Postura de Ocellaris


gazuas

Recommended Posts

Boas.

Um dos meus Ocellaris fez uma postura numa das rochas. Alguém me sabe dizer quanto tempo levam a eclodir? Quando reparei, os ovos eram de cor laranja e já estão castanhos. Pelo que li nascem de noite e para evitarem serem comidos pelos pais têm de ser retirados. E como não quero passar nenhuma noite em claro à toa, gostava de saber o tempo aproximado.

Tendo uma anemona por perto, que é o caso, acham que alguns se safam se não for a tempo de os tirar?

Gostava de safar alguns.

Obrigado pela vossa ajuda.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Já que mais niguém diz nada cá vai.

A ideia que tenho é que eles são separados dos pais para garantir que não são comidos.

Se estiverem com mais peixes de certeza que irão ser todos comidos.

 

De qualquer maneira, as posturas a partir de agora se tudo estiver bem no aquário, serão muito frequentes...

 

Aconselhava-te a preparares-te e informares sobre que precisas e sobre o trabalho que dá e então esperares uma próxima postura. Estas poderão ocorrer uma vez por mês...

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A reprodução de peixes de água salgada não é tão fácil como as de água doce, visto que este passam por estado larvar.

As posturas podem ser de 12 em 12 dias.

É preciso separar as larvas recém eclodidas para um outro aquário.

A alimentação nos primeiros tempos de vida é À base de phytoplancton, rotíferos e agora não tou a lembrar se mais.

 

Existe muita informação espalhada pela internet... uma rápida pesquisa pelo google fará maravilhas.

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.

Quer dizer então que tenho de tirar / arrancar os ovos da rocha onde estão?

Acho que já consigo ver os olhos dos peixes mas eles ainda estão agarrados à rocha.

Desculpem a minha ignorância.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Arrancar duvido que consiga, pelo menos sem os matar.

Pelo que sei o melhor seria tirar a pedra mas como nao tem alimento para eles não vale a pena, pois vão morrer a fome.

O ideal seria ter um aquario a parte para a próxima postura. Com uma bomba e ar para oxigenar a água e fazer alguma movimentação.

Mas o mais importante é arranjar uma cultura de rotiferos para alimentar as larvas e uma de phytoplancton para alimentar os rotiferos.

É muito trabalhoso. Tem de mudar agua no aquario o que com larvas nao será fácil, além disso tem de mudar agua nos rotiferos e no phytoplancton.

Isto foi o que li e vi no YouTube quando tive posturas de donzelas, nunca criei nada.

 

Boa sorte

Editado por rjpf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Saudações.

Antes de te responder, rjpf, deixem-me dizer que foi mais uma tentativa negativa.

Não sei porquê mas desapareceram todos.

Vou descrever como estou a fazer para que alguém mais entendido possa opinar.

Tenho um daqueles cubos, da JAD. que dão para água salgada, a funcionar. Tem um mini escumador, que tanto o mesmo como a bomba de circulação eram desligados quando punha as larvas. Quando fazia isso a temperatura da água descia e só me lembrei depois que ao desligar a bomba, a água quente na circulava no aqua. arrefecendo em cerca de três graus o resto do aquário.

Para esta terceira postura, coloquei o termóstato à frente pois está num compartimento atrás, o que resolveu a questão da temperatura.

No aquario, tenho colocado coral moído e alguma rocha viva. A minha duvida é; será que quer a rocha como o areão estão a mais? Alguém sabe ou pode opinar?

Da próxima vou tentar tirar o areão e rocha para ver no que dá.

Em relação à luz, as larvas devem ter luz acesa como se num aquario se tratasse ou devem ter luz reduzida?

RJPF, alimentei ou pelo menos tentei, as larvas com rotiferos. E aos mesmos coloquei rotiferos congelados para tentar enriquecer a alimentação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Sempre que vi aquários de reprodução de palhaços eram sem areia e sem nada mais.

Se desligas a bomba como é feita a criculação/oxigenação da água? Arranja uma bomba de ar para oxigenar a água. Tens aqueles filtros dos discos que são bons para isso!

Os rotiferos pelo que sei não se alimentão de rotiferos congelados mas sim de phyto. É isso que estás a fazer???

Se é isso estás a introduzir muita matéria orgânica cada vez que alimentas as larvas...

Quanto à luz, não te sei dizer. Nos que vi usavam apenas a luz do dia...

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

OS rotiferos têm que ser vivos, Os alvins em pequenas têm pouca visão, só comem o que vai contra elas quase. Os rotiferos mortos acabam por assentarem no fundo e acabam por se decompor e aumentam a amonia que é a principal coisa a medir. Há quem meta daquelas coisas de colar no vidro que lê o nível de amónia.

Nos primeiros dias não é preciso alimentar as larvas, se não estou em erro só ao final do 2 dia vao alimentar-se. Logo ao ditar comida so vai aumentar a amónia e acaba por matar os alvins.

Tire tudo do aquário, areia e rocha e meta uma bomba de ar para fazer circulação e oxigenar a água.

Se tiver conhecimentos em inglês procure no youtube, tem muita informação. Há um senhor na madeira, que já não sei onde vi que chegou a criar e há uma empresa no Algarve que também faz criação de ocellaris, entre outras espécies tente entrar em contacto com eles a pedir mais informação.

Como já lhe disse antes têm que ter rotiferos vivos, e alem disso vai ter que mudar todos dias água no aquário para mandar os níveis de amónia a zero.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saudações.

Esqueci-me de dizer que tenho uma bomba de ar a oxigenar a água. Eu coloquei rotiferos vivos aos quais juntei um pouco de congelados.

Vou retirar tudo do aquário e tentar uma vez mais. Obrigado pela informação.

cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite

este link brasileiro é muito bom vale a pena ver tudo.

eu tenho em formato "word" um texto muito bem explicado, de um membro que se dedica com exito á criação de Ocelaris, se me enviar o seu endereço de e-mail eu envio-lhe o texto.

se precisar de phytoplankton para alimentação dos rotiferos ou artémia eu posso dar-lhe um pouco, pois tenho o reactor a funcionar para alimentar artémia que por sua vez vai alimentar a minha criação de cardinais de bangai.

aava@sapo.pt

cumprimentos

afonso

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais