Algas castanhas


white tank

Recommended Posts

O que se passa é o seguinte.
Eu tenho tudo controlado em termos de consumo de kh, ca, mg, elementos trace..
No entanto os nitratos tinha a 0 e os fosfatos a 0,55.
Meti uma resina para os fosfatos e eles ontem estavam a 0,08. Quanto aos nitratos adicionei no3 à uma semana para subir 1 ppm (medi no dia seguinte e estava mesmo 1 ppm) e desde ai eles nunca mais desceram, aliás, os fosfatos desceram de 0,55 para 0,,8 e os nitratos estão a subir e 1 - 10?!
Qual é a tua opinião quanto a isto de fosfatos/nitratos?!
Os corais quando meti a resina ganharam vida, abriram os pólipos e ganharam ainda mais cor..
O pior disto tudo é que durante este processo e já há algum tempo atrás que tenho algas castanhas (quando acende a luz são muito poucas e quando as luzes estão para apagar são bastantes e ganham bolhas de ar) só no areão. E não é falta de corrente.
Amanha vou fazer uma muda de agua para dissolver os nitratos mas ainda não apurei a causa disto.
Já li muito mas é tudo muito confuso..
Fica também o convite para passares aqui por casa, beber um café ou um copo e vês :D


O que se passou é que o no3 nos meus testes API e nos testes da JBL da aquahobby deu 0, e foi aconselhado a meter no3 para aumentar para 1ppm.
Fiz a solução e com os cálculos que me deram e adicionei 1 única vez.
No dia seguinte estavam a 1ppm como desejado, no entanto não adicionei mais e eles estão a subir enquanto o po4 esta a descer, não sei ao certo se tem relação.

O meu aquário é 160*60*55alt, tenho sump 130*50*40 com refugio de 50*30*35 dentro, cerca de 740l.

O meu escumador é um ATI 250 is mas a bomba avariou e estou á espera de uma nova (tenho lá um apf600 e um ATB alterado que não tira quase nada).

As bombas são uma vortec mp40 es e uma sun sun 12000 l/h, de retorno é uma de 3700l/h da sicce.

A calha de momento tem 6 lâmpadas ligadas (é de 8 de 80W), as lâmpadas são novas e estão ligadas pelo período de 8h.

Tenho UV e um filtro de carvão (o uv não está 24h ligado, só quando os peixes apresentam alguma doença).

Corais tenho vários moles, lps e sps.

Peixes

Naso
Zebrasoma Flavencis
3 cromis
Acanthurus triostegus
six line
salaria
Fox face
Chelmon rostratos
Gobie
yellow coris
nassarios, ermitas e estrela de areia.

Comida congelada vária especialmente para o chelmon (apesar de ele andar sempre a comer nas rochas), algas e flocos.
A comida eu dou pouca varias vezes ao dia.

Cumps

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois,

 

Relativamente ao controle disso é mais complicado, mas dá alguns pormenores sobre o sistema que talvez a malta possa ajudar.

 

Dizes que deitaste NO3 no aquário? Mas porquê? Apesar dos testes de fosfatos e de nitratos parecerem a zero, raramente isso é verdade e na minha opinião que uso testes eletrónicos para esses dois parâmetros, quando isso acontece trata-se geralmente de falta de sensibilidade dos testes, ou defeito dos nossos olhos.

 

Para além disso penso que não é de boa politica pôr nenhum desses parâmetros a zero, pois isso normalmente provoca problemas nos corais e conduz ao aparecimento de algas, sobretudo cianos.

Na minha opinião valores de nitratos entre 1 e 5 e de até 0,06/0,08 de fosfatos, são o ideal para um aquário com SPSs e LPSs.

 

O uso dessa resina anti-fosfatos parece-me a melhor forma de actuar e em conjunto com as TPAs vai concertza equilibrar isso e resolver o problema dessas algas e não vejo nenhuma razão para intervir no valor dos nitratos; se os corais estão bem, o melhor é não mexer.

 

Espero ter ajudado

Editado por csi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim os corais e peixes estão bem, no entanto o areão fica cheio de alga castanha que ao fim do fotoperiodo apresentam bolhas de ar. Pensei no apagao durante 3 dias mas os corais não iriam gostar certamente.

Ontem à noite mudei agua e aspirei areao e alga, tudo para o lixo.

Vamos lá ver, fiz o teste agora mesmo e os nitratos continuam a 10ppm.

abc

Cumps

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há quanto tempo tens o aquário montado? Qual a altura da areia? Que manutenção regular fazes? Que tipo de água usas nas TPAs e para reposição?

 

Há uma relação entre nitratos e fosfatos, mas penso que issso apenas limita a redução de nitratos quando os fosfatos estão a zero, o que não é o caso; como te disse no post anterior, não me parece provavel num aquário alimentado com comida congelada e com várias doses de comida por dia, que os nitratos estejam a zero.

 

Penso que devias tentar resolver esses problemas com trocas de água e resinas anti-fosfatos, até porque valores de 10, ou 20 de nitratos, transitóriamente, não são alarmantes; os corais (SPSs), podem escurecer um bocadinho, mas outros até agradecem.

 

A alga???, de que te queixas, está identificada? Serão cianos? Serão dinoflagelados? Tens uma foto?

 

Abraço

Editado por csi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Tenho algas castanhas no areão, ao iniciar o fotoperiodo mal se notam, mas quando as luzes estão para apagar o areão está cheio de alga com bolhas de ar. Mas castanhas não vermelhas.

Há cerca de 1 mês atrás tinha o no3 a 0 e o po4 a 0,55 e já tinha algas.

O no3 foi medido por teste API e teste JBL de uma loja e deu 0 em ambos, como tal fui aconselhado a meter no3 para aumentar para 1ppm.

 

Fiz a solução e com os cálculos que me deram adicionei 1 única vez.

No dia seguinte estavam a 1ppm como desejado, no entanto não adicionei mais e eles estão a subir enquanto o po4 esta a descer e já vai a 0,08 (teste Hanna feito ontem), não sei ao certo se tem relação.
De referir que adicionei uma resina para diminuir os fosfatos.

 

Não percebo é como antes tinha um grande consumo de nitratos que os levava a 0 e agora estão a subir (1 para 10ppm) visto que continuo a fazer tudo igual, de diferente só ter metido no3 para subir para 1 ppm (isto há 3 semanas) e ter introduzido a resina que por sinal está a fazer o seu trabalho e os fosfatos já estão a ficar porreiros.

O meu aquário é 160*60*55alt, tenho sump 130*50*40 com refugio de 50*30*35 dentro, cerca de 740l.

Será que os escumadores são fracos para a carga orgânica que é? visto que o apf 600 esta SEMPRE a tirar porcaria!!! Até parece um escravo :P

 

Há relação entre os nitratos e fosfatos?

 

Os outros valores, kh, ca, mg... está tudo controlado, tenho uma bomba doseadora a bombar, testes feitos semanalmente :)

kh - 8 ; Mg - 1320 ; Ca - 420 ; Ph - 8,2 (quando a luz ligada) ; nitritos e amónia a 0.

Cumps

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o aquário está montado há um ano, nessa altura quando o montei usei tudo que tinha já em outro, ou seja passei de 150*50*50 para este.

Usei rocha, agua, peixes e corais, a areia foi nova.

 

Eu limpo o vidro sempre que está a ficar com algas, e troco cerca de 50l de agua semanalmente com agua do cabo raso.

 

O areão tem cerca de 4cm de altura, no entanto tenho aspirado areão e alga e lixo...

 

Quanto à reposição uso agua de osmose feita com 5 filtros.

 

A alga que me aparece são certamente dinoflagelados, isto pela cor (alga castanha e começa a ficar tipo gelatina com bolhas). Tenho uma ponta de uma rocha que sempre teve ciano e por mais que aspire está lá sempre.. mas é muito pouco, como referi é mesmo só numa ponta de uma rocha, e tem bastante corrente lá..

 

Fotos meto mais logo quando as luzes acenderem, no entanto como aspirei ontem alga e areão não deve dar para ver as algas..

Cumps

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais