Problema depois das férias! Muitos!


Rodrigo Isaac

Recommended Posts

1 - Descrição da(s) Alga(s):Quando cheguei de duas semanas de férias (cheguei à duas semanas) tinha alguns problemas no aquário aqui vou deixar os problemas e fotos. Para evr se me podem ajudar

 

1º Problema

É uma coisa castanha que está sempre a crescer a cada dia que passa está maior, é fácil de aspirar, quando se aspira um bocadinho o resto vem tudo a trás, suspeito que sejam as pastilhas que meti para os peixes (meti o dobre da dose pois a dose era para uma semana, acho que que isso foi um dos erros) a decomporem-se/fermentar , o problema é que já aspirei várias vezes e aquilo volta sempre a crescer, a um ritmo inacreditável!

 

10715665_764973570211126_1448591079_n.jp

 

podado e aspirado à uma semana :

10708337_764973590211124_746224019_n.jpg

 

10708393_764973583544458_782466135_n.jpg

 

Foi aspirado de novo a meio da semana e agora encontra-se assim:

IMG_0001_zpsbe464bd8.jpg

IMG_0002_zps87898ccc.jpg

e com esta coisa castanha também começaram a aparecer muitos caracois, mesmo que seja da comida para férias em excesso que meti como posso eliminar?

 

2º problema

São umas filamentosas verdes que aparecem nas plantas que estão nas zonas mais altas, eu arranco aquilo e aquilo volta a crescer e prende-se nos vidros, tenho podado as folhas que têm isso (pensava que o problema tinha haver com o fotoperíodo pois sem querer deixei uma tecla do temporizador ligado durante quase 3 semanas o que fazia com que a luz acende-se 30 minutos as 4 da manhã e depois apagava-se e voltava a acender às 5h e apagava às 12h) mas já vi que não era porque volta a aparecer)

 

10715848_764973566877793_841287062_n.jpg

 

967805_764973563544460_1291441664_n.jpg?

 

3º problema

Penso que seja BBA aparece apenas nos cocos e na althernatera mini, acho que pode ter haver com a circulação da água que abrandou e o co2 deixou de circular, agora ela desaparece sozinha ou tenho de eleminar, se tiver de eleminar como faço?

 

10715989_764973580211125_262887698_n.jpg

 

1477844_764973576877792_1528593223_n.jpg

 

 

Ps: Ainda me faltam plantas e fauna no aquário, por isso não liguem muito à disposição das plantas pois ainda não estão nos devidos lugares! Com isto também me morreu um tetra amandae e uma caridina japónica. E outro ero cometido foi ter deixado a fertilização suficiente para duas semanas!

 

 

2 - Descreve o aquário e o seu conteúdo:

 

- Idade da montagem= 4 ou 5 meses já não me lembro!

- Capacidade em Litros=37,5 litros brutos

- Substratos=areão completamente inerte e um pouco de fértil da trópica na zona atrás das rochas

- Marca e modelo do(s) filtro(s) ou capacidade e Litros/Hora do(s) mesmo(s)= eheim liberty 380 l/h

 

3 - Luz: calha da odysseia, beamswork hi lumen 50, 1026 lumens

 

4 - Co2? tenho sistema de co2, sem válvula de selenoide

 

5 - Fertilização? - Estimative index

SemTiacutetulo-2.jpg

micros 50g de Trace Elements chelatados (Fe 8.2%, Mn 1.82%, Zn 1.16%, B 1.05%, Cu 0.23%, Mo 0.15%) usei 10 gramas em 250 ml de agua destilada e fertiliz com 2,5 ml alternado com ,5 ml de macros

 

7 - Quais são os parâmetros da agua?:

 

Os testes acabaram mas assim que tiver meto aqui

 

8 - Ocorreu alguma coisa especial recentemente? Uma grande mudança de agua? Uma falha de energia? Outra doença ou problema foi tratado? Novas decorações ou plantas? Etc. não

 

9 - Quando foi a última vez que efectuaste uma mudança de agua (quantos litros)? e limpaste o filtro?

Todas as semanas e o filtro limpo a cada duas semanas!

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Penso ser isto:

 

Cladophora, Blanket Weed cladophora1-thumb.jpg cladophora2-thumb.jpg cladophora3-thumb.jpg

Description Cladophora is a branching, green filamentous algae. Feels a bit rough and sometimes a bit gritty.

Cause Low CO2. Low nutrient levels.

Removal Can be very stubborn and difficult to eradicate. Make sure your dosing is good and keep your CO2 levels high. Manually pull out every bit you can see until it stops growing. May take a while but should work eventually. Make sure water circulation is good. Overdosing Flourish Excel, EasyCarbo or TNC Carbon may clear it. Amano shrimp sometimes eat it.

 

Eu fazia TPA's diarias, e antes de as fazer tentava arrancar o máximo possível. Aumentava um pouco mais o CO2 ( se possível por causa dos peixes ) até estabilizar e fertilizava religiosamente.

 

Se tiveres Excel aplicas ( com o filtro desligado ) nas zonas mais afetadas durante uns 15m.

 

Com tempo e tpas ficará resolvido.

 

Cumps.

André

 

PS: folhas muito afetadas mandas fora diretamente, sem comprometer a integridade da planta ficando ela sem folhas ....

Boa sorte!

Editado por andre1991
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois mas isso é verde e aquilo é castanho, de qualquer das formas vou seguir os teus concelhos disseram-me noutro foram que poderia ser diatomáceas o que achas?

Editado por Rodrigo Isaac

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei, eu de algas apenas tive BBA e GSA, nada de especial.

 

Fica o link de onde tirei a info: http://www.theplantedtank.co.uk/algae.htm

Pesquisa um pouco ai...

 

Mas com tpas, vais la com o sifão aquilo sai tudo tirando logo a maior é fácil. Podes também fazer blackout durante 1 semana, mas se as plantas ja tao mal pior ainda vao ficar... mas as algas morrem quase de certeza!

 

Uma das técnicas que apreendi ( li na net ), foi fazer uma "siesta" a meio do foto período desligas a luz durante 1 hora. Dizem que as plantas não sofrem mas as algas atrofiam-se todas. Secalhar também podes reduzir a duração do fotopedido para ajudar, pelo que entendi tu limpas mas depois voltam a crescer as algas...

 

Mete o foto periodo de 6h (e a meio uma sesta de uma hora) e se tiveres mais que uma lampada mete só 1 a funcionar. E TPAS TPAS !

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora estou com a luz apagada à 4 dias aquela porcaria desfez-se quase toda e ficou fácil de aspirar e em suspensão na água, n fertilizei nestes últimos quatro dias porque continuo com fert a mais na água e hoje aspirei de novo e fiz tpa, está a melhorar bastante bem! O meu fotoperíodo já é de 6h já tinha ouvido falar disso só não sabia é quanto tempo deveria ter a pausa, é uma questão de experimentar. Agora basicamente a fazer um reset à agua, e pelo que me disseram o problema deve estar nas bactérias que não devem ser suficientes para a quantidade de matéria em decomposição causando assim problema fitossanitário (acho que é isso XD)

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora estou com a luz apagada à 4 dias aquela porcaria desfez-se quase toda e ficou fácil de aspirar e em suspensão na água, n fertilizei nestes últimos quatro dias porque continuo com fert a mais na água e hoje aspirei de novo e fiz tpa, está a melhorar bastante bem! O meu fotoperíodo já é de 6h já tinha ouvido falar disso só não sabia é quanto tempo deveria ter a pausa, é uma questão de experimentar. Agora basicamente a fazer um reset à agua, e pelo que me disseram o problema deve estar nas bactérias que não devem ser suficientes para a quantidade de matéria em decomposição causando assim problema fitossanitário (acho que é isso XD)

 

Está no bom caminho isso tou a ver!

 

Quando limpas o filtro o que fazes? usas que agua?

 

Acho que podes cortar na fertilização para 75% do que fazes, relativamente apenas ao NO3 e K. Quanto ao PO4 e micros deixa estar.

 

Depois coloca uma foto do aquário ao fim de 7 dias depois da limpeza e TPA.

Editado por andre1991
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção!

 

Tive a ver as quantidades de fertilizante que estas a colocar e esta a por muito. Todos os dias tas a fertilizar para 1 semana!!!

 

Quando dizem os valores recomendados, são com base em 1 semana ou seja:

 

NO3 - 20ppm

PO4 - 4ppm

K - 20ppm

Mg - 2ppm

 

Micros - 1ppm

 

Se fores fazer 3x por semana de cada entao por dia tens de por:

 

NO3 - 20ppm / 3

PO4 - 4ppm / 3

K - 20ppm / 3

Mg - 2ppm / 3

 

Micros - 1ppm / 3

 

Resumindo: quando voltares fertilizar vais colocar de macros apenas 2ml (dia sim/dia não) e quanto aos micros 2ml (dia sim/dia não).

 

Espero ter ajudado!

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era o que estava a fazer 2ml dia sim dia não! Só agora é que vi as ultimas respostas mas queria dizer que acabei o blackout (penso que era assim que aquilo que fiz se chama) e desapareceu, pelo menos é o que parece. Também introduzi mais duas caridinas para ajudar a prevenir mais problemas como este e agora estou a usar micros EI e macros da ADA (bright special light) ! Limpo o filtro todas as semanas e faço tpas de 50% a 75% com água de garrafão do continente pois a da companhia não presta tem um kh e um gh muito alta esta tem um gh muito baixo mas é o que se arranja!

Editado por Rodrigo Isaac

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais