Algas castanhas?


paulo7

Recommended Posts

Aquário+sump tem cerca de 360litros.

Filtragem e feita por sump com coluna seca.Bomba resun 2000l/h que só faz cerca de 1200l/h.Tem cerca de 500g lã filtrante e tem cerca de 4litros de siporax mini.

 

Fiz testes a pouco e os resultados foram:

Ph 6.5

Gh<1

Kh<1

No2 0.0mg/L

No3 5mg/L

 

A filtração não está a ser muito eficaz,será que pode ser por causa disso?Não consegui tirar fotos mas há algumas folhas que estão a ficar cobertas de castanho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

90*60*60, tem cerca 1-2cm de jbl aquabasis e por cima areia de sílica. A iluminação é um projetor led de 30watts com angulo de feixe de 60º com temperatura de cor de 6500k. Fertilização não faço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu apostava em envenenamento por excesso de fosfatos tanto do aquabasis por pouca altura de areia (parece) como da própria areia de silica. Faz tpa's grandes a ver se melhora.

 

Não sei até que ponto as echinodorus se aguentam nessa areia fininha que compacta e limita a oxigenação das raízes.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que eu saiba não há grandes alternativas pois quase todas elas vão subir PH.

 

Se queres areia branca tens de ter consciencia que poderás ter dificuldades com a grande maioria das plantas.

 

 

Qual a altura da areia?

 

Tens teste de nitrato e fosfato?

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu apostava em envenenamento por excesso de fosfatos tanto do aquabasis por pouca altura de areia (parece) como da própria areia de silica. Faz tpa's grandes a ver se melhora.

 

Não sei até que ponto as echinodorus se aguentam nessa areia fininha que compacta e limita a oxigenação das raízes.

 

Não concordo com nada disto. Primeiro, nunca ouvi falar de envenenamento por fosfatos que é um macronutriente essencial. Segundo, que eu saiba são as plantas que produzem oxigénio e que o libertam, entre outros, no substrato através das raízes e não o contrário.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que eu saiba qualquer macro-nutriente em excesso pode se tornar tóxico e com isso limitar o crescimento das plantas, a absorção de outros nutrientes podendo até fazê-las regredir e morrer.

 

Se produzem oxigénio pelas raízes quer dizer que respiram, certo? Se respiram, um solo compactado não limita essa respiração?

Editado por José Cruz Silva

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tóxico talvez... mas isso são muitos ppms (e bota muitos em cima). Limitar os outros... não percebo como. Se estiver em falta tudo bem (Princípio de Liebig), mas por excesso não faz muito sentido.

 

"Se produzem oxigénio pelas raízes quer dizer que respiram, certo?"

 

Errado... Na respiração é que se consome O2 (e as plantas também o fazem). Mas quando produzem O2, elas estão a fotossintetizar e não a respirar. Logo, um solo compactado não pode limitar a fotossíntese.

 

Para além disto, era preciso que as raízes fossem um órgão assim tão simples. Vocês subestimam as raízes. Elas são o coração das plantas. Podes perder a parte toda de cima da planta e ela volta a crescer. É por causa das raízes. Para além disto, não falta lama e vaza (que compacta muito mais do que areia) no fundo dos habitats onde as plantas vivem no seu meio natural. E para além disto, as plantas podem respirar, absorver nutrientes, e tudo mais a partir das folhas e depois canalizar estes "produtos" para as raízes. São seres muito mais complexos do que a maioria do pessoal pensa. Se fosse só por estarem em areia que morriam estavam bem tramadas.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom...eu participei neste tópico com o intuito de ajudar o paulo7 com o seu problema. Uma vez que ele nem parece ter teste de nitrato e fosfato, não me parece fazer muito sentido estar a discutir a partir de quantos ppm determinado composto se pode tornar venenoso (que saiba ainda continua a ser um sinónimo de tóxico).

 

É senso comum que adubo em demasia mata plantas bem como é senso comum que o substrato deva ser oxigenado. Acho que devia de ser por isso que o meu avô lavrava a terra, não porque o gasóleo era barato.

 

Não querendo discutir mais este tema acho que te basta uma pequena pesquisa pela net que encontras diversos estudos e demonstrações sobre toxicidade de nutrientes bem como sobre compactação de solos. Se calhar, nalguns estudos vais encontrar que não são precisas concentrações tão altas como insinuas para que se tornem tóxicos.

 

 

Por mim o meu conselho quanto ao tema do tópico é fazer mudas de água grandes e talvez considerar alterar o substrato.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Só agora consegui vir aqui, e sim tenho teste de nitratos e de fosfatos.Os de nitratos já tinha postado lá em cima e estão nos 5mg/L que fiz agora o teste. Os fosfatos estao nos 2.5mg/L.

Vou começar com as tpa's diárias a ver se baixam.Para já não estou a considerar mudar o substrato mas se continuar vou ter que pensar nisso.

Estive a ver e nos salgados custumam usar um produto na sump para baixar os fosfatos.Valerá a pena usar isso visto que os nitratos estão mesmo muito altos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o tipo de aquário que tens, esses valores estão bastante aceitáveis, por isso não será concerteza por aí. A areia de silica costuma libertar muitos fosfatos para a água e essa era uma possibilidade. De qualquer das formas, umas mudas de água mal não fazem, antes pelo contrário.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como tu, também eu vim aqui para ajudar.

 

Esses níveis de nutrientes são normais e desejáveis. E eu também já pesquisei sobre a toxicidade e em todos os artigos que vi eram sempre valores muito mais altos do que aqueles que temos nos nossos aquários (para cima de 100 ppm - e é por baixo).

 

O senso comum está cheio de erros e mitos... Antigamente também era do senso comum que o Sol girava à volta da Terra.

 

O lavrar a terra não tem só a ver com arejamento (que não é a mesma coisa que oxigenar - uma coisa é ar, outra é oxigénio que corresponde a apenas 20% da composição do ar), mas também a ver com o deixar a terra fofa para ser mais fácil plantar, entre outras coisas. E sim, o solo compactado afecta as plantas, mas tu achas mesmo que a caganita de solo que a gente usa tem esse efeito?

 

"A areia de sílica costuma libertar muitos fosfatos". Esta ainda não tinha lido eu. Mas de onde é que eles vêem? Não é da areia com certeza que não tem fosfato na sua composição. E mesmo que os libertasse eram comida para plantas de borla.

 

 

 

 

 

 

 

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo. Esse níveis de nutrientes que tens não são problemáticos e aliás, até são desejáveis para quem tem plantas. Se estás a fazer TPAs para te livrares deles é um erro. Os nutrientes são comida para as plantas.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais