Novo Aquário


fwwf

Recommended Posts

Boa tarde,

Antes de mais chamo-me Fábio, sou iniciante nestas actividades. Já possui aquário montado a fazer o ciclo do azoto e tentar iniciar plantado com "cuba" mas acabei por parar antes de introduzir peixes devido a mudança de residência inesperada (era estudante).

Agora decidi voltar ao bichinho da aquáriofilia, possuindo o seguinte equipamento:

 

Setup:

Aquário DIY 60x20x30 (54l brutos)

filtro 380l/h

termostato 100W

Substrato inerte preto com baixa granulometria
rocha granito, faltando uma do lado esquerdo (dado viver numa zona de rocha calcária fui buscar granito a desperdício de uma empreza de mármores e foi escacilhada para não estar polida)

Tampa com iluminação DIY com 3 lampadas E27 15W 6400K (total 45W) e fotoperíodo de 8h (ainda por acabar, tá com outra iluminação por pouco tempo)

 

 

Fauna:

Por enquanto tem 2 guppys (um macho e uma fêmea) e hoje para minha surpresa, tive de ir comprar uma maternidade pois vi 3 alvelins pelo aquário (entretanto escondidos nas pedras mais alguns tenho no total 11 alvelins)

 

 

Flora:

Hemianthus Callitrichoides "cuba" que tenho a propagar emersa (da ultima vez o pouco que tive emerso resultou muito melhor) e depois de ter uma quantidade razoável é para colocar no aquário (juntamente com CO2 químico DIY)

 

Estou também a pensar colocar Blyxa japonica atrás das pedras, a minha questão é se isso não interfere com a filtragem ou o termoestato na posição em que os tenho.

 

O que aconselham em termos de posicionamento do filtro e termostato?

Que acham do layout actual, devo colocar mais pedras, mais para o centro ou está bom assim?

Muito obrigado e deixo algumas fotos (a qualidade não é a melhor, foi com o tlm):

2_zpsc38bc180.jpg

1_zps6bacaa68.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas noites,

Como referi no tópico acima a guppy lá teve os filhotes dia 18...Estamos agora dia 1 de Setembro e ela já está com uma barriga enorme e já começa a ter aquele ponto meio preto a aparecer...é normal ser assim logo de seguida estar prenha outra vez?, é que está mesmo enorme, bem mais do que quando a comprei e ela teve os filhotes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, antes de mais eu colocava umas plantas no aquário, pois como está não tens nada que te consuma os nutrientes... vê no site da tropica as plantas de que mais gostas, mas opta pelas de fácil manutenção, pois não tens nem substrato nem calha que aguente plantas mais exigentes, tens por exemplo a sagitaria subulata, anubias, vallisnerias, hygrophila polysperma, uns musgos, por aí ;)

Relativamente à guppy é normal, passam a vida grávidas.... e quanto mais alta a temperatura, mais rápido fica o metabolismo, mais rápido elas se despacham na gravidez eheh

 

Por isso mesmo tem cuidado, quando deres por ti tens o aquário sobrelotado, esses gajos nunca param de procriar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela ajuda, em relação à calha 45w (estou a fazer com lâmpadas economizadoras penso dar para a "cuba"), entretanto ainda só tá com 15w provisoriamente mas também ainda tenho a cuba a propagar emersa. e não pretendia ter mais flora além da "cuba" e blyxa japónica.

 

Não tive ainda nenhum problema com algas nem velas sequer mas tenho tido cuidado para alimentar 2 vezes por dia e pouco para não acumular comida no fundo que depois é deteriorada.

 

Em relação à guppys já li que sim que é tipo "coelhos" do mar, está com uma barriga enorme e no inicio da semana vou colocar na maternidade (ainda com os outros que nasceram dia 18 de Agosto) para não ter problemas de nascerem como da ultima vez no aquário e serem alguns comidos, tenho notado é que anda perto do termostato principalmente quando está a luz apagada ou então parada em cima do filtro.O aquário está a 27ºC.

 

Em relação à população a mais faço questão de quando estiverme com tamanho para retirar da maternidade oferecer/trocar em loja de aquariofilia pois queria ter 5 ou 6 guppys, 5 ou 6 tetras neon e um limpa fundos como fauna apenas, nada mais que isso dado ter um aquário de 54l.

 

Gostava de uma opinião do limpa fundos/vidros a colocar junto dos tetra neon e guppys?

Editado por fwwf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para as plantas o mais importante são os lumens, os w só nos interessam a nós para sabermos quanto pagamos ao final do mes eheh ainda é um grande mito, se assim fosse era impossível manter um plantado com Leds (não cumprem a regra de 1w/litro e eu e varios conhecidos mantemos com plantas exigentes

 

Relativamente aos chamados "limpa vidros" que tal uns ottos? São bastante calmos, sempre na vida deles e sempre a limpar vidros/plantas ;)

Relativamente ao facto da guppy gostar de estar perto do termostato, eu tive uns anos uma molly que adorava estar nesse local, experimentei trocar o termostato de sítio e tal, mas ela adorava estar ali, também devido ao cansaço que o macho lhe proporcionava lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poderia ser nova a guppy, e ter liberto os alevins que estariam bem formados e guardado os outros. Também já me aconteceu. Mas também já tive o oposto, da primeira vez "ela" libertou tudo, ate alevins ainda em formato "ovo" notava-se a anatomia dos pequenos mas estavam enrolados.

Conselho grátis, nessas maternidades as fêmeas stressão bastante, poderás ver um dia destes ver a fêmea morta.

Já me aconteceu, desde então uso um tapauer com um tamanho considerável (talvez leve 2litros) semi opaco, com fox tail dentro ou musgo. Assim consigo que elas não fiquem muito nervosas e os alevins se safem. ainda antes de ontem, uma pariu para cima de 40. A fêmea estava numa parte e os putos protegidos atras da fox.

A parte de "semi opaca" é importante, deixa a luz entrar dentro do mesmo, mas o peixe não consegue ver o que se passa fora.

"Olhos que não veem, coração que não sente".

Uso também uma bomba de ar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, obrigado pelos conselhos.
Pois a questão das fêmea morta aconteceu, pelas contas devia estar quase e ela andava muito "parada" em cima do filtro ou junto ao termostato durante o momento de luz apagada. Coloquei-a na maternidade e não parecia agitada nem nada, no outro dia acordei e esta morta no fundo da maternidade. Entretanto o macho andava em volta da maternidade (antes andava sempre junto a ela a perseguir) e depois de ela morrer tem períodos de muito parado e outros de muito agitado.

 

Outra coisa que reparei foi os pequenitos que tavam na maternidade começaram a morrer de um dia para o outro, tentei tirar e voltar a submergir a maternidade não fosse falta de agitaçao e oxigenaçao ou qualidade da água dentro da maternidade mas não resolveu, acabei por tira-los para fora, sobreviveram 2 deles todos pois mal sairam antes de conseguir esconder-se nas pedras foram comigos alguns. Agora já só lá está um mas aos dias que foi penso que resiste.

Tenho feito TPAs de 10l de semana a semana (esta semana não comeram muito e acumulou um pouco de comida no fundo mas com a TPA limpei antes que degradasse e prejudica-se o ecossistema).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.