O que limpar/trocar no Tetra ex600


Recommended Posts

Bom dia,

 

Tenho um filtro externo tetra ex600 para um aquario de 45L. Tenho neste momento cerca de 20 peixes no aquario com algumas plantas.

Já o tenho ligado há cerca de 2 meses e nunca o abri para fazer qualquer tipo de manutenção.

 

As mangueiras estão um pouco sujas, suponho que com algas. Acho que vou por o carvao activado durante uns dias a ver se as algas diminuem.

 

No manual não me diz quando devo trocar de materiais filtrantes. Alguem me dá uma dica de quando devo trocar?

 

Obrigado

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não uses o carvão activo para limpar as algas. Ele apenas serve para remover remedios que tenham sido colocados anteriormente para tratamento de doenças. Os filtros externos quando começam a perder caudal precisam de serem limpos. Deves desligar o filtro, soltar as tubagens e

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Abrir o filtro. Lava as esponjas em agua corrente e as materias filtrantes brancas apenas passa por agua retirada do aquario previamente. Se tiveres lã filtrante nova coloca. Fecha tudo novamente. As tubagens limpas com um escovilhão para soltar as algas. Se necessario para ficarem limpas podes usar um banho de lixivia e agua 50/50 para zonas de mais dificil acesso. Depois lava muito bem em agua corrente e liga novamente ao filtro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas.

 

A agua tem estado um bocado amarela. Se usar o carvão por 2 ou 3 dias por exemplo e voltar a retirar, posso usa-lo novamente mais tarde?

Limpei as matérias filtrantes na agua do aquario. Não estava assim tão sujo.

 

As ceramicas devem ser substituidas de quanto em quanto tempo? E as bioballs devem ser substituidas?

 

Vou tentar postar uma foto do aqua mais tarde.

Estou a começar a planear um novo aquário de 300L, e vou abrir um tópico, para quem puder me ajudar a tomar decisões, uma vez que ando nisto apenas há alguns meses.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Se as materias filtrantes e as 3 espumas pretas não estavam sujas e as lavas-te com agua tirada do aqua, acho que o teu problema são peixes a mais. Esses 20 peixes são de que tamanho?

 

O carvão é só para colocar no arranque do aquário e vai comer nutrientes que as plantas necessitam.

 

Tens feito TPA de 25% todas as semanas? Podes fazer só de 15 em 15 dias se tiveres menos peixes.

 

Nem as ceramicas nem as bioballs são para substituir. A unica coisa que se troca é a espuma branca de 1 ou de 2 em 2 meses.

 

Tenho esse filtro num aqua de 120 litros com água cristalina à quatro anos. Mas não tenho 20 peixes...

Editado por pedronb
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas.

 

A agua tem estado um bocado amarela. Se usar o carvão por 2 ou 3 dias por exemplo e voltar a retirar, posso usa-lo novamente mais tarde?

Limpei as matérias filtrantes na agua do aquario. Não estava assim tão sujo.

 

As ceramicas devem ser substituidas de quanto em quanto tempo? E as bioballs devem ser substituidas?

 

Vou tentar postar uma foto do aqua mais tarde.

Estou a começar a planear um novo aquário de 300L, e vou abrir um tópico, para quem puder me ajudar a tomar decisões, uma vez que ando nisto apenas há alguns meses.

 

Tens algum tronco dentro do aquário?

 

As cerâmicas e as bioballs, só precisam de ser substituidas quando se começarem a desfazer.

 

A maior ajuda que te posso dar é, pensares no tipo de aquário que queres manter e pesquisares sobre o melhor equipamento para o conseguires manter, de modo a te facilitar ao máximo a manutenção.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...