Ajuda com algas filamentosas


Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um aquário com 100x50x40, o aquário tem cerca de 3 anos, há cerca de um ano para as algas filamentosas não largam o aquário. Já tentei de tudo e as ditas continuam, nunca consegui baixar os nitratos, os restantes testes estão bons mas o nitratos mantém-se nos 20.

Houve uma altura que comecei a dosear vodka, os resultados foram positivos mas não erradicaram as algas, entretanto adicionei bio perls, mas não notei qualquer diferença, tem alturas em que as algas diminuem mas de um momento para o outro começam a crescer.

De alguns dias para cá a agua apresenta um cheiro estranho, antigamente tinha o cheiro característico do mar e das algas, tanto na agua como no escumador, mas agora tem um cheiro parecido com mofo, nas tres ultimas semanas morreram.me dois peixes um hepatus e uma donzela, e tenho um Zebrassoma que parece que também está a ficar doente.

 

O aquario e a sump levam cerca de 300 litros, tenho um escumador ATI BM200, tinha antigamente três bombas sunsun no total de 9000l/h, mas neste momento tenho uma vortech mp40, tenho feito mudas mês a mês cerca de 40 litros, e a reposição normalmente é feita com agua de osmose + kalk ( os filtros da osmose são novos), e na iluminação tenho uma calha de led´s DIY.

 

Tenho dois palhaços, um Zebrassoma e uma donzela, e mais meia duzia de corais moles.

 

Se alguem tiver alguma ideia para me ajudar, pois não quero introduzir mais peixes nem corais, a esta altura já espera ter um aquario bem composto e com alguma beleza digna de se apreciar como muitos que vejo por aqui mas parece um aquario no inicio de vida.

 

Obrigado desde já por qualquer ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Pela minha experiencia tens que fazer tpas semanais e nao mensal.

Ha quanto tempo tens as lampadas?

Penso que se fizeres um grande tpa com as devidas precaucoes e comecares a fazer tpa semanal 40l o teu problema pode se resolver.

Tem cuidado com a alimentacao dos peixes.

Se tiveres possibilidade usa um limpador de areao enquanto tiras a agua da tpa pois vai ajudar.

Podes arrancar essas algas e tiras do aquario, e podes deixar o zebrassoma passar fome para ele ser obrigado a comer as algas..

Enquanto fazes isto nao uses pelets nem resinas.. uma coisa de cada vez para saberes se resulta ou nao cada metodo.

Abc

Cumps

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Porque não usar pellets ? Baixam fosfatos e nitratos , que causam maioria das algas ...

Tenho o mesmo problema , filamentosas , e tb tenho biopellets a pouco mais de um mês ... Dai colocar a questão do porque.

 

No meu caso , por exclusão de partes , cheguei a conclusão que a minha causa de fosfatos e nitratos altos são as Rochas vivas que vieram dum aquário de 6 ou 7 anos com muito peixe e agua sempre com fosfato e nitrato alto ... Logo como baixam mas pouco , no meu aquário com 4 meses e deu um boom de filamentosas ...

Desculpa intrometer me em tópico alheio ;) mas deixo a questão

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,,,

 

Deixo aqui a minha "experiência"

 

TPA's Semanais, um bom escumador, uma UV , garantir que as lâmpadas são substituídas de 8 em 8 meses (T5) e 1 ano (HQI). e alguma calma pois os resultados não surgem logo.

 

Só assim é que consegui eliminar as algas do meu aquário

 

Boa Sorte.

 

Alberto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a questão da rocha é bem visto a maior parte da minha rocha tambem veio e um aquario com alguns anos, tambem já me lembrei que possa ser a areia, penso que da luz não será , porque mesmo quando tinha as lampadas T5, já tinha estas algas, nunca as consegui irradicar completamente nem baixar os nitratos para valores normais.

O escumador penso que seja adequado para a minha litragem, é um ATI BM200.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais