duvida- tpas, choque termico e cloro


ricardoxanti

Recommended Posts

ola, no meu aqua de 250 litros, onde tenho 7 discus,4 corys bla bla bla, faço tpas de 15% quase todos os dias "pois um dia ou outro o trabalho nao mo permite ".

 

tenho uma pequena W.C. a cerca de tres metros do aqua,onde tenho sempre 5 garrafoes de 5l com agua apos a tpa para o dia seguinte.

 

a minha duvida é-existe algum mal em nao deixar a agua reposar em garrafoes, ou seja, sair directamente da torneira???

 

vantagens a meu ver:

 

-nao teria de ter que encher garrafoes sempre depois de uma tpa que ficam a ocupar espaço na w.c.

 

- nao haveria choque termico pois iria deixar pouco fluxo de agua a sida da torneira, demorando assim mais tempo a encher e nao haveria o tal choque termico.pois tanto poderia levar 10 como 30 minutos a repor a agua.

 

desvantagem:

 

-o cloro da agua.

 

o que acham, poderei optar por por directo da torneira????

 

fico a aguardar uma resposta............obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 litros de água da torneira não faz mal nenhum, eu sou defensor disso, eu faço tpas por vezes bem grandes e já viste o que é 50% de 900 litros? Isso em garrafões dava quase 100 hehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha eu no meu antigo aquele discos ligava a mangueira da torneira diretamente para o aquário. Fica tipo chuveiro a cair no aquário, como tinha altura e a queda de água ajudava a retirar o cloro (movimento de água) e fazia lentamento não me preocupava com choque térmico.

 

Quando fazia tpas de 50% sempre eram +300 litros...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem hoje fui obrigado a fazer uma grande tpa 50% , foram 150l , tive que encher 2 vezes e meia um aqua de 60l para ver que temperatura tinha.

Tinha a agua esverdiada, fiz limpeza de filtro, encontrei 16 reds vivos no fundo.

Processo foi, agua morna directa da torneira para o aqua de 60l, a agua estava a 29, depois do aqua de 60 para o de 300.

Resultado, está tudo em condições e filtro e mangueiras limpinhas. Mas o meu normal é deixar em garrafões a repousar isto foi só em emergência. Abraço

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem hoje fui obrigado a fazer uma grande tpa 50% , foram 150l , tive que encher 2 vezes e meia um aqua de 60l para ver que temperatura tinha.

Tinha a agua esverdiada, fiz limpeza de filtro, encontrei 16 reds vivos no fundo.

Processo foi, agua morna directa da torneira para o aqua de 60l, a agua estava a 29, depois do aqua de 60 para o de 300.

Resultado, está tudo em condições e filtro e mangueiras limpinhas. Mas o meu normal é deixar em garrafões a repousar isto foi só em emergência. Abraço

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

Tinhas camarões a viver dentro filtro externo? :o

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol André é normal, crias (e não só) são sugadas e ficam lá, visto haver um espaço só de água logo no início dos filtros. NOS meus acontecia imenso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eu faço TPA's directo da torneira para o aquário, tenho uma geringonça da JBL com uma valvula que atarracha na torneira e liga a uma mangueira.Coloco a mangueira dentro do aquário, abro a torneira e o efeito venturi ferra o circuito, quando a agua chega a saida da valvula fecho a torneira e a agua continua a correr vinda do aquário, quando retirei o que quero rodo a valvula para a posição de encher e abro a torneira e vai directo para o aquario, apenas tenho é uma flauta na ponta da mangueira que agarro ao vidro com ventosas para colocar a agua devagar.Uso este metodo a anos e nunca tive problemas nem térmicos nem de parametros nem de cloros e afins, faço todas as semanas TPA de 50%.

 

PS: A geringonça chama-se JBL Aqua in-out, do melhor que há para as tpa's principalmente para quem tenha aquários grandes.

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais