CO2 (DIY) Quantas bolhas por minuto ?


Peixe_soluvel

Recommended Posts

Fiz um injector de CO2 com a clássica fórmula da garrafa de 1,5 L. Ao contrário do que esperava, funciona até bem demais, debitando uma infinidade de bolhas. Agora tenho algum receio em colocá-lo no Aqua e que o PH baixe em demasia e rapidamente:shock: (com agravante de gostar muito dos meus guppys que gostam de um PH entre os 7 e 7,6). Alguém sabe para um aquário de 120 L, quantas bolhas deverá libertar por segundo para ser seguro ? Há alguma forma de controlar o numero bolhas (torneira ou outro mecanismo) :lol::):)

Este planeta não é nosso, foi-nos emprestado pelos nossos filhos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que, pelo que pude ler e ver, pode induzir em erro a fórmula que vem na Aquário Magazine. Não se deve colocar um pacote inteiro de Fermipan, mas sim cerca de metade. E o acucar deve ser um copo cheio.

 

Podes estar a injectar demasiado CO2 no aquário que poderá causar graves problemas à fauna.

 

Atenção!

 

Corrigam-me se estiver enganado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Logo vi :) Aquilo era borbulhas a mais ;) ! Aquilo ainda vai pelos os ares e vizinhança vai começar a comentar que eu pertenço a Jihad Islâmica 8):)

 

Vou ter que fazer outro, porque naquele coloquei um pacote inteiro ;)

 

Obrigado, Ricardo ;)

Este planeta não é nosso, foi-nos emprestado pelos nossos filhos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloquei uma medida inferior, mas mesmo assim são muitas as bolhinhas expelidas. cheers Fui então a correr comprar um pacote de testes PH 6,0 7,6 da JBL. Vou deixar durante umas horas e depois medir o PH. Durante a noite, vou retirar o injector do aqua, para que a alteração do PH (acidificação) seja gradual e não demasiado rápida. Medi antes de colocar o Co2 e estava em PH=7,3. A ver vamos.

Este planeta não é nosso, foi-nos emprestado pelos nossos filhos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

peixe,

 

se verificares que o PH cai em demasia, coloca a pedra difusora mais à superficie do aquário. Assim, as bolhas tem que percorrer menos agua até chegarem à superficie, não se diluindo tanto...

 

o c02 diy que faço dá-me para 2 a 3 semanas e debita aí 1 bolhinha por segundo... mas eu uso um difusor com conta bolhas.

 

quanto a quereres controlar o débito de co2 para o aqua, não conheço muita maneira (é o problema do co2 diy). no entanto, uso uma daquelas torneirinhas que se adaptavam aos tubos das bombas de ar e que são de rosca... quando a pressão dentro da garrafa é muita, alivio um pouco a rosca da torneirinha, despressurizando o sistema. mas é só um toquezito, e mesmo assim, a mistura ganha gas outra vez e compensa o que a torneira está a deitar fora...

 

para controlar mesmo eficazmente, só mesmo com um sistema de garrafa com uma "needle valve".

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, Fílipe

 

Obrigado pelas tuas dicas e pelas dos restantes membros. Serão muito úteis daqui para a frente. Só umas questões:

 

- Usas CO2 DIY ao nível do liquido, mas porém tens uma pedra porosa com conta-gotas ? Onde posso arranjar esse sistema ?

 

- A torneira que falas é um sistema apenas com uma entrada, uma saída e uma torneira apenas ? Também pensei nisso, mas ainda não consegui encontrar no mercado.

 

- Qual o volume da garrafa que usas ? Quanto deixas sem liquido na garrafa ?

 

Obrigado pela atenção, :wink:

Este planeta não é nosso, foi-nos emprestado pelos nossos filhos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou tentar responder a tudo, da melhor forma que sei...

 

- Não tenho uma pedra difusora mas sim um difusor de co2. o tubo do co2 que vem da garrafa em vez de entrar na pedra difusora entra nesse tal difusor. Adquiri um difusor da Red Sea... é um pouco carote, mas produz bolhinhas muito fininhas... que se disolvem melhor... o próprio difusor leva um pouco de água lá dentro e funciona como conta-bolhas. o que faço também é usar 2 garrafas (1 delas actua como conta gotas e filtro).

 

- quanto á torneirinha, é uma torneirinha de 1 entrada e 1 saída com uma rosca... conheces aquelas torneirinhas de 1 entrada e 2 saídas com 2 roscas usadas antigamente para ajustar o volume de ar das bombas de ar ? são feitas em plástico e em geral são de cor verde... a diferença é que a minha é só de 1 entrada e de 1 saída... comprei no Intermarché... vinha num saco da AVIPAR com acessórios para o aquário... vinha conjuntamente com ventosas, estranguladores (pequenas roscas com uma base estilo um torno de bancada feitas para apertar os tubos e reduzir o fluxo de água ou ar), e estas torneiras... pena que só veio uma torneira destas, senão até te dava uma... nunca mais encontrei deses saquinhos com acessórios que até dão muito jeito (em especial as ventosas que, com o tempo, secam e deixam de colar aos vidros do aquário).

 

Agora vamos ao c02...

 

o sistema das garrafas é o seguinte:

 

1 garrafa de 1,5 litros. furas a tampa e passas o tubo. o tubo deve ficar à superficie para aí a 2 dedos da tampa. isolas com silicone. a outra estremidade do tubo vai para a garrafa de 0,25. nessa garrafa, fazes dois furos na tampa. num dos furos entra o tubo vindo da garrafa de 1,5 l. esse tubo vai até ao fundo da garrafa. depois, no outro furo, sai um tubo (também junto à tampa para aí a 1 dedo do topo) e vai para o aquário. isolas tubo muito bem com silicone e deixas secar... depois colocas 1 pouco de agua na garrafa de 0,25. Assim, o c02 sob pressão vem da garrafa de 1,5, passa pela agua da garrafa de 0,25, cria pressão dentro desta e sai pelo 2º tubo para o aquário... essa garrafa de 0,25 actua como conta gotas...

 

 

para fazer o CO2 a fórmula que uso é a seguinte:

 

1 chávena de chá de açucar

1,5 colheres de chá de fermento (fermipan que encontras nos supermercados)

1 colher de chá de bicarbonado de sódio

0,9 litros de agua.

 

se quiseres, envio-te fotos do sistema das garrafas... mas se pesquisares aqui no forum deves encontrar esquemas desses.

 

Filipe Almeida

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 anos depois...

Boas. Vou desenterrar este tópico!

Alguem consegue dar a receita do co2 , mas em peso?

Posso por cubo de fermento de padeiro em vez do de saca?

Editado por Tux
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Vou desenterrar este tópico!

Alguem consegue dar a receita do co2 , mas em peso?

Posso por cubo de fermento de padeiro em vez do de saca?

 

Tenho um a trabalhar à uma semana, sempre com uma bolha por segundo!

 

500g de açucar;

5g de fermento (uma saqueta tem 4,9g)

1 colher de sobremesa bem cheia de bicarbonato.

 

O cubo serve, pois são bactérias também que fazem o processo de fermentação.

O fermento em pó (o químico, tipo Royal) NÃO SERVE.

 

Açúcar para dentro de uma garrafa de coca-cola com um funil, dissolver o fermento em agua morna (se enfiarmos o dedo na agua, não se pode sentir quente, é para estar à nossa temperatura corporal), despejar a mistura para a garrafa e misturar até não derreter mais açúcar.

Acabar de encher com agua e o bicarbonato de sódio ( deve ficar cerca de 1/10 da garrafa sem liquido) e ao fim de 2 ou 3h está a produzir.

 

Se a garrafa ficar abaixo do nível de aqua (do aquário, dentro do armário por exemplo) utilizar sempre uma válvula de não retorno!

Boa sorte com as fugas, que é o principal problema destes sistemas.

 

ATENÇÃO: Se utilizares agua da torneira, pode não funcionar... o cloro poderá matar as bactérias. Utiliza agua engarrafada para tudo!

 

Se continuares com dúvidas, eu meto aqui fotografias pormenorizadas do "assunto" que montei, e um filme disto a trabalhar.

 

Abraço,

Firmino Ribeiro

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. Eu ja tenho o sistema a funcionar, mas estava a por fermento a mais (3 a bolhas por segundo) vou experimentar com a tua receita.

 

Levei uma quebra no ph de 7.5 para 6.

Ja adicionei corrais para contrariar o co2.

Editado por Tux
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A velocidade da reacção, é "controlada" pelo bicarbonato...

Para eu me fazer entender:

- colher de café (aquelas mais pequenas)

- colher de chá (outra a seguir)

- colher de sobremesa (a medida logo abaixo da de sopa)

- colher de sopa

 

E sim, sempre muita atenção ao ph... eu aqui para além de ter um teste da Sera no aquário (tipo drop) a cada dois dias faço o teste do ph, e ando sempre de olho nos peixes.

Caso os peixes comecem a querer "respirar" fora de agua, desligar imediatamente o CO2, meter uma bomba de ar a trabalhar para "quebrar" a película de na superfície da agua e ajudar assim a troca gasosa.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A receita ja esta a funcionar! Como disseste esta a debitar uma bolha por segundo.

Com este debito posso deixar ligado durante a noite? Ou é arriscado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá, eu acho melhor deixar no meu caso especifico!

Tenho um aquário de 200L, o drop está sempre entre o verde muito claro (nível baixo) e verde (nível certo).

No teu caso se achas que pode ser prejudicial, tira a mangueirinha de algum lado à noite e deixa ficar a "correr" o CO2 para o ar (é perca de CO2, mas de certeza que não rebenta a garrafa).

Se tens o aqua em algum quarto onde alguém dorme, não deixes o CO2 a correr para o ar... "just in case..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8626f4d97d5df99091df75caaaea622b.jpg

Cá esta o meu sistema low tech.

Hoje vou cortar o co2 durante a noite. O meu dropchecker ainda esta azul, mas como tenho um kh e gh muito baixo tenho medo que o ph caia.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Para low tech até está muito high tech xd, para DIY creio que seja o melhor que se pode ter.

Eu até a pouco tempo também tinha um assim não tinha era manómetro e tinha 2 torneiras uma delas em t que usava para regular o nº de bolhas que queria e aliviar a pressão da garrafa. Essas torneiras há a venda na cooperativa agricola de loures" desculpem a pub"

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais