Dúvida de calha


Recommended Posts

Boas pessoal, tenho um aquário de 450lts de 1,5m e 60 de profundidade e queria saber se alguém tem alguma opinião de calhas programáveis baratas, tava a pensar em 2 que n custassem mais que 300€ cada sendo que como era um aquário de água doce tem um grande vidro a meio para n criar barriga...alguma sugestão?

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas uma calha ati ainda compensa hoje em dia? Os consumos energéticos são pelo que sei muito mais elevados do que as leds para além da duração também n?

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa nao percebi essa da ATI ainda compensar ATI é do melhor que ha. em relação aos consumos isso tem muita conversa. pois se tiveres 90 watts em leds e 90 watts em T5 o consumo é exactamente o mesmo. agora se disseres que em leds nao precisas de tantos watts para ter uma luminosidade maior ja estamos a falar diferente , mas tambem nao vais ter a mesma cor e espectro do que em t5. tudo vai depender do tipo de corais que queres ter.

o preço de um bom leds em termos de t5 a longo prazo vai dar ao mesmo.. so daqui a nao sei quantos anos é que tens o retorno..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Não diria que leve anos a ter retorno com os leds

No caso de t5 pra esse aquário deverá ser a volta de 6 a 8 t5 de 80w ... Façam as contas só na troca de lâmpadas só fim de um ano ... E como necessário menos watt leds que watt t5 logo menor gasto energético ,logo poupança ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim e quanto te custa uma calha como deve de ser em leds ? sao essas as contas que tem de se fazer... nao é so olhar ao preço alem que para um aquario de 1,5m ele precisa no minimo de 2 a 3 canhoes de leds..

custo anual de electricidade mais custo do material.. vais ver que so ao fim de alguns 2 ou 3 anos é que estas a começar a poupar com os leds...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que uma calha te custe 500 euros mais 160 das lampadas mais 160 de um ano de troca de lampadas.. 820 euros para a t5

agora um aquario de 1.50 precisa no minimo de 4 focus de leds cada um deles a 450 euros sao 1800 euros. sao 360 watts de leds contra 640 watts ou seja de diferenca sao 3,92 euros por mes em consumo

o que te da 47 euros por ano mais os 160 das lampadas 207 euros por ano. ou seja ao fim de 5 anos é que igualaste os leds. 5 anos é normalmente a vida de um led. será que compensa mesmo ? em relaçao ao espectro que tens de luz ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens muitas opções alternativas em led sem ser os focus , deves estar a referir te as kessil, penso eu....

Além de encontrares Abaixo desse valor ,encontras imensos modelos, basta uma leve pesquisa no ebay .....

Duração de vida de um led não são 5 anos .... Equivalência watt led para t5 tb não é ratio 1:1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais