Bateria para Shrimps- DIY - 6 Aquas + Sump


Recommended Posts

Boas amantes de gambas!

 

Quando me registei neste fórum, tinha apenas como objectivo tirar algumas dúvidas sobre o meu primeiro aquário de água quente! Foram imensas sobre o ciclo do azoto e por aí em diante! Isto com o intuito de ter um aquario bonito, cheio de peixinhos e com vida ! Nunca me tinha interessado ou aberto a área de Invertebrados até meados do ano passado!

 

Pois bem! Maldita a hora em que abri pois fiquei logo preso ao monitor ao ver estes pequeninos coloridos que tanto nos fascinam! Posso afirmar a pés juntos que estou oficialmente viciado em camarões, e foi essa a razão que me levou a fazer possiveis e impossiveis para realizar este projecto!

 

Os €€€ andavam escassos por causa do raio dos carros! Ora avaria aqui, ora avaria ali, ora....vai pá sucata e compra outro jcb_

As coisas estão melhores ( é a vida do operário fabril ) , e quis então partilhar com vocês este meu projecto!

 

Já tinha aqui um tópico na área exclusiva para camarões, mas decidi colocar este tópico aqui para ficar junto das outras baterias!

 

Desde já um obrigado a todos os gambómaniacos por terem comentado no meu outro post e terem contribuido indiretamente para este meu novo vicio!

 

Ora então seguem as fotos do arranque do projecto que é o que o pessoal quer : :P

 

 

 

DSC03084_zps7e52cb5e.jpg

 

 

Esta é a estante base em que vou trabalhar! Comprei no Maxmat à algum tempo! Suporta 200kilos por prateleira! Dimensões 1.77*90*45 (altura*largura*profundidade)

 

Já tenho ao lado contraplacado Mdf de 12mm para contruir e reforçar a bateria! ( não consegui arranjar de 8mm )

 

DSC03085_zps01653a8d.jpg

 

Hoje saí Às 8 da manhã do trabalho e fui buscar os vidros para os aquários! Dimensões 82*40*27 em vidro de 8 mm, com divisão ao meio!

 

DSC03086_zpscb109fbd.jpg

 

Não resisti e colei o primeiro aquário! Ficou um pouco mal mas nada que um xizato não resolva!(não sei se é assim que se escreve) !

 

DSC03087_zpsbacbd964.jpg

 

O silicone que estou a usar! Já alguém experimentou?

 

DSC03089_zps906999c2.jpg

 

Aqui o pormenor da furação para a Sump! Tem um furo em cada topo do aquário para levar um joelho invertido! O excesso de água cairá na sump que por sua vez será bombeada novamente para os aquas! No entanto deixei o furo aberto ( ainda ) pois pode ser que surjam aqui novas ideias :!::!:

 

 

Por hoje é tudo! Amanhã vou começar a colocar as madeiras e a electrificar a bateria para depois poder pintar tudo!

 

Estou a pensar comprar uma bomba Eheim Compact 1000 para este projecto! Tem um poder de elevação de 2 metros! Acham suficiente?

 

Cumprimentos,

 

Alexandre Ferreira!

 

 

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parabéns pelo projecto. Tens aí material para dar espectáculo! x)

Quanto ao silicone, é o que tenho usado, e tenho-me dado bem com ele.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parabéns pelo investimento e benvindo ao mundo maravilhoso dos inverts.

 

Depois diz em que fauna estás a pensar.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UI... já me cheira a espetaculo :tongue:

Podes ter a certeza que vou seguir com atenção ahah

Boa sorte para o projeto

Abraço ;)

 

Obrigado :D

 

Boas,

 

Parabéns pelo projecto. Tens aí material para dar espectáculo! x)

Quanto ao silicone, é o que tenho usado, e tenho-me dado bem com ele.

Abraço

 

Por acaso estou contente por ter comprado o silicone transparente! Também havia em preto mas em caso de ficar um pouquinho sujo não se nota tanto!

 

Obrigado!

 

Boas,

 

Parabéns pelo investimento e benvindo ao mundo maravilhoso dos inverts.

 

Depois diz em que fauna estás a pensar.

 

Abraço,

 

Boas A.Ferreira!

 

A fauna que estou a pensar:

 

Neocaridinas:

 

Red Sakura Grade SS

Blue Jelly

Yellow Fire

Black/Blue Rilli "Sakura" - parece estranho mas é mesmo assim que se chamam

 

Caridinas

 

F1 de Taiwan Bee CRS e CBS

 

Golden Tiger

 

Blue Tiger

 

 

PS: Estes 2 últimos ainda estou um pouco com o pé atrás! Como os parâmetros vão ser iguais em todos os aquas estou com um pouco de receio que não se adaptem a um Ph mais acido! Pelo menos do que tenho lido este Tiger's gostam de Ph Neutro!

 

Alguém tem destes bichos e me pode dizer os parâmetros em que os mantém?

 

Cumps!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas .. Parabéns pela iniciativa e bem deseijo-te bastante sorte com o projecto ;)

Respondendo a tua pergunta dos tiger ..

 

Eu tenho Blue Tiger

Parâmetros medidos no fim de semana passado

 

ph 6.8 kH:1 gH:4 Temperatura :24º

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas .. Parabéns pela iniciativa e bem deseijo-te bastante sorte com o projecto ;)

Respondendo a tua pergunta dos tiger ..

 

Eu tenho Blue Tiger

Parâmetros medidos no fim de semana passado

 

ph 6.8 kH:1 gH:4 Temperatura :24º

 

Boas Paulo!

 

Obrigado pelo apoio.

 

Com esses parâmetros tens conseguido reprodução deles?

 

Se eles se adaptam bem então não estou a ver qualquer problema em toda a fauna que pretendo! Os parâmetros são bons para todos!

 

Cumps!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar comprar esta bomba! https://www.eheim.com/en_GB/products/technology/pumps/compact-1000#description

 

Acham que será suficiente para este projecto?

 

Cumps!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

parabéns por mais um belo projeto de uma bateria. Espero que tenhas sorte nessa nova etapa na aquariofilia, pois vai com certeza trazer-te muitas alegrias.

 

Vai colocando fotos com a evolução dessa bateria para a malta ir acompanhando "ao vivo"... hehehe

 

Abraço

Emanuel Esteves

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boas Paulo!

 

Obrigado pelo apoio.

 

Com esses parâmetros tens conseguido reprodução deles?

 

Se eles se adaptam bem então não estou a ver qualquer problema em toda a fauna que pretendo! Os parâmetros são bons para todos!

 

Cumps!

Boas ... Sim tenho tido repruducao apesar de so ter uma fêmea lol mas as crias ja estao a crescer mais 2 meses ja começam a ovar se tudo correr bem ;)

 

Boa sorte com isso abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

 

Hoje terminei os aquários! Como não gostei muito do acabamento do silicone e também para dar mais alguma segurança às juntas dos mesmo, colei umas cantoneiras em pvc de 1.5 cm! Os joelhos também já estão no sitio!

 

Ficam algumas fotos!

 

DSC03094_zpsfa1a807f.jpg

 

DSC03095_zpsfc6b9fae.jpg

Aqui a parte de trás de um aquário já com as calhas de pvc e com os joelhos colados!

 

DSC03096_zps57a256cc.jpg

Pormenor do joelho!

 

DSC03097_zps7d462753.jpg

Aquário visto de frente!

 

DSC03099_zps70def751.jpg

Algumas das peças de pvc usadas!

 

DSC03100_zpsdb8600d5.jpg

Aqui já com o kit de descida montado! É só encaixar tubo agora!

 

DSC03101_zps10ab7e83.jpg

Este é o aquário de baixo!

 

DSC03103_zps310c442f.jpg

Este é o aqua de cima!

 

DSC03104_zps79679724.jpg

Este é o do meio!

 

Os aquários estão prontos! Amanhã o silicone das calhas já deve estar bem seco para fazer o teste de fugas! Depois é só limpar e colocar película preta!

 

Desmontei a estrutura toda e comecei por pintar as prateleiras com um Bondex acetinado!

 

DSC03105_zps257d4914.jpg

Sim!!! Eu pinto na sala!!!! Moro num apartamento e como devem calcular tem estado um solinho :naughty::naughty:

 

DSC03107_zps23fdadf1.jpg

 

As 4 tábuas ficaram assim! Agora é esperar até amanha de manha! Espero que estejam secas! Só vou trabalhar às 16h portanto ainda vou ter tempo para trabalhar na estrutura!

 

 

O que me dizem destes updates??

 

Cumps!

  • Votar + 3

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me bem :tongue:

Mal posso esperar para ver as gambas

Abraço ;)

 

Ainda vai demorar um bocadinho até entrarem as gambas :naughty::naughty: Vou ter de ciclar a bateria no mínimo 45 dias ou o tempo necessário até o ciclo estar completo!!!

 

Cumps:D

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

 

Deixo aqui uma foto com a bateria já com as prateleiras no sitio!

 

Por falta de altura a sump vai ter de ficar fora! Já pensava fazer um género de armário ao lado para guardar comidas etc.. assim a sump ficara no fundo desse armário!

 

 

DSC03108_zps408f6932.jpg

 

Cumps!

  • Votar + 1

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já temos mais alguns updates! E por hoje vamos ficar por aqui pois ainda tenho de ir trabalhar até Às 00h!!!

 

DSC03109_zps24792cfa.jpg

Fiz uma limpeza por alto aos aquarios todos e fiz o teste de fugas! Tudo ok nos 3 aquários!

 

DSC03110_zps7671ed6f.jpg

Esta placa de 12mm foi colocada ao centro atrás para dar mais um reforço à estrutura! Pormenor da fixação!

 

DSC03111_zps9192c951.jpg

 

DSC03113_zpsfd7a353a.jpg

As laterais também vão reforçar a estrutura em todas as prateleiras! A foto a seguir mostra a fixação por dentro!

 

DSC03114_zps23d085dd.jpg

 

Fica aqui uma foto geral da bateria com o aquário de baixo no sitio! Vai servir para amanhã tirar medidas para a frente!

 

DSC03112_zpsada43bf2.jpg

 

Amanhã como eu disse em cima, vou tirar medidas das frentes, limpar os aquários e colocar a pelicula, e talvez fazer a tubagem de descida! A de subida vou ter de esperar pela chegada da bomba que espero que cumpra os requisitos! Encomendei a Eheim compact 1000 23w!

 

Espero que tenham gostado dos updates!

 

Cumps :gameboy::gameboy::gameboy:

  • Votar + 3

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alexandre,

 

Grande projecto.... Tá a ganhar forma o teu projecto tá a ficar 5*, continua postando actualizações que é o que a malta quer para tirar ideias. :D

 

Abraco

 

Ruben

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alexandre,

 

Grande projecto.... Tá a ganhar forma o teu projecto tá a ficar 5*, continua postando actualizações que é o que a malta quer para tirar ideias. :D

 

Abraco

 

Ruben

Boas Ruben!

 

Obrigado pela força!

 

Cumps!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Dá gosto ver tanto entusiasmo!

 

Só uma questão que me surgiu (talvez não faça sentido mas ocorreu-me)...o piso onde a estante está não é parquet flutuante? Caso seja, não corres o risco com o peso dos aquas o danificar?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alexandre.

Estás com a pica toda, BOA!!!!!!!!!

Força aí camarada, excelente projecto, já lhe sinto o cheiro das gambas!!!!.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Dá gosto ver tanto entusiasmo!

 

Só uma questão que me surgiu (talvez não faça sentido mas ocorreu-me)...o piso onde a estante está não é parquet flutuante? Caso seja, não corres o risco com o peso dos aquas o danificar?

 

Cumprimentos

Boas Gabriel!

 

Faz todo o sentido essa questão! Os pés da bateria são em borracha maciça! Os que vinham eram de plástico mas eu a pensar nisso mesmo arranjei uns de borracha! Depois coloco foto!

 

Cumps!

Boas Alexandre.

Estás com a pica toda, BOA!!!!!!!!!

Força aí camarada, excelente projecto, já lhe sinto o cheiro das gambas!!!!.

 

Abraço

Boas Paulo!

 

Obrigado pela força! Sim estou com a pica toda mas ao mesmo tempo tenho em mente que a pressa é inimiga da perfeição! Tenho de ir com mais calma para não fazer asneiras sobretudo agora que estou prestes a fazer os primeiros testes ao circuito de água! Espero que funcione tudo como é suposto!

 

Cumps!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.