Frontosa muito Inchado


DrSilver

Recommended Posts

Boas tardes antes de mais.

 

Hoje quando cheguei a casa deparei-me com o meu Frontosa Macho extremamente inchado, não sei descrever de outra forma.

 

A 4 dias atrás revelava um inchaço muito pequeno, e hoje a modos que quintiplicou, parece que comeu outro peixe ( não é possível, pois encontra-se sozinho no aquário) já matou as 3 fêmeas.

 

Sei que é uma descrição parva, mas a forma com ele tem as escamas na zona dorsal, parece que está arrepiado.

 

Alguém tem alguma ideia do que poderá ter causado esta situação.

 

29vnlup.jpg

 

4rurz8.jpg

 

Tamanho: Cerca de 20 cm

Ph:8

Temp: 26

 

Desde já o meu Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente quando os peixes apresentam esse sintoma em que as escamas parecem todas "eriçadas" acompanhado de inchasso é quase sempre hidrofisia.

A hidrofisia é muito dificil tratar com sucesso. Tenho neste momento um ramirezzi macho ha ja 2 semanas isolado em tratamento com esha2000, ha 3 dias comecei tratamento com antibiotico bactopur direct e um punhado de sal grosso e la desinchou um bocado mas as escamas continuam todas levantadas.. nao sei ate que ponto ele se vai curar.. ali continua na isoladora, tirando as escamas esta aparentemente bem, diga-se, com comportamento activo e normal..

 

A hidrofisia dizem que so se trata com antibiotico, esquece o esha porque nao faz rigorozamente nada.. eu apliquei porque nao sabia que mais lhe aplicar ate me informar melhor.. aconselharam-me o bactopur direct que é o que estou agora a fazer.

Podes ter sorte e safar o bicho, podes andar a trata-lo durante dias e dias e ele acabar por morrer ou pode simplesmente morrer em breve.. com a hidrofia é uma questao de sorte a meu ver.. é uma doenca complicada.

 

Boa sorte

Editado por silvia_paixao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela sugestão Silvia,, amanha vou tratar de comprar o tratamento e esperar pelo melhor, infelizmente pelo que já li, o tratamento tem poucas hipóteses de cura tal como também referiste, mas quem sabe :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... pelo menos agente tenta nao é?!

Tive guppies que num espaco de 2/3 dias morreram.. o ramirezzi ja ali anda assim a 2 semanas.. agora ja nem inchado parece estar .. so tem as escamas levantadas... nem sei..

 

Eu estou a fazer assim: Sera bactorup direct que tinha em pastilhas ca em casa, desfiz uma das pastilhas em po e acrescento na isoladora onde tenho o peixe, depois ponho uns graos de sal grosso e tenho tambem uma pedra difosora para oxigenar a agua de onde ele esta..

 

Hidropisia é contagiosa, pelo que li nao tens mais peixes para alem desse, mas se tiveres deves isolar o peixe infectado. 1 pastilha sera bactopur direct por cada 50lts de agua, bastante oxigenacao, um punhado de sal grosso nao faz mal, temperatura nos 25°C, tpa a cada 3 dias e se tiveres carvao no filtro tirar enquanto estiver a ocorrer o tratamento.

 

A ver se temos sorte com isto..

Boa sorte p ti.

Cumps

Editado por silvia_paixao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem Silvia até a data só tenho que te agradecer .. pois e meu menino recuperou bastante, já come normalmente, as escamas estão lentamente a ficar normais e o inchaço já mal se nota.

 

Estou a fazer o bactopur direct e adicionei 2 colheres de sal grosso no tratamento. Neste momento já fiz 2 tpa's e actualmente já está em agua normal sem tratamento, pois continua de dia para dia a melhorar.

 

Como está a correr o tratamento do teu ?

 

Obrigado :)

Editado por DrSilver
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. desculpa la so responder agora mas nao tenho tido muito tempo para vir aqui ao forum ultimamente.

O meu ramirezzi foi-de infelizmente :(

Mas fico muito contente do teu ter-se safado. :)

 

As vezes e assim.. tratamentos iguais e uns safam-se outros nem p isso.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais