Tampas para um aquario sem travessas


Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um aquario grandinho, 120x55 (330L), completamente destapado.

É muito giro assim, mas aproxima-se o Inverno, e já se que vou rebentar a conta da luz, se não arranjar forma de o tapar.

 

Que forma tenho de tapar o aquario? O aquario não tem travessas, nem estava a pensar colocar, até porque provavelmente teria que o desmontar, o que não quero fazer....

 

Vi em tempos num post antigo, umas esquadrilhas deste genero, que poderiam ser uma possibilidade:

 

2204.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

podes tapar de forma simples com um acrílico cortado à medida. É relativamente leve mas talvez não seja muito pratico para esse tamanho.

Deves olhar para o conjunto, a divisão onde está montado e a mesa de suporte. Ficará melhor em madeira? ou em alumínio, qual a cor que gostas e que joga com o móvel?

É perfeitamente possível (tens vários casos aqui no forum) de construir uma tampa à medida em MDF hidrófobo e depois pintar.

Para quem não gosta de DYI pode sempre mandar fazer (por vezes até sai mais barato).

Convém equacionar a iluminação e o seu encaixe na tampa, as funcionalidades diárias de dar comida cortar alguma planta ou pescar folhas soltas, e ainda as manutenções mais severas (colocar/retirar pedras, troncos, limpara os vidros, etc).

Se pensares bem no que queres e qual o orçamento possível vai ser mais fácil ajudarem-te.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desde já obrigado pela resposta!

 

Bem, eu gosto de aquarios sem tampa, acho que ficam com um ar mais clean.

Assim sendo não procuro uma tampa pesadona, de madeira, quero uma tampa levezinha, discreta, em vidro, ou como bem sugeriste acrilico.

Gostaria que fosse facil de retirar, para fazer as manutenções, e que tivesse uma pequena parte "articulada", para facilmente levantar uma parte da tampa e dar o alimento.

 

A iluminação é uma calha assente nas laterais do aquario, por isso creio que o vidro ou o acrilico, teriam que ser cortados tendo isso em conta.

 

O que te parece?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou a fazer uma calha em contraplacado maritimo, para um aquario de 1,2m por 0,4m de largura, o material até agora custou 60 euros, incluindo madeira, tinta, e união metálica.

Como gostas mais do acrilico, o valor fica cá mais abaixo, para um simples painel, é uma questão de gostos, poderá ter tendência a ficar amarelo ou esbranquiçado, mas isso é ao fim de muito tempo.

já vi trabalhos espectaculares em acrilico, basta ir ao sitio certo.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem, resumindo, o que eu procuro é apenas uma solução temporária, que dê para desenrascar durante os meses mais frios do ano.

Em principio, apenas quero ter a tampa entre os meses de Novembro-Abril, o resto do ano, prefiro completamente destapada, gosto muito mais de ver.

 

Tinha pensado em assentar duas tampas de vidro ou acrilico, em cima de uns suportes de plastico.

Seriam 10 suportes assim:

aquarium-tank-glass-cover-plastic-clip-s

 

E o esquema seria este:

(Desculpem a falta de jeito para o desenho!)

 

e90o.jpg

 

 

Isto funcionaria? Que vos parece?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mete-te na boa! A ideia é trocar ideias.

Para os suportes, podes encontrar na amazon ou no ebay. Faz uma pesquisa utilizando as keywords: 'Aquarium Tank Glass Cover Plastic Clip Support Holder'

 

Talvez se venda em Portugal, nao sei....

 

(Atenção que tens de ter em conta a espessura do teu vidro)

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

parece-me muito boa ideia.

vê bem os buracos para a passagem dos tubos e fios e talvez 1 ou 2 de reserva, caso tenhas de adicionar algum item.

1 metro e 20 ainda é um vão grande para o acrilico não vergar.Podes optar numa espessura maior mas fica pesado e muito mais caro.

Podes resolver essa questão colando barras em U -deitadas- para dar resistência e servir de pega.

e basta terem 1 metro que já resolve. Esses apoios são altamente, bonitos e discretos.

Já sabes que vais perder um bocadinho de luz, absorção do acrilico e sobretudo pelo calcário da evaporação, nada que uma esponja não resolva.

Se fores tu a fazer não te esqueças de passar um lixa fina nas arestas para não te cortares.

cumprimentos,

quero ver essa tampa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Qual a espessura? os meus sao de 12mm, acho que ha uns regulaveis.

 

O meu também é de 12, mas aqueles suportes simples são mais bonitos, mas se mandares vir dos outros depois põe aqui uma foto sff, gostava de ver como são.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

parece-me muito boa ideia.

vê bem os buracos para a passagem dos tubos e fios e talvez 1 ou 2 de reserva, caso tenhas de adicionar algum item.

1 metro e 20 ainda é um vão grande para o acrilico não vergar.Podes optar numa espessura maior mas fica pesado e muito mais caro.

Podes resolver essa questão colando barras em U -deitadas- para dar resistência e servir de pega.

e basta terem 1 metro que já resolve. Esses apoios são altamente, bonitos e discretos.

Já sabes que vais perder um bocadinho de luz, absorção do acrilico e sobretudo pelo calcário da evaporação, nada que uma esponja não resolva.

Se fores tu a fazer não te esqueças de passar um lixa fina nas arestas para não te cortares.

cumprimentos,

quero ver essa tampa!

 

Boas!

Eu nao tenho experiencia nenhuma com acrilico. Achas que as tampas ficariam melhor com acrilico ou com vidro?

Penso que mandando fazer em vidro de 6mm, seja suficiente, e exlucindo o preço dos suportes, por uns 30/40€ fazia a festa.

 

O acrilico nao aquece muito por causa da iluminaçao?

 

A maior dificuldade que estou a ver aqui, e que na pratica terei de ter 2 tampas de 1,20m. Se tivesse uma travessa ao centro, podia ter estilo uma tampa atras de 1,20, e 2 tampas de 60cm a frente. Assim sem travessas, nao tenho o apoio ao centro.

Nao sei se sera pratico, estar a levantar (mesmo com a ajuda de uma pega), uma tampa de 1,20 3x ao dia, para alimentar os gulosos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

cada material tem as suas vantagens.

O vidro é difícil de riscar, limpa-se com facilidade, pesa mais e parte (convém ter algum cuidado com as tampas em vidro).

O acrílico é mais leve, não parte com facilidade mas tem mais tendência para aquecer, risca mais facilmente e tens de ter mais cuidado a limpar (para o brilho não ir à vida).

 

É uma opção que só tu podes avaliar.

 

Já viste as tampas da aquapor, as tem duas tampas em vidro de correr à frente mais um vidro inteiro traseiro?

Se não tens grande experiência a trabalhar com estes materiais e com as medidas e pequenos ajustes necessários para a tampa funcionar, porque não pedes um orçamento? Pode ser que até nem fique mais caro e ainda podes ver outras soluções e comparar.

Tapar o aquário é simples mas quando começas a ter peças móveis que é necessário articular o jogo aumenta a complexidade.

 

Já fiz uma tampa em acrílico de correr para um aquário de 90 cm com as calhas em plástico e lembro-me que deu algum trabalho calcular os ajustes para as tampas correrem de forma suave (e a calha ficar ajustada e prática de desmontar e limpar). No final fiz as contas e o preço ficou igual a comprar uma feita!

Se quiseres avançar corta uns cartões à medida e testa primeiro só para teres uma ideia das medidas e possíveis problemas.

A que distância fica a iluminação da tampa? se ficar colada o acrílico vai aquecer.

Se gosta de bricolage, força!

Se não tens muito jeito pede primeiro uns orçamentos par poderes ter mais opções.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu estou convencido que o vidro é melhor opção. Para 1,20m, imagino que tenha de ser um acrilico demasiado grosso, para não dobrar. Ainda por cima, a calha de luz, fica praticamente em cima, o que só piora as coisas.

 

No trabalho que fizeste, de que forma, assentavas o acrilico? Directamente em cima do aquario, ou arranjaste uns suportes semelhantes ao que mostrei acima?

Essas tampas da aquapor nao conheço, se puderes envia-me um link (se preferires por PM).

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, na altura era difícil arranjar essas peças, foi com calha em pvc.

Fica aqui um esboço do corte

 

1nfs.jpg

 

Corte da tampa fixa e duas móveis, de correr.

tpny.jpg

 

Vista de cima

qohb.jpg

 

Lembro-me que a tampa era muito leve e fácil de desencaixar para limpar. Muito cómodo para usar no dia a dia.

Já na altura tinha a mania das plantas (muitas) e ai é que era mais difícil de cortar sem tirar a tampa.

As duas tampas de correr tinham um pequeno perfil em L para fazer de apoio para correrem na calha (parecido com as calhas da aquapor). O acrílico não tinha mais de 3 mm.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

agora fiquei na dúvida se as tampas do aquapor eram de correr ou era só a minha...

Sinceramente não me lembro.

Mas recordo-me que também era difícil de cortar e plantar.

 

http://www.aquapor.com/pt/aquarios/aquapor/aquario_aquapor_100cm.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Muito obrigado pelos esquemas. Fizeste tu tudo sozinho, certo? Ainda deve ter dado um certo trabalhinho.

Tinha lido na net que o acrilico para esses tamanhos iria dobrar todo, especialmente com o calor da calha. Nada como ouvir da boca de quem sabe.

Já agora tens, fotos do aquario com as fotos?

 

Obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

sim fiz tudo sozinho deu algum trabalho pensar, fazer até é divertido!

Não tenho fotos, a tampa ainda é do tempo das fotografias analógicas.

 

Fica aqui uma sugestão (se fizeres a tampa em vidro).

Uma vez que vais utilizar aqueles apoios transparentes podias mandar fazer esta peça em acrílico, ficavas com um apoio à maneira!

A peça, se achares bem, poderá ter 5 cm de largura, a mesma altura que os outros apoios para ficar tudo nivelado.

Este desenho permite dividir a tampa em 4 partes sem elas caírem para dentro do aquário, assim podes usar vidro mais fino.

Fica a sugestão:

7t5t.jpg

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bem, exatamente um mês depois, tenho as tampas montadas :)

 

Não é uma solução tão elaborado, como a solução do camarada tmiravent, e podia ser algo melhorada, mas no geral cumpre o objectivo.

 

Basicamente, mandei vir do ebay 6 suportes que dessem para um vidro de 12mm. Talvez 8 suportes tivesse sido o ideal, mas assim tambem nao está mal.

 

Fiz as tampas em cartão, na medida do que precisava, deixando os buracos para as tubagens, e para os apoios da iluminação. Fui á loja de acrílicos com o modelo em cartão, e fizeram-me na hora as tampas.

 

Custos:

Suportes para tampas: http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=300948436007&ssPageName=ADME:X:AAQ:US:1123 , 18€

Tampas em acrilico 4mm: Mundicril , 30€

 

Se fizesse em vidro, talvez ficasse ligeiramente mais barato, mas gosto do acrílico. É bem mais leve, não parte, e mais fácil de modificar.

 

O objectivo principal, é acima de tudo manter a água mais quente, de Outubro a Março, para o termostato trabalhar menos tempo, e a conta da luz, descer um pouco.

Para concluir o assunto, vou tentar medir o consumo uma semana inteira com as tampas colocadas, e uma semana sem as tampas. Não há de ser um registo muito exato, mas dá para têr uma ideia.

Aqui ficam as fotos (desculpem a baixa qualidade):

 

Panoramica do aquario com as tampas:
x6yr.jpg
Tampa da esquerda:
eivt.jpg
Vista lateral:
quia.jpg
Pormenor do Suporte:
kmoe.jpg
Registo consumos:
13Outubro 19h: 403.13kw
20Outubro 19h: 420kw (2.4kw p/dia)
27Outubro: 22h: 448kw (4kw p/dia)
Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom!

Parece ter ficado bem resolvido.

Também vias ter menos evaporação de água.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.