A minha banheira...


Recommended Posts

Boa noite a todos

 

Após ter estado ausente da especialidade durante 10 anos, retomei novamente com um empurrãozinho acidental da minha esposa. Arranjei então um RENA usado de 150x50x60 e comecei a juntar as peças do puzzle. A intenção inicial era criar um ambiente sul americano, não lhe chamaria biotopo pois isso iria restringir muito a flora e fauna e não quero isso mas vou tentar ser mais escrupuloso na fauna e a flora vai ser conforme me apetecer... Tenho um Eheim 2075 para a filtragem mecânica e estou a pensar arranjar um Eheim 2229 para se ocupar da filtragem biológica. Apesar de querer plantas quero certificar-me que a qualidade da água esteja top e por isso estou a considerar os 2 filtros a funcionar em simultâneo (poderá ser com funcionamento intermitente) que acham? Este fim de semana estou a planear fazer a montagem (tive um percalço porque o chão onde assenta o móvel está inclinado e tive de mandar fazer uma estrutura para nivelar. Entretanto quando estiver de dia vou tirar umas fotos que é o que a malta gosta... Até já...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Funcionamento intermitente pode não ser boa ideia porque pode afetar a colónia de bactérias

 

Penso que tens razão, mas tudo depende do tempo de "intemitência"!!!!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se é bom isso do funcionamente intermenitente, até porque quando desligas e religas o filtro, geralmente sai algum lixo da mangueira, o que era contraproducente.

 

Também os filtros são criados para usos continuados, é possível que uso intermitente reduza a vida do filtro, e para além disso há o problema da desferragem, não sei como ias fazer isso....

 

É melhor estar sempre ligado, pois é para isso que servem :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro não desferra. Apenas deixa de esguichar água pelo sprinkler, os tubos continuam cheios. AMbos os filtro têm capacidades mecânicas se bem que o 2229 está especializado na filtragem biológica por causa do sistem de sifão que areja as matérias filtrantes melhorando a capacidade da colónia de bactéris de fazer o seu trabalho como deve ser (o ar tem muito mais O2 que a água). A minha ideia era pôr o 2075 a funcionar de noite e deixar o 2229 a funcionar 24H. Não vejo como é que a colónia de bactéris possa ser muito afectada se a água não correr durante 12 horas no filtro. Outra coisa, será demasiado fluxo de água? Ambos os filtros estão certificados para aguentar este aqua sozinhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem hoje foi dia de montar o aquario. Deu um grande trabalhão. A começar com o chão que é desnivelado devido ao pavimento flutuante (foi corrigido com um estrado nivelador que mandei fazer). Um amigo aqui do fórum arranjou-me um areão negro (obrigado Gabriel) que adicionei um outro de turmalina que arranjei entretanto para fazer uma maior quantidade e criar alguns desniveis. Usei também um saco cheio de seixos negros para criar um look diferente do habitual (acho que ficou giro). Em relação à decoração usei basalto, xisto, quartzo, seiryu, dragonstone e uma pedra laranja que nunca tinha visto que me foi oferecida por uma migo aqui do fórum também (obrigado João). Adicionei umas raizes de redmoor. Em relação à flora tenho neste momento o seguinte:

 

Pogostemon stellatus

Vesycularia dubiana

Anubia nana

Blyxa japonica

Sagittaria subullata

Cryptocoryne Sp

Aponogeton sp??

 

e mais meia dúzia de uns pés que me arranjaram e não consigo identificar... O filtro já esteve a trabalhar cerca de duas semanas com a água das raizes enquanto inchavam...

Neste momento tenho um Eheim 2075 e pretendo adicionar um Eheim 2229 entretanto pois hoje ao limpá-lo parti uma peça e agora tenho de mandar vir para reparar. Tenho 2 termostátos Jager de 250w cada. No 2229 vou experimentar uma matéria que encontrei no outro dia que é uma coisa chamada hidroton que não é mais do que argila expandida em bolinhas e na minha perspectiva é bem capaz de ser muito eficaz na filtragem biológica e custa cerca de 3 euros cada saco de 3 litros. Por baixo do areão tenho húmus de minhoca porque queria experimentar esse substrato, no entanto entre o humus e o areão coloquei uma rede mosquiteira para não deixar misturar nem passar para a coluna de água ao mexer nas plantas... Para já é tudo e como toda a gente gosta de fotos aqui vão...

 

img6219l.jpg
img6220df.jpg
img6223gf.jpg
img6225au.jpg
img6227bt.jpg
img6228i.jpg
img6229m.jpg
img6230m.jpg
Editado por wildweasel_pt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ambiciono ter assim um, um dia.

Gostei bastante dos seixos negros, fica bem com o contraste do verde das plantas.

Só as rochas laranjas é que não bate certo, ainda pode ser que arranje uma planta que atenue e combine com elas.

Boa continuação, eu vou continuar acompanhar a evolução.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficou bastante interessante, tenho algum receio quanto a tanto seixo para as plantas, a tua ideia é que elas se mantenham só na zona dos troncos? As pedras vermelhas são de quê? Não acho que fiquem mal de todo, e quando as plantas crescerem ficam mais discretas, mas parecem argila.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As pedras é uma boa questão pois nunca via nada assim. Não reagem com ácido portanto não são sedimentares nem calcárias e têm veios de quartzo branco pelo meio. Parecem mesmo tijolo mas são bem densas. Eu gostei bastante delas pois nunca tinha visto nada assim e cria um desiquilibrio do qual eu gosto e quando as blyxas começarem a crescer (espero eu...) à volta cria um contraste engraçado. Para já aparecem muito evidenciadas mas depois com o crescimento das plantas elas vão ficar na sombra... Os seixos acho que ficariam bem. Inicialmente era só para fazer uma "praia" do lado direito mas entretanto entusiasmei-me e como o seixo não acabava fui andando até acabar. espero que depois com o tempo elas acamem e criem uma superficie com contraste com o verde e são boas para os corys esburacarem, eles hão de arrumar a casa.... Obrigado pelas palavras e estejam à vontade para criticar seja construtivo ou não, a pele é grossa e aguenta... LOL

Editado por wildweasel_pt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a ficar diferente, mas ao mesmo tempo está a ficar agradável! Com o tempo as plantas vão crescer e vai ficando cada vez melhor!!!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água ficou com um tom acastanhado. Calculo que tenha sido pelo uso de humus. Há alguma maneira de clarear a água? No filtro tenho cerâmicas, argila expandida e a fibra que é usada em filtros de exaustor (não sei como se chama). Tenho um produto da sera chamado aquaria clear e diz que serve para precipitar as particulas em suspensão. Será que funciona para este fim ou é melhor deixar estabilizar mais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Troquei de luminária entretanto por uma 4x54w T5. A diferença não se nota muito na iluminação mas após uma semana e meia os musgos já têm rebentos novos. Já tenho habitantes novos que estavam a aguardar para entrar. Para já a fauna é a seguinte:

 

3 Botia macracantha

1 Labeo bicolor

1 Pelvicachromis pulcher

1 Ancistrus sp

 

No fim de semana vão entrar mais 2 Mesonauta festivum ou insignis que estão à espera de vez... A água continua acastanhada e se calhar é por isso que não notei grande diferença na iluminação. Vou aguardar amsi 2 semanas para estabilizar devidamente e depois faço mudas de água para clarear um pouco, quando o 2229 estiver a trabalhar a filtragem também vai melhorar. Neste momento apenas 3 das T5 estão a trabalhar com um total de 162w. O outro aquário onde estiveram os peixes a aguardar acabei por deixá-lo montado na cozinha e até ficou engraçado montado com uns restos de material que tinha para aqui que sobrou do outro. Um obrigado ao João que me deu uma "mãozinha"... Seguem fotos porque uma imagem vale mil palavras...

 

sjy9.jpg

j4kt.jpg
hipj.jpg
jem3.jpg
Editado por wildweasel_pt
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficam aqui umas fotos dos novos habitantes deste aquário. Um par de Mesonauta insignis e um escalar que me foram cedidos por um amigo aqui do fórum. Alguém é capaz de sexar os insignis? Parecem-me ser um casal pois um está sempre a exibir-se para o outro e a tremelicar com espasmos e a abrir as barbatanas para se exibir e não me parece que sejam questões territoriais...

 

i1t7.jpg
2rm8.jpg
fkcv.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

Já desde a montagem do aquário que fiquei com uma pelicula de gordura na superficie água. Esperei que o fluxo do filtro quebrasse e degradasse essa gordura mas não me parece que vá melhorando. Há alguma maneira de retirar sem ser pousar folhas de papel para absorver? Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Removi o seixo e adicionei CO2. As plantas cresceram bastante no entanto há uma planta que começou com um pequeno pé e agora está bastante grande e não consigo reconhecer que planta é. Alguém me pode ajudar? É a que está à direita da Hygrophila. Adicionei alguma fauna sendo que a última aquisição foram 7 discus e 21 cardinais. Já descobri que pedra vermelha é a que tenho. É jade vermelho. Só vi à venda num sitio em portugal até agora, cria um contraste interessante mas é um poiuco gritante para os que gostam de ambientes naturais.

Flora:

Hygrophila corimbosa
Cryptocorine wendtii
Cryptocorine ??
Blyxa japonica
Echinodorus ??
Sagittaria subulata
Bacopa ??
Vesicularya dubiana
Anubia nana
Vallisneria gigantea
A famosa desconhecida

Fauna:

21 cardinais
6 neons
1 SAE
1 Labeo bicolor
7 Corys panda
1 Cory jullii
1 kribensis
1 ancistrus
1 discus leopard skin adulto
2 discus brilliant turquoise juvenis
2 discus red scribbelt juvenis
3 discus penang eruption juvenis

A tal planta à direita
yrpw.jpg
A tal planta outra vez
1dsh.jpg
Um dos novos inquilinos
pew4.jpg
Os cardinais e neons
vrcf.jpg
O big brother e os novitos
ei0v.jpg
Os pimpolhos
akq4.jpg
Uma geral da direita do aqua
1oqe.jpg
Uma geral
iel5.jpg

Editado por wildweasel_pt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora meto também umas fotos do meu outro pequeno de 60L que tenho na cozinha. As plantas são as sobras do aqua grande sendo que tenho algumas extra como pellia e riccia que por acaso lhe deu para começar a crescer no filtro e os camarões adoram ir para lá apanhar cenas para comer...

 

x0fq.jpg
5wv2.jpg
jdi0.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei porquê mas as Blyxas são as únicas plantas que não desenvolvem e limitam-se a largar folhas. Tenho uma calha de 4x54w com mudas de 25% de água a cada 2 semanas e com CO2 a 2 bps (não quero por mais que os discus começam a ficar ofegantes). Alguém me sabe dizer porquê?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adicionei mais 3 Corydora jullii para fazer companhia à unica que tinha. Ninguém é capaz de me responder às duvidas que tenho sobre as plantas? Não queria estar a abrir um novo tópico nesse sentido. Obrigado desde já.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho tido uma camada de fgordura à superficie da água. Não percebo porquê mas ela insiste em aparecer mesmo com as mudas de água e o aqua está aberto. Também aparecem ums pintas brancas a boiar na água, parece bolor. Alguém sabe o que é?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.