aqua cbs/yelow nova montagem


carlos guerreiro

Recommended Posts

Boas



Montei um novo aquario de aproximadamente 18litros biggrin.png' alt=':biggn:'>



As características do aquario e material usado são as seguintes:



Dimensões: !! 18 litros brutos depois de montado levou 15 litros de agua e ficou cheio


Iluminação: 1 lampada de 11w aquatic nature


Filtragem: Filtro cascata aleas faz cerca de 450/500 l/h


Substrato: 3l de help e como achei pouco e não queria mandar vir mais um inerte que tinha ca em casa


Flora: Musgo java, musgo flame, fetos, anubias e umas flutuantes


Fauna: Talves CBS e neocaridinas oranje ou yelow


Hardscape: tubos de ceramica e tem um pequeno troco de videira tratado por mim


Termostato: 25w


Este aquario vem substituir o que ainda tenho de red cherrys, vou passar os reds para o comunitario e desativa-lo...



Desta vez quis fazer as coisas bem feitas e com calma, está a ciclar desde o inicio do mês, tem uns caracois para ajudar ao ciclo



Tenho bastantes duvidas em relação ao ciclo, é a primeira vez que o faço,


os parametros são os seguintes até hoje, já medi 3 vezes e sempre igual


NO3 - 250mg/l


NO2 - 0 mg/l


GH - 3º d


KH - 3ºd


PH - 6.4



Na proxima fase do ciclo deve desaparecer o NO3 e ter um pico de NO2 é isso não é?



iniciei o ciclo dia 1 deste mes, mas só hoje liguei o termostato e a luz ao temporizador, não deve haver nenhum problema em fazer o ciclo com agua fria pois não



agradeço toda a ajuda que me possam dar


e criticas são bem vindas




Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos

 

Bem, aviso que não sou nenhum expert, por isso se alguém achar que estou a dizer coisas mal, esteja á vontade para corrigir, :chair: vou tentar ajudar pelo que sei.

 

por experiência própria acho que o aquário tem pouca litragem, mas existe muita gente com aquários pequenos e bem sucedidos, infelizmente eu não fui um deles. Mas vamos lá ao que importa. biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Pelo que vi, tens os nitratos muito altos, das duas uma, ou o ciclo já está completo, ou a água que utilizaste já trazia os nitratos muito elevados. E visto que tens flutuantes tens que ver o que se passa, tens dado comida as bactérias, utilizaste algum "acelerador" de ciclo?

 

Ah, estás a fazer ai confusão numa coisa, o NO3 são os nitratos, já é a parte final do ciclo, antes tens a amonia, e os nitritos, e só por fim os nitratos.

 

Em relação ao aquário em si, porque não amarras o musgo aos tubos de cerâmica entre aquela rede e os tubos? Também vi que tens o musgo muito atafulhado amarrado ao tronco, poderá ser isso que está a causar os níveis elevados de nitratos. O musgo deves plantar pouco e separado,depois com o tempo ele agarra-se e expande-se sozinho . (cometi esse erro na minha primeira montagem e estava sempre com os nitritos altos) :ph34r:

 

Em relação á fauna, acho que devias optar apenas por uma espécie só, e talvez os neocaridinas, por serem mais resistentes. Mas isso depois é opção pessoal.

 

Cumprimentos.

Ricardo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

antes de mais obrigado pela ajuda ricardo

quanto ao ciclo usei bacterias e o filtro já estava ciclado noutro aqua não troquei as esponjas, poderá ser dai??

 

tenho dado comida mas muito pouca mesmo e as vezes é de 3 em 3 dias

 

Toda a agua que entrou neste aqua foi de garrafão (pingo doce)

 

as ceramicas tem aquela rede já mesmo para o musgo se ir agarrando e cobrindo os tubos, agora isso do tronco não pensei que fize-se mal, tinha na ideia que ele depois espalhava

 

hoje é dia de tpa, vou trocar a esponja do filtro poderá ser essa esponja que está carregada de detritos

 

 

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Então o ciclo visto que o filtro já estáva ciclado, penso já ter feito o ciclo, mas por descargo de consciência acho que devias esperar mais uma semana. :smile2:

 

Pois, mas o musgo não vai lá ter sozinho, tens que amarrar com fio de pesca ou linha de costura aos tubos de cerâmica,

 

O musgo depois espalha, mas colocaste muita quantidade, isto é, colocaste muito musgo no mesmo sitio assim sufocas-o, tira o musgo e coloca pouca quantidade que ele depois cresce, porque ao colocares muito musgo no mesmo sitio, as "ramificações, que estão debaixo começam a apodrecer por não apanharem luz nem conseguirem "respirar", ao amarrares o musgo tenta colocar o suficiente para ele se agarrar ao tronco mas não demasiado para não apodrecer percebes? dá uma olhadela aqui no meu tópico e vê como coloquei o musgo só para teres uma ideia.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=228513

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

por acaso ja tinha lido o teu topico nunca comentei mas já la tinha estado

 

isto do ciclo é muito estranho, pois eu montei dia 1, fiz o 1º teste dia 4 depois dia dia 8 e outro ontem e os valores foram sempre os mesmos, no3 no maximo do teste 250 mg/l, entretanto já limpei o filtro troquei a esponja e lavei as ceramicas na agua do aquario(tinha bastante porcaria dentro)...

 

aqui não vai ter cruzamento o objetivo é os cbs, e uns yelow ou uns laranja(pumpkin acho eu) ou uns ou outros, se ver que não dá fico-me pelas neocaridinas

 

já espalhei o musgo, talvez seja disso pus bastante e tava apertado...

 

mas de qualquer forma até os nitratos baixarem não ponho lá nada

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é estranho, os testes que usas são aqueles de tiras? experimenta fazer um teste á agua que usas para a tpa, se der 0 faz uma tpa generosa para baixares já os nitratos.

 

Como já disse, pode ser do musgo os nitratos estarem elevados.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos!

 

Primeiro deixa-me dar-te os parabéns pelo teu projecto! Tenho um aquário exactamente igual a esse só que muito mais selvagem:

 

DSC03189_zps91d53f27.jpg

 

A pouca litragem é um desafio muito grande e vais ter de "andar em cima do aquário" ! Quanto menos água mais dificil se torna de controlar parâmetros!

 

Contudo, tenho CRS e CBS neste aquario e tive agora as primeiras crias de três fêmeas...para cima de 50 crs e cbs e pelo menos 4 taiwans !

 

O meu truque foi basicamente dividir o aquario: 50% do aqua limpo e 50% plantado com anubias, fetos de java , musgo de java e foxtail!

 

O que eu quero dizer com isto é que com litragens muito pequenas, quanto mais plantado estiver o aquário menos oscilações e picos de amónia terás no aquário!

 

O meu conselho é que plantes muito bem isso!

 

Espero ter ajudado,

 

Cumprimentos,

 

Alexandre Ferreira.

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Warmode o cruzamento das espécies?

 

Não entendo em concreto qual a tua questão, para a próxima uma exposição mais promenorizada do motivo que suscitou duvida seria útil.

 

Em relação ao tema de cruzamento de espécies, se o criador deste tópico encontra-se incerto sobre que especies de gambas pretende colocar, deverá ter em atenção o diagrama de cruzamento de espécies:

http://nanocaridina.weebly.com/uploads/1/1/2/7/11271778/nanocaridina_shrimp_breeding_chart.pdf

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não é necessário especular que especies se cruzam, basta usar o quadro de referência que coloquei no meu post anterior.

 

Não é necessário especular nada, nenhuma das espécies se cruzam.

 

Mas obrigado pela partilha, embora eu já conheça esses quadros há uns aninhos, dá sempre jeito para os users novos tirarem as suas dúvidas.

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não é necessário especular nada, nenhuma das espécies se cruzam.

 

Mas obrigado pela partilha, embora eu já conheça esses quadros há uns aninhos, dá sempre jeito para os users novos tirarem as suas dúvidas.

 

Existem bastantes espécies que se cruzam, daí eu ter fornecido o quadro, para se usar como referência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Aqui não vai ter cruzamentos de especies nenhumas, a minha intenção será ter 2 colonias de familias distintas caridinas e neocaridinas essas não cruzam pelo que tenho lido.

 

Não sou nenhum expert mas já perdi (ou não) umas horitas aqui no forum

 

agora falta é a parte pratica, essa só tenho de red cherry, tentei os crs mas como foi num comunitario não correu bem

 

desta vez agora vou fazer os possiveis para criar com sucesso os crystal black, os yelows esses a criação deve ser identica aos reds por isso não precisam de grandes procupações

 

peço que me corrijam se disse alguma asneira

 

cumprimentos


WarMode obrigado pela tabela, parece das mais completas que vi até hoje

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que li não querendo ser desanimador, o teu projecto ira se traduzir numa tragédia para os CBS sempre a velha teimosia de quanto mais melhor misturam espécies diferentes com necessidades diferentes. No forum encontras bons exemplos de aquários de invertebrados, e outros menos bons. Algumas espécies se não segues as regras perdes tudo e não vale a pena insistir no prejuízo.

Editado por clik
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

click esplica lá isso melhor, o que gostava de fazer é isso os cbs e yelow, mas abri este tópico mesmo para me ajudarem a não fazer asneiras, ou seja aprender com a malta.

 

tive um projeto com redcherry e desde o momento que os pus sozinhos num aquario nunca mais dei conta da peste!!!

 

mas diz lá por que razão pode correr mal

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, em certa medida já respondeste a tua pergunta. Como já mencionas e bem são duas espécies distintas e como tal requerem cuidados diferentes para alem do facto que deves ter em conta os parâmetros da agua os Yelow toleram mais variação sendo muito mais resistentes.

Outra situação se os mesmos forem de criadores diferentes vem em simbiose com os micróbios e bactérias de origem isto é o sistema imunitário esta adaptado, ao juntares essas trocas de bactérias e micróbios entre as duas espécies pois provem de ecossistemas fechados acabas com baixas em ambos os lados pois muita gente não faz adaptação dos mesmos. Outra situação os CBS preferem substratos argilosos não me parece que seja esse o caso, logo é algo fundamental na montagem de aquários para Caridina cf. cantonensis 'Bee' teres um bom substrato pois permite um maior numero de bactérias e micro organismos. Se criares só uma espécie mesmo misturando CRS e CBS logo tens melhor resultado que misturares outras variedades. Neste momento diria que a tua montagem é adequada a criação desta variedade. http://shrimpkeeping.com/?attachment_id=116

 

​Para os interessados fica aqui algo importante sobre camarões. http://shrimpkeeping.com/water-params/

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

obrigado click, ora substrato tenho o help shrimp soil e depois como achei pouco misturei um inerte que tinha aqui por casa.

 

vamos ver no que dá

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos!

 

Na minha opinião podes colocar sem problema os CBS e os Yellow! É comum entre os criadores colocarem uma espécie de Caridinas juntamente com Neocaridinas pois, como são duas espécies totalmente distintas, não se cruzam! É óbvio que o teu centro de atenção terão de ser os Crystal Black poiis estes são muito menos tolerantes a variações de parâmetros!

 

Boas, em certa medida já respondeste a tua pergunta. Como já mencionas e bem são duas espécies distintas e como tal requerem cuidados diferentes para alem do facto que deves ter em conta os parâmetros da agua os Yelow toleram mais variação sendo muito mais resistentes.

Outra situação se os mesmos forem de criadores diferentes vem em simbiose com os micróbios e bactérias de origem isto é o sistema imunitário esta adaptado, ao juntares essas trocas de bactérias e micróbios entre as duas espécies pois provem de ecossistemas fechados acabas com baixas em ambos os lados pois muita gente não faz adaptação dos mesmos. Outra situação os CBS preferem substratos argilosos não me parece que seja esse o caso, logo é algo fundamental na montagem de aquários para Caridina cf. cantonensis 'Bee' teres um bom substrato pois permite um maior numero de bactérias e micro organismos. Se criares só uma espécie mesmo misturando CRS e CBS logo tens melhor resultado que misturares outras variedades. Neste momento diria que a tua montagem é adequada a criação desta variedade. http://shrimpkeeping.com/?attachment_id=116

 

​Para os interessados fica aqui algo importante sobre camarões. http://shrimpkeeping.com/water-params/

 

 

O Clik falou nisto e muito bem! O melhor a fazeres é introduzir uma espécie e esperar à volta de um ou dois meses antes de misturar! Isto vai dar tempo aos camarões de se habituarem ou melhor dizendo " adaptarem " o seu sistema imunitário às bactérias, micróbios e parâmetros do teu áqua em geral! Uma das formas de saberes se os Shrimps estão totalmente adaptados à nova casa é o inicio do ciclo reprodutivo!

 

Cumprimentos,

Alexandre Ferreira!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

obrigado pelas dicas Alexandre, estes nitratos é que teimam em estar altos, este fim de semana vou fazer uma boa mudança de agua a ver se isto vai ao sitio...

 

não estou a ver a razão disto palntas estão verdes, já espalhei os musgos que estavam apertados, já limpei o filtro e ceramicas, troquei a lã... só se for mesmo do areão

 

tenho no aqua meia duzia de caracois e 2 reds, que foram agarrados as flutuantes, são para retirar depois, não tou mesmo a ver a razão dos nitratos estão a bater nos 250mg/l

 

Só notei uma alteração no aquario até ontem tinha uma pelicula esbranquiçada á superficie,que não desaparecia nem com boa circulação de agua, que entretanto desapareceu

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde malta

 

O aquario continua na mesma, estou seriamente a pensar em desmontar tudo lavar e iniciar de novo o processo do ciclo...

 

é pa não sei que faça mais, já adicionei mais flutuantes e umas foxtail, tenho isto cheio de plantas mesmo assim não baixam os nitratos,praticamente não dou comida ao red que está dentro, tenho dado 1 bolinha de granulado ai 2 vezes por semana

 

assim que faço tpa baixam para metade, mas no dia seguite já tenho os nitratos em altas de novo

 

Isto tem que ser do proprio areão ou do help ou do inerte

 

Alguns conselhos antes de desmontar? são benvidos todos os conselhos

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais