Calha led 180 diy


Overpt

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Como o nome indica vou montar uma calha led de 1.80m por 0.40 de largura e 0.10 de altura.

 

A mesma vai ter:

10 leds brancos de 10w 16000k

2 leds de 10w 6500k

3 leds royalblue

 

2 programadores digitais

10 ventoinhas de refrigeração para os leds

2 ventoinhas laterais 3.5cm

2 ventoinhas de 8cm

1 ventoinha de 12cm

3 drivers 1 com dimmer

5 on off switch's

1 regulador para as ventoinhas grandes

1 tremoestato para o aquario (ou calha) ainda nao sei

 

Muitos metros de fio e algumas horas de paciência!

 

Já esta em andamento vou postar meia dúzia de fotos assim que possível ;)

 

Ajudas e ideias são bem vindas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite

este tipo de projectos agrada-me pois também sou fan de DIY

antes de dar uma opinião mais concreta é preciso saber com algum pormenor as dimensões do aquário e o fim a que se destina, após isso penso que aqui virá alguém com conhecimentos nos leds para ajudar.

de qualquer modo parece-me que 15 leds de 10W é manifestamente pouca iluminação (mas só depois de saber pormenores).

eu tenho uma calha também DIY de leds com 160x36x10 cm com 450W em leds de 3W.

estou neste momento a começar a montar outra com 160x30x10 com 500W em leds de 10W.

isto para um aquário com 160x60x60

bom foi o meu pequeno contributo

cumprimentos

afonso

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite

este tipo de projectos agrada-me pois também sou fan de DIY

antes de dar uma opinião mais concreta é preciso saber com algum pormenor as dimensões do aquário e o fim a que se destina, após isso penso que aqui virá alguém com conhecimentos nos leds para ajudar.

de qualquer modo parece-me que 15 leds de 10W é manifestamente pouca iluminação (mas só depois de saber pormenores).

eu tenho uma calha também DIY de leds com 160x36x10 cm com 450W em leds de 3W.

estou neste momento a começar a montar outra com 160x30x10 com 500W em leds de 10W.

isto para um aquário com 160x60x60

bom foi o meu pequeno contributo

cumprimentos

afonso

Olá boa noite, agradeço dês de já a dica ;) o aquario vai ser um plantado simples com 180x40x60 e a calha vai ter 180x40x10.

Em relação a quantidade de leds e um primeiro paço e quero ver como corre;)

 

Mas acha que deveria meter mais?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia

ok para um plantado é capaz de dar , de qualquer modo com o tamanho da calha tem sempre espaço para aumentar se for necessário.

eu no inicio assustei-me pois não sabia a finalidade e, como estou agora mais habituado aos recifes de coral que requerem mais iluminação daí ter considerado pouca luz.

bom vou seguir este tópico para ver a evolução.

bom trabalho

abraço

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia

ok para um plantado é capaz de dar , de qualquer modo com o tamanho da calha tem sempre espaço para aumentar se for necessário.

eu no inicio assustei-me pois não sabia a finalidade e, como estou agora mais habituado aos recifes de coral que requerem mais iluminação daí ter considerado pouca luz.

bom vou seguir este tópico para ver a evolução.

bom trabalho

abraço

afonso

Obrigado ;)

 

Ainda não entendi bem a quantidade de luz recomendada em leds!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite

este tipo de projectos agrada-me pois também sou fan de DIY

antes de dar uma opinião mais concreta é preciso saber com algum pormenor as dimensões do aquário e o fim a que se destina, após isso penso que aqui virá alguém com conhecimentos nos leds para ajudar.

de qualquer modo parece-me que 15 leds de 10W é manifestamente pouca iluminação (mas só depois de saber pormenores).

eu tenho uma calha também DIY de leds com 160x36x10 cm com 450W em leds de 3W.

estou neste momento a começar a montar outra com 160x30x10 com 500W em leds de 10W.

isto para um aquário com 160x60x60

bom foi o meu pequeno contributo

cumprimentos

afonso

Boas,

 

450W em Leds não é um exagero? Quantos watts seriam necessários com luz t5 para atingir os mesmo resultados? Provavelmente mais do dobro (~1kw). Uma calha 8*80W gasta cerca de 650W e aguenta "todo" o tipo de corais (digo eu que não percebo muito de água salgada).

 

Com um ajuste na escolha dos leds para atingir um espectro "ideal" não será possível poupar muito em consumos?

 

 

Relativamente ao tópico, a calha está com muito bom aspecto! Porquê só um dos drivers com dimmer? Outra coisa.. Se é para um plantado porquê led de 16000k? E royal blue sozinho? Não seria util usar com Leds vermelhos?

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia

para não ser exaustivo na explicação deixo aqui um link desta calha que fiz assim talvez contribua para tirar algumas dúvidas .

Quando tinha HQI mais T5 (+- 700W) hoje tenho mais luz com menos potencia, e não necessito de trocar lâmpadas 6 em 6 meses (falo no aquário salgado)

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=198288

 

em relação ao tópico eu também tenho um aquário tropical de água doce com 150x50x50 cm com iluminação Led

não tenho plantado mas, mas tenho várias plantas, a maioria de fácil manutenção mas também tenho uma Nymphaca Lotus que está linda e dá uma flor branca que sai fora do aquário

Baseado no principio de que a faixa ideal para que se realize a fotossíntese situa-se entre os 5.000ºK e os 8.000ºK tenho leds de 3W com 6.500ºK dois red e dois green (por opção).

DSCF08161.jpg

pouco mais posso ajudar mas estarei atento ao desenrolar do tópico

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqui fica mais uns andamentos ;)

 

fhzv.th.jpg

 

j3am.th.jpg

 

n5bv.th.jpg

 

para saber mais ou menos onde vai entrar tudo :)

 

axgs.th.jpg

 

termostato e controlador das ventoinhas

 

conector de alimentação :)

 

amanha pintura ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas amigo!
Estou para fazer um post semelhante mas mais detalhado para a construção de uma calha led DIY, mas passei aqui a ver isto e tenho que te dar os parabéns. Está ao nível de profissional apenas pelo que vejo até agora!
Vou apenas pedir umas coisas que é o que vou tentar fazer no meu post.
Podes meter onde compraste cada coisa e por quanto? Ou so quanto custou?
E podes explicar para que serve cada coisa?
Esses controladores digitais o que são?
Finalmente, será que consegues fazer uns esquemas simples dos circuitos nem que seja no paint?

Abraço e boa continuação!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tenho andado um pouco atrapalhado mas mal possa vou mesmo seguir as tuas linhas ;)

 

Ps. As compras foi tudo no ebay ;)

 

 

Boas amigo!

Estou para fazer um post semelhante mas mais detalhado para a construção de uma calha led DIY, mas passei aqui a ver isto e tenho que te dar os parabéns. Está ao nível de profissional apenas pelo que vejo até agora!

Vou apenas pedir umas coisas que é o que vou tentar fazer no meu post.

Podes meter onde compraste cada coisa e por quanto? Ou so quanto custou?

E podes explicar para que serve cada coisa?

Esses controladores digitais o que são?

Finalmente, será que consegues fazer uns esquemas simples dos circuitos nem que seja no paint?

 

Abraço e boa continuação!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boas, tenho andado um pouco atrapalhado mas mal possa vou mesmo seguir as tuas linhas ;)

 

Ps. As compras foi tudo no ebay ;)

 

 

Boas amigo!

Estou para fazer um post semelhante mas mais detalhado para a construção de uma calha led DIY, mas passei aqui a ver isto e tenho que te dar os parabéns. Está ao nível de profissional apenas pelo que vejo até agora!

Vou apenas pedir umas coisas que é o que vou tentar fazer no meu post.

Podes meter onde compraste cada coisa e por quanto? Ou so quanto custou?

E podes explicar para que serve cada coisa?

Esses controladores digitais o que são?

Finalmente, será que consegues fazer uns esquemas simples dos circuitos nem que seja no paint?

 

Abraço e boa continuação!

 

Muito obrigado (: seria uma grande ajuda e até poderia tornar o meu post um bocado inutil mas nao me importo desde que haja a informação xD

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...