Ajuda com anubias


DiogoFilipe

Recommended Posts

Boa noite , ando a tentar fazer as podas das minhas plantas e nao sei bem como o fazer, nem se esta a jeito de fazer. eu qeria prende las numa pedra com fio de pesca. mas deparo me com uma planta enorme para as pedras qe tenho e alèm de mais teem muita ramificaçao.

posso cortar alguma parte da raizes e algumas folhas para conseguir coloca las na pedra?

 

http://img203.imageshack.us/img203/4454/u5y0.jpg

 

A tesoura ja esta ali ao jeito xD so que antes de cortar queria me informar e nao me induzir no erro.

 

Desde ja agradecido cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Apesar de ser preferível deixares as raízes, se as podares, ou apenas parte delas, podes fazê-lo sem qualquer problema... até porque aparentemente, a planta está bastante saudável.

Quanto a podá-la, o que se costuma sugerir é cortar o rizoma com pelo menos uns 1.5~2 cm de comprimento. E tentar que o mesmo tenha sempre algumas folhas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Luis, o meu problema é mesmo as pedras que sao pequenas e a planta em si parece muito grande. se cortar as raizes entao, nao fara mal nenhum a planta? estava a pensar em cortar ai metade do comprimento da raiz mais ou menos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

E por norma so vi anubias qe estao verticalmente e o caule horizontal, as minhas anubias sao todas verticais mas o caule é vertical tambem, alguem me pode debater esta situacao?

Cumps

Quanto ao rizoma, é tudo uma questão do espaço que há disponível para o mesmo crescer. As folhas hão-de crescer sempre condicionadas pelo fototropismo (orientarem-se para maximizar a luz que recebem).

 

Sim Luis, o meu problema é mesmo as pedras que sao pequenas e a planta em si parece muito grande. se cortar as raizes entao, nao fara mal nenhum a planta? estava a pensar em cortar ai metade do comprimento da raiz mais ou menos

Então força... :) Quanto maior o comprimento do rizoma, menor a probabilidade de haver complicações.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais confuso agora que nunca.

nao percebi nada

 

O que tu chamas de "caule" é o "rizoma" que diria ser a parte mais importante da planta, daí que não convém cortares o rizoma demasiado pequeno ou sem folhas.

 

O que o Luis Fortunato disse é que, o rizoma vai crescer conforme o espaço disponível no aquário. Normalmente cresce na horizontal, mas se não tiver espaço, vai crescer na direcção mais fácil possível. Quanto às folhas, vão sempre crescer de forma a apanharem o máximo de luz que conseguirem. Normalmente na vertical porque a luz vem de cima, mas mais uma vez depende da posição onde forem colocadas e da origem da luz.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas a parte do rizoma que tenho visto faz sempre um "L" e desta forma e mais facil prende la a uma pedra logo, agora os meus parecem o caule de uma couve -.-

resta dizer qe estas plantas ja estiveram enterradas no areao por falta de conhecimento do dono.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais