Os contras do negócio!


Parfausto

Recommended Posts

Viva!

 

Hoje ao "esfolhear" a net sobre assuntos relacionados com o hobby encontrei entre outras coisas este artigo (já antigo) sobre algo bastante triste para quem gosta de peixes e em especial da natureza:

 

http://www.aqualize.com.br/2010/02/610-peixes-encontrados-mortos-em-lixeira-no-havai/#.U0fhg_ldXPh

 

Depois desta noticia segui o assunto sobre a lei que esteve em vistas que proibia a captura no Hawai, a sua não aprovação e depois a aprovação de uma outra que a meu ver faz sentido, que limita e controla a captura assim como a criação de santuários onde se vai preservar as espécies.

 

Não sei o que a comunidade deste forum pensa acerca deste assunto, provavelmente existem opiniões contraditorias e ambas fundamentadas mas acho que é algo que temos que nos preocupar. Todo o negócio que existe por trás de qualquer hobby muito popular é complexo, mas neste caso essa complexidade pode interferir com coisa muito sérias.

 

Neste forum existem com certeza muitas pessoas como eu, que apenas gostam de ter um aquário bonito lá na sala com uns peixinhos bonitos mas muito bem tratados (os meus são uns príncipes, pois a minha mulher queixa-se de eu dedicar mais tempo, amor, carinho e principalmente dinheiro, com eles do que com ela! Brincadeira!) e para quem o hobby é só mesmo isso (pertencem á categoria de clientes). Mas com certeza que muitos existem por aqui que, para além do hobby incluem já uma parte comercial na equação. Esses podem ter 3 níveis:

-Os que apenas porque gostam do hobby, mas sendo este caro fazem uma ou outra criação e vendem apenas para ajudar a suportar os custos das sua paixão.

-Os para além de gostarem do hobby aproveitam para fazer um dinheirito ao mesmo tempo que fazem o que gostam (e entendem normalmente).

-Por fim os que vêem neste hobby um negócio como qualquer outro e uma forma de ganhar dinheiro como qualquer outra. Estes, mesmo gostando de aquariofilia (sim porque em geral para se chegar aí é porque gosta ou já gostou do hobby, só assim se adquire os conhecimentos necessários) põem à frente o negócio e nesse caso já não se pode chamar hobby, para esses o lucro está por vezes (nem sempre e nem todos felizmente) acima de tudo o resto, esquecendo de preservar o mais importante, a qualidade de vida dos seres vivos.

 

Mas este é apenas o meu ponto de vista, com as limitações naturais de quem só descobriu o hobby á pouco tempo apesar de já ter gasto dinheiro equivalente a outros hobbys durante anos e anos.

 

José Faustino

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom tema José,

 

De facto este é um tema que continua a ser actual, mas a legislação (lá fora) tem apertado e imposto limites. No entanto não estamos livres de voltar a ver uma notícia destas nos próximos meses, pois como dizes e bem, há quem só veja negócio à frente...

 

Do que referiste, eu só faria uma pequena alteração, eu acrescentaria um outro nível - dividia o último em dois níveis, pois felizmente há de facto lojistas e marcas que têm investido numa aquariofilia responsável.

 

Abraço,

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom,

se reparares, a notícia em causa é de 2010. Entretanto, em 2012, publicaram legislação a restringir a captura de peixes ornamentais do Havai. Em relação à captura, acho que é como tudo: se for controlada e dentro de parâmetros sustentáveis até pode permitir criar uma reserva biológica de algumas espécies em cativeiro, até porque os recifes de coral enfrentam desafios bem mais radicais (aquecimento global). Já quando a captura é feita na base da selvajaria, destruindo os recifes no processo, sou da opinião de que os pescadores deveriam ser convertidos em isco para tubarão...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais