Projecto Calha LED DIY


cptfreak3

Recommended Posts

Boas pessoal, já há uns tempos tinha colocado um topico aqui no forum com umas dúvidas sobre uns LEDs e se seria viável ou não usar aquilo etc etc...
Desta vez vi a experiência de um membro aqui no fórum, e como estou a desfazer-me da minha bateria para mudar para um cubinho mais pequeno, decidi que era hora de pôr mãos à obra e fazer uma calha LED em vez de ir comprar uma coisa baratita...

Por um lado sei que não me vai compensar o trabalho dispendido por ser uma calha pequenina, e poderia comprar uma calha pequena que me fizesse o trabalho, mas como tenho interesse em aprender vou juntar o útil ao agradável e com um pouco menos de dinheiro (em material) vou tentar fazer a calha eu mesmo.

 

Caso corra bem (que é o que espero), passo logo para o nível seguinte e construo uma calha para o meu comunitário e aí sim começo a poupar a sério! (:

O objectivo deste tópico será portanto fazer uma lista com todo o material necessário juntamente com um passo a passo de como fazer tudo. Espero conseguir e como ainda nem sequer sei o que vou fazer espero ter várias opiniões e dicas para poder concretizar o projecto.
No fim espero poupar o trabalho de pesquisa a quem quiser construir uma calha como a minha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Inicialmente vou começar com a lista de material que já me foi fornecida por um membro aqui do fórum e foi discutida com ele.
Não vou incluir coisas como as máquinas de solda e o fio de solda e essas coisas...

Aquário:
- Cubo 35x35x35 cm
- Fauna: Camarões
- Flora: Low Tech - Apenas plantas de fácil manutênção tipo anúbias.

Material:

1. Leds - 2 LEDs de 10W 6500K - vou optar por 2 LEDs high power em vez de muitos pequenos. - Preço: Cerca de 2,70 €
2. LED driver - Em princípio será um de 10 W penso eu, mas há de 900 mA e de 300 mA e não sei o mais indicado, se alguem souber agradeço que me esclareça. - Cerca de 5 € +/-
3. Transformador - 5A (nem sei o que é) 12dc a 1000 amperes. Se alguem souber explicar cada coisa e como se vê o que devemos escolher para uma calha maior por exemplo, também agradeço. - Cerca de 7 €
4. Resistências - Não sei o valor da resistências mas pelo que percebi tenho que por uma resistência antes de cada LED não sei se estou correcto, para proteger o LED.

5. Gostava de ter algo para controlar a intensidade da luz ou da corrente ou qualquer coisa que me permita diminuir a luminosidade caso os dois leds ao maximo tenham demasiada intensidade luminosa. Algo que me permita ter controlo sem ter que desligar os LEDs.

Peço ajuda a quem perceber para me dizer se o material é o certo e o suficiente, e o que poderá ser acrescentado para melhorar a calha.
O suporte ainda não foi definido mas como arranjo vidro ou acrílico facilmente e arranjo maquinaria para o trabalhar, seguramente irei optar por esse caminho, ou então uma caleira de alumínio bem simples e resistente, como as que tenho na minha luminária actual.

Abraço e aguardo por resposta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Eh pah... LEDs de 10W... isso tem que levar com bom dissipador e mesmo assim ainda deve ser necessario umas ventoinhas a ajudar!

Ah uns tempos vi uma coisa dessas a funcionar na garagem de um conhecido e tinha um dissipador enorme naquela coisa e ainda uma ventoinha no

topo do dissipador!

 

Antes de gastar no resto, poe so um led a funcionar e ve o que se consegue com isso!

 

Se reparares em lampadas LED, por alguma razão usam varios leds de menor potência em vez de 1 unico de potencia superior!

Ainda a pouco tempo andei a trocar uns projetores de teto por identicos a LED e aquilo tem 8 LEDs para uma potencia de 4.5W

Porque razão nao colocaram um unico LED?

Não será com toda a certeza teimosia do fabricante ;)

 

Em relação as duvidas...

O LED driver é um dispositivo que controla a corrente no LED.

Tens que saber qual a corrente no LED para o rendimento maximo e usar um driver para essa corrente!

um transformador de 1000 amperes.... deve haver ai erro... ias precisar de um camião para o transportar :)

Não será de 1000 mA? o que dá 1A?

 

Pelas dúvidas colocadas, não me parece que tenhas algum conhecimento de eletrónica/eletricidade.

Sem esses conhecimentos básicos não aconselharia iniciar algo desse genero!

 

Por 4 euros arranjas lampadas a LED entre 3 e 6W e só tens que as alimentar com 12V ou com os 240V da rede eletrica (dependendo da lampada escolhida)!

Mais simples, mais rápido e mais barato de construir... ou pelo menos há menos coisas que possam falhar ;)

Editado por cesar_dias

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento já tenho alguns conhecimentos, já passou algum tempo desde que iniciei o tópico.

Realmente deve haver erro.

E sim os 10 W foi só naquela. Provavelmente posso experimentar LEDs de 1W.

 

Podes explicar melhor de que lampadas falas no ultimo parágrafo?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

só para aumentar a confusão... :rolleyes:

 

Se quiseres fazer uma calha com led's de 10 W, tens aqui uma solução que é só adaptar:

http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=735_1125&products_id=64483

Estes projectores ligam directamente aos 220, não tens que te preocupar com drivers.

Infelizmente não são controláveis na potência :mad:

 

2 projectores destes (podes desmontar e reconfigurar a colocação das peças) aquecem muito pouco.

Tenho cá 2 montados e posso meter a mão que não queimam!

 

Para um cubo com essas dimensões (low tech) aconselho apenas 10W, parece-me suficiente...

Penso que com 20W vais ter algas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia...

Para começar a experimentar DIY com led, sugiro ir apenas ate aos LEDs de 3W, e mesmo esses, se houver um pequeno

problema na dissipação do calor queimam facilmente :(

 

Quando se estiver um pouco a vontade a trabalhar com esses, ir subindo na potência usando os conhecimentos adquiridos

nos anteriores ;)

 

Apenas uma sugestão ;)

Editado por cesar_dias

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia...

Para começar a experimentar DIY com led, sugiro ir apenas ate aos LEDs de 3W, e mesmo esses, se houver um pequeno

problema na dissipação do calor queimam facilmente :(

 

Quando se estiver um pouco a vontade a trabalhar com esses, ir subindo na potência usando os conhecimentos adquiridos

nos anteriores ;)

 

Apenas uma sugestão ;)

Concordo plenamente eu na altura nao fazia muito ideia da luz de um led desses de 10W.

É muito mesmo.

 

De qualquer forma já não tenho nada disso, só tenho o comunitário, por isso se experimentar vai ser como complemento às T5, porque me parece que tenho plantas a pedir mais luz. Embora tenha outras a precisar de menos xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais