Móvel para aquário


Recommended Posts

Boa tarde pessoas.

 

Estou a iniciar um aquário novo e estou para adquirir um móvel para por o aquário, um colega meu tem uma cómoda da IKEA com as seguintes medidas 160cm comp., 48cm de largura e 75cm de altura, e quer-se desfazer dela, estou a pensar em ficar com ela para mim e assim em vez de montar o meu aquário de 80x40x40 posso mandar fazer um de 150x45x50, mas a minha questão é se o móvel aguentará com o peso ... alguém por aqui que conheça ou tenha esta cómoda e me possa dar uma apreciação da mesma?

 

Aqui deixo o link do móvel

 

http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/70103349/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

com o vidro maior vais ter quase 340 litros, em cima desse móvel: ESQUECE!

Alguns móveis do IKEA podem dar para pequenos tanques (Nano) ou com tanques médios levando reforços.

Mas convém ter muito cuidado com a relação peso/segurança.

Tens aqui no fórum alguns exemplos de móveis da loja sueca com aquários, faz uma pesquisa para teres uma ideia.

 

Mais uma questão que é relevante, com um aquário com essa litragem vais ter necessidade de usar o espaço inferior para filtros, etc.

As gavetas não são a melhor opção.

O meu conselho é que não abuses muito. Com segurança (e se ainda der para apertar os parafusos) eu colocaria um aquário até aos 30 litros e com uma protecção extra no tampo para os pingos de água.

 

Se quiseres dormir descansado, mesmo em caso de terramoto, vê as estruturas em ferro/aço que alguns utilizadores fizeram.

Um investimento pequeno para o nível de segurança oferecido.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente faz todo o sentido, sempre ouvi dizer que os moveis do IKEA são frágeis, mas como é uma cómoda pensei que seria um pouco mais resistente, daí a minha dúvida ... quanto á questão das gavetas dou-te toda a razão, iria precisar do espaço para filtro e afins ... bom, parece-me que terei que arranjar outra solução ... terei de procurar na net um móvel que me ofereça mais segurança e espaço.

 

Desde já obrigado pela breve resposta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas,

Eu também não arriscava um aquário tão grande num móvel desses.

No meu caso mas numa escala menor, tinha em casa um movel de 60cm da Moviflor e meti-lhe em cima um aquário de também de 60cm. O móvel aguentava, mas como não estava descansado, retirei-lhe as prateleiras do interior e reforcei-o no interior com barrotes cortados à medida.

+/- 350kg é muito peso e reforçar o móvel por dentro pode não ser fácil, mas ir a uma serração mandar cortar uns barrotes fica barato.

Agora tenho um aquário um pouco maior mas mandei fazer um móvel de propósito para aguentar 200kg. Este móvel mandado fazer ao meu gosto nem saiu muito caro comparado com um móvel identico da ikea ou moviflor. Móvel com 130*40*80cm reforçado, prateleiras e já alguns furos para passar tubos ficou-me em 135€.

Caso não tenha ficado com o móvel do seu amigo e quiser mesmo um móvel procure serrações que fabriquem também móveis. Os móveis nessas empresas ficam um pouco mais em conta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, e desculpa se estou a aproveitar o teu post para meu proveito, mas como também se trata de mobília, alguém me sabe dizer onde posso/devo comprar um móvel com 100*50 para o meu aquário de 200L?

Por um lado não queria comprar nada muito caro, mas por outro quero algo seguro, porque serão uns 300kg em cima :P

Se alguém me puder ajudar agradeço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais