Tentativa tapete


fluck

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Numa tentativa de fazer uma aquário plantado, com principal objetivo criar um tapete de eleocharis acicularis, a coisa não tem corrido como esperava, mas para alguém com tão pouca experiência em aquários, não esperava outra coisa.

 

Deixo aqui o meu setup para depois vos indicar qual o meu problema:

 

 

Data de Montagem: 22-03-2014

 

Aquário: 100x30x40

 

Luminária: T5 4x39W (6h - 2x39w)

 

Filtragem: Eheim Professional 2

 

Outros Equipamentos: CO2 Aquaristic 2Kg (2 bps) Wave maker 1000L/H

 

Hardscape: Troncos Red mood

 

Substrato: JBL Aquabasis + JBL Manado

 

Fertilização: EI

 

Flora: Várias tapete eleocharis acicularis

 

 

Montagem com 2 meses

 

IMG_20140525_00287.jpg

 

 

O meu problema, cyanobacterias em grande, esta imagem é depois de uma limpeza, deveria ter tirado antes mas esqueci-me

 

IMG_20140525_00285.jpg

 

 

O tapete que não desenvolve nem por nada.

 

IMG_20140525_00286.jpg

 

Valores medidos dos testes que tenho

 

PH: 5.8

NO2: 0

NO3: 50 mg/l

 

IMG_20140525_00281.jpg

 

PO4: para aí uns 5 mg/l --> No teste à água da torneira, deu-me valores iguais, muito altos

 

IMG_20140525_00279.jpg

 

A fertilização que estou a fazer é igual a esta tabela que vem na embalagem

 

IMG_20140525_00283.jpg

 

 

Tenho a água com um cheiro intenso a mofo, e para ajudar tinha uma fuga no CO2 que me esgotou 2kg em 1 semana, vou recarregar amanhã

 

Tenho continuado com a fertilização, indicada no exemplo anterior.

 

A minha principal suspeita deste tema, foi a porcaria da power head que tinha para ajudar a circular o CO2, ter se soltado e remexido o substrato, isto aconteceu em Abril, passado sensivelmente um mês do arranque.

 

Tenho colocado Seachem Flousrish Excel, 5ml para 100L de água.

 

O que devo fazer/corrigir?

 

Obrigado a todos

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses nitratos estão um pouco altos... menso de 25 era ideal umas TPA baixam isso e ajudam-te com o cheiro a mofo.
Realmente isso em 2/3 meses pouco desenvolveu, eu plantei sp mini à 1 mês e só tenho 0.35w/l e já se nota ela a despontar por todo o lado.
Quando remexeu o substrato foi muito?Houve muito material a passar para a agua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As terriveis cyanobactérias!

 

Começa com umas tpa's e tenta retirar o máximo possível manualmente. Não deixes os nitratos e fosfatos irem a 0. Mantem-nos a metade do valor que tens.

Com o filtro parado durante uns minutos, aplica H2O2 com uma seringa em cima delas ou podes usar o Phyton-Git da ADA que é um desinfectante e que te ajudará e muito a remover isso.

Aumenta a circulação de água.

 

Caso nada disto resolva, apagão total durante 48h ou 72h. As algas assim não têm como proliferar.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Quando a subtrato foi remexido graças à powerhead, ainda foi um bom bocado, tanto que na fotografia da panoramica do aqua, a meio junto ao vidro faz uma cova...foi isso tudo para a coluna de àgua.

 

Vou começar a fazer TPA de 50% a meio da semana para tentar baixar os niveis.

 

Vou ter de alterar a quantidade da fertilização, se calhar deixar de colocar fosfatos, visto a àgua da torneira já ter imenso.

 

Obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Com as TPAś, 2x por semana, e alteração aos valores da fertilização, melhorou muito. Deixo foto atual

 

Atual.jpg

 

Os calhaus são para sair, quando o tronco ficar submerso sem pesos. E Alterar a dispozição das plantas do lado direito

 

1@braço

Editado por fluck
Link to comment
Partilhar nas redes sociais