Testes PO4 e NO3


Recommended Posts

Boas.

 

Estou para começar a fertilizar segundo o Metodo EI, por isso precisava de comprar uns testes, nomeadamente de PO4 e NO3.

Gostava que me indicassem então uma boa marca de testes, que sejam o mais precisos possivel.

Tenho andado a investigar a coisa e ao que me pareceu existem testes com uma amplitude maior que outros, por exemplo, Vi testes que mediam PO4 em escala de 5 ppm´s, ou seja, 0 a 5, 5 a 10, por ai fora.

Não me parece que estes valores, com margens tão grandes, sejam fiaveis para saber mais rigorosamente os Nitratos e Fosfatos que a fauna e alimentação produzem e qual o Uptake das plantas diariamente para saber o que dosear...

 

Agradeço a ajuda que me possam dar...

 

 

Cumps.

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Então??... :unsure:

 

O método EI não visa precisamente dispensar os testes? :juggle:

 

De qualquer forma sempre te digo onde comprei os meus..., Hong Kong! e.... com instruções em... Português! biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Os testes são da API.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:)

De facto o EI é para não haver testes mas quase toda a gente os faz... mesmo que seja com meses de diferença ou qd há problemas.

Mas mais irónico é quereres testes com grande precisão... não precisas mesmo e dificilmente os encontras. Mesmo os que tenham escalas mais baixas não me parece tão certo que na realidade trabalhem com essa precisão. A menos que arranjes alguns bastante mais precisos mas que provavelmente nem se vendem em lojas de aquariofilia e que devem ser bem mais caros.

Alem disso não tens (pelo menos por enquanto!) teste de potassio, um dos mais importantes nutrientes...

Por fim, EI é despejar nutrientes para o aquário. Os testes assustam-te :)

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Então??... :unsure:

 

O método EI não visa precisamente dispensar os testes? :juggle:

 

De qualquer forma sempre te digo onde comprei os meus..., Hong Kong! e.... com instruções em... Português! biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Os testes são da API.

 

Abraço,

Boas.

 

Já vi desses testes da API no ebay e não tava a mau preço...

 

Cumps.

 

:)

De facto o EI é para não haver testes mas quase toda a gente os faz... mesmo que seja com meses de diferença ou qd há problemas.

Mas mais irónico é quereres testes com grande precisão... não precisas mesmo e dificilmente os encontras. Mesmo os que tenham escalas mais baixas não me parece tão certo que na realidade trabalhem com essa precisão. A menos que arranjes alguns bastante mais precisos mas que provavelmente nem se vendem em lojas de aquariofilia e que devem ser bem mais caros.

Alem disso não tens (pelo menos por enquanto!) teste de potassio, um dos mais importantes nutrientes...

Por fim, EI é despejar nutrientes para o aquário. Os testes assustam-te :)

 

Pedro.

Boas.

 

Tava a escrever e a pensar que não haviam deixar escapar essa do EI e testes :smile2:

 

Sim, eu sei que este metodo foi criado com o intuito de dispensar testes à agua mas como posso eu apontar por exemplo para 20 de Nitratos, se não sei de ante-mão quantos Nitratos são produzidos pela fauna e quantos a flora consome?

 

O exemplo que se segue é apenas isso mesmo, um exemplo:

 

Vou fazer uma mistura a fazer conta com 20 ppm de Nitratos e depois a fauna produz 10 ppm e as plantas consomem 2ppm por dia?

Vou ficar ao fim de 1 semana/7 dias com um excesso de 16 ppm de Nitratos, que não foram consumidos pelas plantas, podendo eu apontar nesse caso a 10 ppm de fertilização mais os 10 ppm produzidas pela fauna.

 

Consigo fazer me entender?

 

Para que hei de estar a dosear em excesso para depois fazer o reset com a T.P.A, se posso dosear um valor mais igual ao que as

plantas consomem para evitar excessos de nutrientes não utilizados?

 

É isso que eu quero medir, o quanto as plantas consomem por dia, para dosear aproximadamente o necessario e não em excesso...

 

Por exemplo:

 

2ª Feira ao meio dia meço os Nitratos e dá 10ppm.

Terça feira à mesma hora meço novamente e dá 8ppm

 

Resultado:

 

As plantas consomem 2ppm por dia logo é esse o valor que devo dosear.

 

Agora não sei é se existem testes que meçam valores pequenos como 1 ou 2 ppm´s...

 

Cumps.

Editado por Luis Batista

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens a resposta a isso no link que te enviei há uns dias no outro tópico :)

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens a resposta a isso no link que te enviei há uns dias no outro tópico :)

 

Vou já ver isso...

 

 

http://www.ukaps.org/forum/threads/ei-dosing-using-dry-salts.1211/

 

Já tinha lido este e todos os outros que encontrei :smile2:

Pois foi mesmo daqui que me surgiu a ideia de medir o uptake das plantas:

 

If you measure the concentration of a powder at Noon on Monday to be 10ppm and then measure again on Tuesday Noon a value of 8ppm then the uptake rate would be expressed as 2ppm per day.

 

 

Sabendo que o E.I foi criado e testado em condições maximas de crescimento das plantas e para nunca haver um nutriente em falta deve se conjugar o Uptake com a dosagem.

Para aquarios com carga vegetal diferente, dosagens diferentes, logo o E.I é passivel de afinações consoante o aquario.

 

Se com o uso de testes o E.I deixar de ser Estimative pode passar a Tested Index :smile2:

Editado por Luis Batista
  • Votar + 1

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resumindo, então que marcas de testes recomendam?

 

Cumps.

Editado por Luis Batista

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais