma foto de inspiração. ele já teve varias pequenas modificações, na verdade posso falar que apenas o adaptei para minha visão, ate porque o aquário da inspiração é Retangular e o meu um CUBO, Então ainda tive que adaptar algumas coisas

Inspiracao.jpg

 

Primeiro detalhe:

Troquei as rochas por DRAGON STONES, que considero sensacionais, e não perderia a chance de usa-las!!! ,comprei na loja rochas pensando o layout próximo disso.

layoutloja03.jpg

 

segundo detalhe:

se repararem arrumei as rochas na foto acima. Sem atentar para a direção das ranhuras, ou seja tinha umas pra cima, outras para o lado, outras deitadas.. O que não ficou muito harmônico considerando a realidade e em outro fórum que posto me falaram para tentar arrumar todas elas em uma única direção... então vamos tentar isso ( que bom que tinha comprado vários pedaços extras hehehe )

 

Terceiro detalhe:

em minhas andanças pela net visualizei um projeto que curti muito uma peculiaridade, que é exatamente Essa PONTA da ROCHA ficando por CIMA da superfície da agua . Pensei cá comigo... Quero isso hehehe

Inspiracao_rocha.jpg

 

enfim...

 

achei um vaso de plantas de plástico para a primeira altura... E fui colando as rochas como queria. Uma na outra e no vaso... Tive que fazer uma CAVA pro vaso para o encaixe da rocha frontal que completa esse grande CUME.. E como falei antes.. Deixei ele com uma PONTA para fora da superfície d'água. pretendo fazer mais alguns furos no vaso para que fique CHEIO de substrato por dentro.. não pretendo deixar ele VAZIO.. vai que com o tempo o substrato AFUNDA hehe

 

hardscape01.jpghardscape02.jpg

 

como falei o buraco para entrar a rocha da frente um pouco a frente do resto

hardscape03.jpghardscape04.jpghardscape05.jpghardscape06.jpghardscape07.jpghardscape08.jpg

 

para a continuação lateral da montanha usei uma pedra que vai ficar com TODA essa base em baixo do substrato, para Segurar ela na base tive que usar uma outra pequena pedra para fazer sustentação

hardscape09.jpghardscape10.jpghardscape11.jpghardscape12.jpg

 

para a parte da frente não tinha pedras com essa altura segundo o alinhamento das ranhuras, então pequei as que tinham mais compridas e SERREI no meio para fazer 2 em pé, para que elas fiquei certinho também já que elas vão segurar todo o substrato atrás delas colei elas em uma base plástica ( RÉGUA )

hardscape13.jpghardscape14.jpghardscape15.jpghardscape16.jpg

 

fiz mesma coisa do outro lado.

hardscape17.jpghardscape18.jpghardscape19.jpg

 

Ficou faltando apenas pequenas pedras soltas que vão completar por cima do substrato e entre as 2 pedras frontais...

hardscape20.jpghardscape21.jpg

 

agora só falta colocar substrato e ir fazendo os níveis !!! Colocarei em um outro post para não ficar MUITAS fotos juntas no mesmo!!!

 

abs

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vamos que vamos...

 

Continuando.

 

Comecei a colocar substrato fiz questao de encher os 2 suportes ( vasos ) de substrato por dentro tb pra evitar futuras erossões. Ou seja a intensão tos potes como falei antes nao foi economizar substrato, e sim manter as rochas fixas

 

enchendo os vasos, funil caiu pefeito para esse trabalho

Layout01.jpg

 

Usei o funil tb para direcionar o substrato para os cantos, risquei com CANETA linhas por for a para ter ideia da altura do substrato em cada lado

Layout02.jpgLayout03.jpg

 

a partir dessa altura coloquei o substrato FERTIL. E por cima mais canada de Inerte. Assim o FERTIL fica em contato em todas as alturas

Layout04.jpgLayout05.jpg

 

 

FINALIZADO

 

Layout06.jpgLayout07.jpgLayout08.jpgLayout09.jpgLayout10.jpgLayout11.jpg

 

 

agora continuo a espera dos itens que comprei para começar o plantio :(

 

abs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Promete! Vai ficar muito interessante. Na minha opiniao acho que as rochas mais pequenas sao em demasia! Eu teria recuado o bloco das 3 pedras que estao na frente e colocaria menos pedras das pequenas, ficava mais espaco livre na frente e dava um aspecto mais natural, ainda assim esta muito bom!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Concordo completamente com o que o Ricardo disse,essas pedras pequenas não ficam bem aí,tal como os paus de espetadas.Os paus talvez seja para fazeres algo que tenhas em mente,mas assim à primeira vista não estão aí bem.

De resto está bom,tem um grande desnível,vamos ver se continua assim depois de cheio.

 

Gosto da ideia desse layout,vamos ver como fica com a Flora.

Com isso tudo deves ficar com um aquário de +- 30/35 litros,não?

Editado por David EC Costa

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal os PALITOS ( paus ) estão ai apenas para segurar o o substrato serão retirados depois.

as pedrinhas ( pedras pequenas) também vão sair.. se tirar elas agora o substrato cai...

o desnivel e bem grande. e a unica forma de segurar ele foi com palitos e pedrinhas que sairão depois de algumas CUBAS (HC ) começarem a enraizar e elas mesmo segurarem..

 

 

usei 6 KG de pedras e 13 KG de substrato.. sim no final deve ter ficado com huns 35 Litros reais.. quando encher terei ideia..

 

abs

Editado por Leonardo_Freire
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está sensacional, por enquanto os fragmentos não me convencem acho que podiam ser melhor posicionados de forma a criar melhor efeito de profundidade mas está excelente e depois com as plantas acho k os fragmentos vão ficar bastante bem. Que plantas está a pensar?

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rodrigo Isaac

Provavelmente apenas o carpete de CUBA...

 

 

Pessoal. to pensando em dar um nome para o projeto.. até pq de projeto não tem mais nada... hehe alguma sugestão ?? estava pensando em

 

The Dragon Mountain

 

alguma outra ideia é bem vinda hehehe

 

abs

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Galera.. Enfim.. Sou só chorar um pouco que chegou. Estou feliz iqual pinto no lixo hahahaha

 

CHEGOU minhas pinças !!!

 

Pinca01.jpeg

 

ja estou encomendando minhas CUBAS, acho que semana que vem ja planto e inidio o DSM !!!!

 

abs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

enfim pessoal, não sabem como estou feliz!!!!!!.

ontem (quinta ) foi o ( Objeto saiu para entrega ) mais esperado, pior foi ficar o dia todo no trabalho sabendo que as cubas tinham chegado, exatos 3 dias além da postagem, foi enviado na segunda as 18:00 e chegou quinta as 10 da manha, comecei a abrir os pacotes das cubas as 19:00 ( ou seja 4 dias sem luz )

quando cheguei em casa percebi o porque o vendedor era tão recomendado… olha o nível da embalagem…
Cuba_01.jpg

pensei comigo, 4 dias as cubas dentro do isopor será que não ficam amarelas, feias ou ate mesmo morrendo até porque são 4 dias sem luz né. Quando abro o isopor olho pra elas e mando um sorriso de orelha a orelha, tudo VERDINHO, como se estivessem saído de um aquário neste mesmo dia.
Cuba_02.jpg

como falei comprei 5 placas de 10cm por 10cm em cultivo EMERSO. Sei que era muito para meu pequeno nano de 37x37cm, porem aproveitei o frete.. 80 reais de frete, Preferi gastar 20 reais a mais em 1 placa do que precisar de mais depois, além de que queria já iniciar com o carpete com bastante volume..

Quando olhei percebi que as placas eram bem maiores.. Tinha placas com 12x10, tinha uma de 13x12, outra de 13x11, tinha uma com 15cm em um dos lados. Resumindo sem miséria, as placas eram bem cheias!!!! TOP
Cuba_03.jpg

outra coisa TOP. Ela já veio com as raízes soltinhas, não tinha nada de trabalho, apenas corta-las em pequenos cubos cubos e plantar…
Cuba_04.jpg

então vamos aos cubos… a bandeja estava cheia e ainda tinha 1 saco pra abrir...
Cuba_05.jpg


enfim chega de blábláblá e vamos ao que interessa… DSM

começo borrifando agua pra deixar o substrato bem úmido porem sem que fique encharcado
Dsm_01.jpg

começando o plantio ( lembrando pessoal os PALITOS saírão depois que as cubas enraizarem, e sustentarem o substrato.
Dsm_02.jpg

um detalhe sobre os PALITOS.. Mesmo com eles um dos lados ( o mais íngreme ) quando estava plantando quase deslizou um bloco de substrato. Segurei na hora com a MÃO e molhei mais para se segurar...

enfim não fui tirando foto.. Mais ia plantando um pouco e jogando agua… sempre assim ate fechar todo o plantio
Dsm_03.jpg
Dsm_04.jpg

Dsm_05.jpg
Dsm_06.jpg

agora TUDO FECHADO com FILME coloquei um COPO com agua dentro para manter a umidade
Dsm_07.jpg
Dsm_08.jpg

enfim Finalizado… agora só esperar e ir molhando.. Amanha de manha já molho um pouco…
Dsm_09.jpg

Dsm_10.jpg

Dsm_11.jpg

é isso ai pessoal estou muito feliz…. Nas duvidas irei postando aqui… estou começando com um foto período de cara de 12 horas no DSM.. É melhor ir aumentando o tempo ou posso deixar de inicio 12 horas direto ???

Aproveitando Mudei o Nome do Tópico de Projeto, para o nome do aquário... Antes tinha escolhido Dragon Mountain, porem esse nome soa um pouco agressivo. E na verdade o que tenho em mente é que seja um grande jardim para Red Cherrys ( provavelmente ) e depois deles estabilizarem, provavelmente algum cardume pequeno ( ainda não decidido "neons", " tetras foguinho" ou algum outro que não perturbe os RCs. enfim, um grande jardim montanhoso que traga remeta a tranquilidade.. então não podia ser esse nome. Mudei para The Garden Mountain

vou tentar atualizar dia a dia impressões que for tendo no DSM

abs.

Editado por Leonardo_Freire
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fala Leo,

 

Primeiramente, parabens pelo hardscape, ta muito bonito. Já tive ótimas experiências com DSM, as cubas crescem muito rápido.

Eu gosto de aproveitar a fase de DSM para colonizar o filtro, para que quando vc encha o aquario ja tenha bactérias suficientes para consumir um pouco dos nutrientes evitando o excesso de algas. Para tanto eu deixo ele rodando com um balde de água e coloco um pouco de acelerador como biodgest ou special blend!

Outra coisa que me ajudou foi um excesso de luz no período de DSM, acho q as plantas desenvolvem mais rapido. E vaporizo a agua com um pouco de macros.

 

Boa sorte!

Editado por Bruno Lops
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia pessoal, tenho boas e más noticias, antes disso vamos as respostas do povo...

Obrigado novamente a todos com as ajudas. Porem não tive nem tempo.. Chegando em casa me deparei com as plantas ( vários grupos de cuba CHEIOS de teias novamente.. Vários.. Algumas mudinhas tinham definhado totalmente, umas 2-3, chequei até a ver uma micro aranha.. tentei pegar mais a bichinha se escondeu rápida...

Tinha que agir rápido. E como falei no post anterior, as soluções que eu tinha encontrado na internet boa parte do povo tendia para a interrupção da DSM e encher o tanque, inicialmente tinha tentado o outro método de super fertilizar as plantas e fazer as mesmas brigarem com o fungo/acaro já que ainda estavam enraizando.. enfim preferi não contar com a sorte de quando chegar do trabalho no próximo dia perder mais um pouco de CUBA. e preferi tentar o outro método.. e interrompi o DSM e enchi o tanque...

vamos aos detalhes.. Tive que cobrir a parte mais baixa do aquário com um plástico e fui colocando agua de baixo para cima, exatamente para não desfazer o LAYOUT ( colocando de cima pra baixo faz o substrato ESCORRER. Fui medida ao quantidade de agua, já que tinha apenas uma ideia de litragem final LIQUIDA. e o aquário +canister+ mangueiras ( sistema todo ) encheu com exatos 37 LITROS... tinha imaginado que depois do substrato e rochas ficaria próximo dos 35. quase acertei hehehe " provavelmente os 2 litros a mais é do canister heheheh "

Não fiz nenhum TESTE ainda.... Apenas já tinha medido antes o PH e cloro da agua do meu filtro em casa e minha agua do filtro sai com PH 6,8 e cloro ZERO, mesmo assim usei Prime na agua, e aproveitei e já usei Stability no aquário. Nem penso em medir o PH mesmo nesse inicio ate porque estou BOMBANDO o co2, ou seja o PH deve estar bem acido.

enfim. Por um lado fiquem muito chateado de ter que interromper o DSM ainda mais com as plantas ainda enraizando, porem me vi em uma sinuca de bico, e tinha que agir rapidamente, como já tinha testado outro método, e o trabalho me deixando chegar em casa somente 20:00 não teria muito tempo hábil para testar outra coisa e ficar monitorando... preferi encher e ver o que vai rolar!!!

como grande maioria fala, deixei o CO2 BOMBANDO !!!! Coisa de 3-4 bolhas por segundo nesse primeiro dia. Não deu nem 20 minutos de aquário cheio que as plantas ficaram LOUCAS com o Co2 na agua, Pareciam ate plantas carnívoras se alimentando hahahaha era o aquário TODO fazendo pearling, Muito legal haha fiquei ate animado, já que estão fazendo pearling, creio que posso considerar que pelo menos estão com saúde hehehe

vamos as FOTOS, como falei perdi alguns TUFOS de CUBA, outros estão o mesmo tufo metade debilitado metade verdinha então preferi nem tirar, enchendo perdi mais huns 2 tufos se considerar o que foi se soltando.!!!!

GERAL...
Ciclagem01.jpg

Ciclagem02.jpg

Ciclagem03.jpg


Tentando registrar o pearling com celular ( fiasco!!! )
Ciclagem04.jpg

Ciclagem05.jpg

Ciclagem06.jpg

Ciclagem07.jpg

Ciclagem08.jpg

Acabei de descobrir meu Primeiro morador !!!! Deve ter vindo nas cubas ( a foto esta horrível, parece um Caramujo Trombeta ) vamos ver se sobrevive hehehe

Ciclagem09.jpg

tentei fazer um vindeozinho MEGA rápido, ficou uma M... Mas esta ai hehehe




enfim pessoal. Agora terei que correr com outros projetos que iria fazer com calma... Já que teria ai pelo menos 1 mês sem agua...
sistema de reposição de agua automática.
sistema de resfriamento ( ou cooler ou chiller peltier )

então é isso ai pessoal, mas a frente vou atualizando vocês com a minha novela mexicana hehehehe

abs
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá pessoal. Atualizar o povo..

antes de tudo, Obrigado pelos comentários!!!!
como falei antes. Tinha que mudar 2 coisas.
uma foi comprar o cooler de forma emergencial para baixar a temperatura que estava ficando em 31. enfim comprei um cooler que achei bem legal. Coloquei ele pra ligar a 29 e desligar em 28… ele baixou de boa a temperatura de 31 graus anteriores, para 28 ( ou seja baixou 3 graus, acho que se deixar direto baixaria MAIS ). fica pelo menos 2-3 horas desligado ate ligar novamente em 29. ai em umas 3 horas volta pra 28. e fica sempre assim. 3 ligado 3 desligado.. ( assim consigo reduzir a evaporação ) ainda não medi, porem creio que completei coisa de 400-500 ml de agua hoje de manha ( amanha vou medir...
outra coisa foi que como enchi o tanque sem as cubas estarem enraizadas percebi que estavam levemente soltas/levantadas.. Aproveitei e fiz uma LIMPA…
separei os tufos em 2-3 tufos menores e replantei o aquário TODO.. Aproveitei pra jogar for a TODAS as cubas meio MORTAS. Joguei bastante coisa fora, acho que o visual ficou ate melhor… porem agora preciso esperar o carpete realmente FECHAR!!!!
vamos as FOTOS!!!
tirei essas 2 fotos ontem a noite com a LUZ.. Achei TOP demais!!!
Reparem que coloquei o COOLER escondido atrás da grande montanha, escondi o DROP CHECK também atrás dela também, Em outras fotos da pra ver esses detalhes!!
Ciclagem10.jpg
Ciclagem11.jpg
Hoje de manha tirei algumas fotos com a luz desligada….
Olhando de cima o plantio
Ciclagem12.jpg
olhando de frente ( tirei o cooler de atrás da pedra apenas pra vocês terem IDEIA da diferença )
Ciclagem13.jpg
foto de frente agora com o cooler no local atrás da pedra
Ciclagem14.jpg
Como falei, olha ai o Drop Check escondido atrás da rocha ( visão lateral )
Ciclagem15.jpg
é isso ai pessoal. Quando tiver mais mudanças posto novamente
abs
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.