Germinação de lótus!


dg12

Recommended Posts

Dia 6: A única diferença hoje é mesmo que os pincarelhos já se começam a esticar e começa a notar-se o desenvolvimento da primeira folha.

 

Hoje foi um dia puxado, amanhã faço actualização com fotos!

 

Abraço,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Processo engraçado e deveras rápido.

 

Sim, isto até é engraçado e rápido até agora. Daqui a pouco é que vem a parte mais demorada (se tudo correr bem e chegar lá, claro).

 

Mas, pela minha opinião, não sei até que ponto é que compensaria a muitos aquariófilos comprar uma semente, limar, passar por estes processos todos, blablabla e esperar até a planta ficar adulta... Em vez de comprar uma já pronta numa loja da especialidade por uns míseros euros. Eu pessoalmente gosto de DIY, mas a verdade é que também tenho que ver o outro lado :coffee:

 

Agora o próximo passo é esperar que o talo estique completamente e vejo as folhas a desenrolarem-se!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim exacto, este processo é para quem gosta e tem disponibilidade para esperar.

 

Sou sincero pois as lotus que tive nunca vi sementes, só tive bolbos e não tem nada a ver com esta situação e sementes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, estas lotus são as de jardim. Não sei se as de aquário (mais vistosas tipo zenkeris e assim) são iguais e precisam do mesmo processo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal,

 

Isto de andar sem tempo é complicado. Ontem nem fiz a TPA e hoje só a faço mais logo. De qualqeur das formas, nada a registar de novo ainda.

 

Mas daqui a uns dias tenho que ponderar transplantar para vasos pequenos, colocar substrato fértil e areão e arranjar forma de conseguir submergir os vasos sem que liberte nada para a coluna de água, pois vão ter que ficar temporariamente num lago externo com peixes vermelhos e não queria ter muito trabalho para andar a sujar o lago... Talvez forrar o interior do vaso com papel vegetal ou plástico... Ideias?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 11: Penso que já posso afirmar que das 20 sementes, só 14 é que germinaram. Vamos a ver quantas aguentam até ao fim! :)

 

WP_20141107_006_zps1882636d.jpg

WP_20141107_005_zpseb9e4c13.jpg

WP_20141107_003_zps5dbfe361.jpg

WP_20141106_003_zpscf24943c.jpg

WP_20141106_002_zpsa03ed7e0.jpg

 

Abraço,

David

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 13: Já tenho que começar a pensar em arranjar uns vasos individuais pequenos para transplantar para a rua :)

 

Continuam a desenvolver-se bem. Amanhã a ver se consigo colocar fotos!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Uiiii quase um mês sem actualizar isto... Bem, fotos!

 

Dia 19 de Novembro estavam assim:

WP_20141119_005_zps8ce7b944.jpg

 

 

27 de Novembro:

Neste espaço de uma semana, o grupo das sementes mais redondas começou a fungar bastante e tive que deitar quase tudo fora, aproveitando apenas 3:

WP_20141127_005_zpsd40ca21d.jpg

WP_20141127_001_zps85620061.jpg

Creio ter sido pela falta de trocas de água porque estive ausente uns dias.

 

Agora estão assim:

WP_20141201_007_zpsb276f628.jpg

 

Para terem também uma ideia, aqui ficam umas fotos actuais das lotus do meu antigo projecto. As folhas apodreceram com o frio e condições em que estavam... Resolvi dar uma poda!:

 

Antes:

WP_20141201_002_zps49749298.jpg

 

Depois (lamaçal):

WP_20141201_004_zps37ae1494.jpg

 

A ver se aguentam o inverno! :P

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui grande diferença.

 

As antigas sofreram muito com o frio.

 

Viva Hugo,

 

É o que acontece com estas temperaturas, ventania desgraçada e até ao facto de estarem confinadas a uma área superficial reduzida, até havia criação de mosquitos dentro da água... E de 3 em 3 dias ainda mudava a água!

 

Mas penso que será agora as plantas a entrar num estado dormente, quase a 'hibernar' no Inverno... Só quando o tempo aquecer é que posso ter a certeza :)

 

Ainda as quis tentar despachar, mas enviar estas plantas por CTT não é seguro e aqui na área não encontrei interessados :(

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha pensado num daqueles tanques públicos velhos de lavar a roupa que parecem piscinas antigas... Mas não sei se aquilo ainda é usado e acho que as lotus não se dão bem com Skip ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E se tentares arranjar aqueles plásticos de bolhas que servem para embrulhar objectos frágeis para por em cima do recipiente onde se encontram as plantas, esses plásticos servem como isolante térmico e se puseres quatro ou cinco camadas é capas de se aguentarem, até podes embrulhar o vaso.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é mesmo aquilo estar na rua, e esse plástico até poderia servir para a tarde, aquecendo a água um pouco... Mas isso implicaria diferenças de temperatura maiores pelo dia fora, o que no Inverno, para estas plantas pode não ser bom :/

 

E para além de que aquilo reduz a iluminação incidente na superfície de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fosses daqui perto, "oferecia" estadia num dos lagos interiores aqui do work lolol nem sei se todos têm cagados e se iriam trincar isso....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:P

 

Nem sei se os cágados tocam nisso. Tenho aqui uma com uns 10 anos tipo a meio metro do alguidar das lotus. Quando puser as do projecto novo em vasinhos individuais, a ver se coloco um ou outro vaso no lago dela para ver a reacção dela :)

 

E não me importaria de te oferecer uns rizomas, o problema é mesmo o envio por CTT... Já enviei camarões, caracóis, plantas, tudo e mais alguma coisa... Mas lotus nunca :/

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais