15lt Shrimp Booty Camp


Recommended Posts

Boas pessoal,

Andei a pensar e vou mesmo usar o suposto aquário hospital como aquário de camarões!

 

Não consigo imaginar aquilo sem vida constante, por isto aqui vai :)

 

 

Aquário de 15Lt

 

Hardscape:

 

- Tronco

- 1 rocha vulcãnica

- Cascalho inerte vulcânico

 

Flora:

 

- Weeping moss

 

Fauna:

 

- Red Cherry Shrimps

 

Album

Editado por Tiago Nicolau

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago, fico contente que tenhas montado um nano para camarões, fizeste muito bem :)

 

2 perguntas:

 

Falas em 2 rochas vulcânicas mas as que se vêem não parecem ser;

Tens adição de co2? Para musgos e camarões?

 

Agora uma sugestão: um tronco pequeno ficava aí à maneira, podias depois prender um pouco de musgo ou uma planta de rizoma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António se é uma pedra local, garantidamente que é vulcânica :naughty::naughty: .

Tiago Tens CO2 neste aqua??????

A sugestão do António parece bem.

Agora ciclar o Aqua e depois trocar o substrato???? então para qùê o Ciclo?? ai ai as bactérias do filtro podem não ser suficientes além do que vais gerar picos de ammonia a retirar esse areão , e depois? como ficam esses pequeninos??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CO2 neste não lol, CO2 é para o outro maior :), devem tar a perguntar por causa do drop checker, este está ali só porque quis testa-lo :)

 

A pedras foram retiradas de um vulcão (Lagoa do fogo) por isto se forem calcárias, seria o maior dos azares, mas testei e não houve alterações :)

 

O tronco ia comprar ontem mas irei hoje,

A troca de substrato é porque este aquário era mesmo só provisório, e o substrato foi so mesmo para ter algum lá, mas para aquário em condições, não gosto mesmo nada,

Por isto a troca de substrato, e como tenho as cerâmicas, foram elas que me safaram antes, tem lá alojadas as bactérias.

 

 

O que estou pensando fazer é meter os camarões no cubo da vodafone enquanto faço as mudanças, porque queria colocar o tronco e meter o mesmo cascalho que tenho no aquário maior, e fazer um tapete de musgo no sitio do tronco :)

 

 

Todas estas alterações não são para já, pois as plantas chegaram e agora tenho de me focar no aquário maior,

Ainda mais que tenho de limpar o areão novo, limpar e deixar o tronco novo repousar, por isto vai levar algum tempo até mudar

Editado por Tiago Nicolau

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Dei maõs á obra e coloquei novo substrato, o tronco pequeno do outro aqua, para ficar mais como queria, coloquei a tampa de vidro, descaindo para trás, para alguma da agua voltar para o aqua,

 

Agora sim gosto de ver esse pequeno aqua :)

 

Vou usar sempre água filtrada com carvão activo nas TPA,

Removendo metais pesados, e usando Prime, em principio elimino o cobre extra que andava a fazer mal, caso tenha sido isto.

 

Parametros agora andam assim:

 

pH: 7.5

kH: 4-6

gH: 1-2

TDS: 120-140ppm

Temp: 21ºc

gallery_70562_3945_679091.jpg

 

gallery_70562_3945_1242298.jpg

 

gallery_70562_3945_127868.jpg

Editado por Tiago Nicolau

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Dois reparos:

 

- Um fundo no áqua ficava bem;

- Essas cerâmicas enterradas no areão fazem o mesmo efeito e visualmente ficava bem mais natural.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fundo preto como tenho no outro,

Mas tou a pensar um fundo com musgo :)

A parede de musgo digo

 

As ceramicas nem sao pa ali ficar, mais dia menos dia tiro-as :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Update no aquário,

 

Comprei 16 RCS, basicamente todos os da loja :)

Aguentaram-se bem, fiz a ambientação lenta de 2 horas gota a gota, e pelo menos não me morreram um dia depois, já é um avanço, até hoje conto apenas 1 morto (parece que a ecdise foi incompleta) e um que anda desaparecido pois foi o unico a não aparecer na hora da paparoca.

 

Não sei se eles estão bem pois uso água filtrada em carvão activo, ou se é o facto de não andar a remexer em fundos, e trocas de pedras, etc, mas não abdico da água filtrada, andavam a meter muito cobre lá na rede municipal, e penso que isto em nada ajudou!

 

Meti esponja no filtro, fiz á medida e cozi com linha, fiz isto pois vi um pequenote engatado de costas a ser sugado, espero que o desaparecido não tenha sido triturado :(

 

Não sei se a esponja e areão estão mais maduros o suficiente para tirar as cerÂmicas, mas como os camarões gostam tanto delas, acho que sigo o conselho do camarada A. Ferreira e enterro em vez de ficarem tão á vista :)

 

Adicionei uns pezitos de Tripartita, mais para dar um efeito ornamental, pois para crescerem com pouca luz e só com fezes de camarão, não vao muito longe lol

 

Do aquário principal adicionei um pouco de algas colhidas das Hemianthus Callitrichoides, e foi com espanto que vi os camarões á bulha para comerem as algas :o

 

Até agora só mudei a agua uma vez e foi 20%, como este não é densamente plantado, o impacto de altas TPA é demasiado grande, não quero arriscar outra vez,

 

Parametros que tenho medido mais são mesmo a TDS,mas outros tão assim:

 

Temp: 21-22ºc (não sei em que termometro acreditar, mas a temp nunca mexe, só nao sei se os 21ºc são mesmo 21 ou se são 22)

TDS: 160

Condutividade: 300uS

kH: 4

gH: 1

pH: 8.2

 

A meu ver, já que o kH reflete a capacidade de resistencia de mudanca de pH, este não baixou ainda pois não há factores para baixar, pois o kH andava na casa dos 8 antes, e o pH nada mexeu, continuando nos 8,

no inicio dava importancia a isto, agora não, pH é o reflexo dos parametros todos, e não uma preocupação em si,

Preocupo-me mais em ver como anda o kH pois este é mais influenciavel na saude tanto de plantas como peixes,

 

Tenho ideia que mudaram a nascente a que vem a minha água pois ela agora vem bem mais suave que antes, mesmo medido a agua que vem da fonte sem ser filtrada, o kH anda na casa dos 2,quando era 8 antes!

 

gH é quase inexistente, sempre foi, por isto adiciono 4ppm de Mg, vindo do MgSo4, para não haver falta, nem excesso,

Pelas minhas contas, tenho 7,5ppm de Ca vindo da agua, e com 4ppm de Mg adicionado, fico com racio para não haver falta nem para as plantas nem para os camaroes.

Obviamente que o TDS subiu de 130 para 160, mas sei a razão de subir :)

 

Por agora o aquario principal está a testes ainda, mas tudo indica que os camaroes vão para lá dentro em breve, apenas quero que a fémea acasale e dê pequenotes para não ter o azar de ficar sem camaroes se a coisa der para o torto!

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Que raio de água manhosa que vocês têm aí...

 

Como isso é um aquário pequeno eu usava água de garrafão com um pH à volta de 6 e picos e adicionava aqueles produtos para fornecerem minerais e cálcio.

 

De qualquer vai postando a evolução disso para acompanharmos.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A minha também é muito dura e tem pH de 7,5, mas com o uso daqueles substratos que baixam o pH fica porreira. De qualquer as TPA's são sempre com água de garrafão, senão acho que o substrato vai à vida num instante.

 

Mas não tenho pena do pessoal dos Açores, pedras porreiras e areia preta à borla, já para não falar que lá nem precisam de cavar para plantar as coisas..., a terra treme biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu se for directamente á nascente tenho água quase pura :)

Só que tenho um peugeot 107 e aquilo para levar jerrican de 50 litros não dá muito certo lol

Os tipos na central de tratamento é que adiciona NACLO para subir o pH e desinfectar, e fica esta abrotea de água que só filtrada é que se bebe :/

 

Os camarões estão activos e a comer, é o que me interessa, ando a dar-lhes algas do aquario principal e agora andam todos doidos a comer as algas como se não houvesse amanha :D

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Querem ver algo engraçado?

Ora tenho um ninja que parece ser o Indiana Jones invertebrado, porquê? Ora vejam:

 

Imagem colocada

Imagem colocada

O gajo lutou contra a corrente, ficou la dentro e fez-me ficar ali ate ele ir embora caso ele ficasse aflito lol

Ele ainda ficou fora de agua algum tempo como se nada fosse lol

 

Aproveitei e tirei umas fotos aos outros tambem, coloquei mais algas e adoraram :)

 

Imagem colocada

Imagem colocada

  • Votar + 1

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update:

 

No primeiro dia dos novos camaroes, um ficou com ecdise incompleta e morreu, ontem havia um que por 2 dias tinha o exoesqueleto quebrado e sucumbiu hoje de novo, penso ter sido os fracos que não se adaptaram a tempo,

 

Os outros estavam ontem todos activos, dois até andavam a ver se entravam no filtro, mas quando dei algas para comerem, ficaram todos calmos, acho que andam viciados nisto :)

 

Comprei folhas de Amendoeira da India e Pinhas, vou colocar hoje depois da TPA de 20%

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pequeno update:

 

Aquario com 2 pinhas para benefeciar a saude dos camaroes, ficou escura como queria, e apos quase 1 semana baixou o pH de 8,3 para 7,8

 

O melhor foi que a fêmea apos a ecdise, ficou fértil e agora ja se ve os ovinhos :)

 

Semana começou atribulada mas os camaroes ja parecem mais á vontade e cresceram :)

 

Fotos da femea:

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Actualização:

 

- Fémea alfa da colonia já deu crias, demasiado pequenas para fotografar sem Macro, mas contei 4 criaturazitas, já se aventuram um pouco :)

 

- Ando a fazer trocad e água de 15 em 15 dias, e vou experimentar de mês a mês se TDS não se alterar muito...apenas tenho carga organica dos camaroes, musgo de java tem crescido, dando conta da degradação dos dejectos,

Se Nitritos estiverem sempre a 0, Nitratos sem tar a valores acima dos 15ppm, não vejo razão em trocar uma água que está limpa, só se for para estimular a ecdise e ritual de reprodução após esta,

 

- estou seriamente a pensar colocar feto de java mini neste aqua, no lugar das cerâmicas,

 

- musgo de java cresceu bastante desde o inicio e gosto dele assim, mas levará poda um dia destes

 

FOTOS do album:

 

24JAN14

24JAN14

24JAN14

24JAN14

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal, Update:

 

- Aquário mantem boa saúde, após 3 semanas sem troca de agua e apenas reposição de água evaporada com água destilada, valores continuam bons, N02 a 0, Nh4 igualmente, NO3 a 5-10 ppm,

pH a 7,3, kH a 3, gH a 5, TDS a 200.

 

- Agora estão 3 fémeas grávidas para grande alegria minha, 6 pequenotes a crescerem,

 

Hoje dei courgette e adoraram, deixei a cozer por uns 3 minutos, ficou 2 horas e notava-se que faltava alguma coisa quando tirei,

 

FOTOS do album e video:

 

09FEV14

09FEV14

09FEV14

 

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloquei no inicio para acelerar o ciclo de azoto, mas como vi que os bichinhos andam sempre de volta das ceramicas, deixei tar,

Ainda nao sei se as tiro todas e coloco fetos de java ou se deixo algumas

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Boas pessoal!

No seguimento do meu aquário principal, este também foi remodelado.

 

Introduzi as Anubia Nana Petite; Feto de Java e as Crpytocoryne.

 

Tenho novamente uns 30 RCS que parecem estar a dar-se bem.

 

O projeto é o mesmo, sendo um aquário de criação de RCS para o aquário principal.

 

Neste aqui vou apenas fazer TPA mensalmente de 20%

 

Faço semanalmente fertilização leve. Faço 2ml do mix macro+micro que uso no principal. Em vez de fazer 4x por semana, faço apenas 1x, por isto deve ser 1/8 de EI. Noto que este aquário fica propenso a algas nos vidros, por isto devo necessitar colocar mais fertilizante mas ainda estou a ver se os RCS estão de saúde

gallery_70562_3945_450577.jpg
Editado por A. Ferreira
meter foto em tamanho "decente" :-)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.