que tipo de alga e? e prejudicial ao aquario?


Recommended Posts

Ola desde que comprei o aquario que tem vindo se a desenvolver esta alga nem sei se e bem uma alga mas a verdade e que ja tenho 4 e duas delas nasceram no meio dos meus zoanthus fazendo com que eles nao abram na totalidade alguem me pode dizer se e prejudicial se devo tirar?

 

https://www.dropbox.com/s/yxsk8hc1176red2/2014-07-28%2014.43.16.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Angela,

 

Isso não é uma alga, é uma aiptasia; é uma anémona que rapidamente se não intervires se transforma em praga.

 

Vê na Internet como te livrares dela, mas actua depressa, se não vai ser difícil resolveres o problema.

 

 

 

Abraço

 

César

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola cesar

 

Ah muito obrigada eu ontem decidi tira las e a forma como reagiram fez me mesmo lembrar uma anemona, tirei bem as que estavam na areia mas as que estavam nos zoanthus foi um pouco mais dificil pk se encolhiam no meio deles nem sei se consegui tiralas por inteiro ja que se escondiam, ja agora tenho outra praga no aquario que nao sei como resolver sao aquelas bolinhas verdes presas nas rochas ja tirei a rocha e raspei aquilo mas ja voltaram a aparecer nao sei que faca mais, alguma dica?

 

Obrigada

Angela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Angela,

 

É preciso muito cuidado com as aiptasias, já que quando as desfazemos dentro de água, cada bocadinho acaba por dar origem a uma nova aiptasia.

Quanto às que vêm metidas no meio dos zoanthus, são ainda mais difíceis e é provável que voltem a aparecer se não lhes der um tratamento radical.

 

Eu faria o seguinte: tirava a pedra com os zoanthus fora de água e tentaria remover (desfazer) completamente as aiptasias com o bico de uma faca ,ou melhor ainda com um ferro de soldar, ou outro em brasa; claro que vão também morrer algumas cabeças de zoathus, mas numa semana eles recuperam.

 

Aconselho ainda muito cuidado em futuras compras para não voltar a introduzir pragas no aquário e a compra imediata de dois camarões seticaudatas, pois estes camarões comem normalmente aiptasias, desde que não sejam muito grandes e previnem que as pequenas, resultantes da multiplicação das adultas, se fixem nos aquários; convém depois da introdução dos camarões, não alimentar o aquário durante dois/três dias para os obrigar a ir às aiptasias (os peixes aguentam bem sem comer).

 

Quanto às bolinhas verdes, se são alga valónia, serão outro problema.

Primeiro, não rebentar as bolhas dentro do aquário, pois estão cheias de esporos que se irão espalhar pelo aquário.

Tentar remover sem rebentar e tentar arranjar um predador natural, como por exemplo um caranguejo mitrax, que habitualmente comem valónia.

 

Abraço

Editado por csi
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais