Ajuda na identificação de uma planta


Pedro A Santos

Recommended Posts

Boa tarde.

 

A planta que aparece nas imagens foi colida por mim junto de uma fonte na Serra da Estrela. Já a tenho no aquário a quase um mês e até agora aparenta que está-se a adaptar bem. até dá ideia que tem crescido, mas já fiz varias pesquisas e não consigo identificar a planta.

 

Venho pedir a vossa ajuda para identificar a planta .

 

Cumps.

 

 

IMG972.jpg

IMG979.jpg

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Numa visita à serra tambem colhi um musgo que se via muito nos regatos, tive num vaso na varanda bastante tempo e com ele sempre a crescer, mas não me parece que seja o mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Numa visita à serra tambem colhi um musgo que se via muito nos regatos, tive num vaso na varanda bastante tempo e com ele sempre a crescer, mas não me parece que seja o mesmo.

 

 

Também vi musgo nos regatos, mas acho que esta planta não será nenhuma especie de musgo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Também penso não se tratar de musgo, mas não consigo identificar. Posse acrescentar que em Portugal já encontrei plantas nos rios e riachos tão belas e espetaculares como as que encontramos nas lojas. Algumas são autóctones, mas outras são originárias de aquariofilistas que as libertam na Natureza, não pensando nos efeitos colaterais que esse ato pode causar.

 

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva SubDark,

 

Essa planta é bem jeitosa. Mas não consigo identificar. Estava emersa?

 

Eu sei que em portugal há plantas e musgos que se podem usar na aquariofilia encontradas em ribeiros/rios/lagos... fontinalis antipyretica

é um exemplo.

 

E acho que até há uns tópicos a falar disso por aqui no fórum.

 

cumsp ,David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Boas pessoal, já que tem este tópico aberto sobre identificação de plantas eu queria que me ajudassem a identificar estas duas sff :)

 

Planta 1 63389923.jpg

 

 

Planta 2

 

57588303.jpg

 

Bem eu como não sei cuidar delas metias nesse meu aqua com fotoperiodo de 10-12H/dia e com injecção de CO2 :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por um lado isso parece ser um musgo qualquer. por outro lado o caule da planta é bem patente. Fotografias mais pormenorizadas poderiam e muito ajudar a identificação... Identificação de europeias é sempre aquela guerra, falta de fontes, falta de informação. Por acaso não me consegue arranjar um pedaço para eu investigar?
Cumprimentos

 

De uma coisa tenho a certeza, não é a Callitriche palustris...

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em nenhuma das 3 imagens nesta thread vi agrião que fosse. A primeira planta do poster original ilude-me neste momento, mas estou a trabalhar nisso.

 

Das plantas do Bruno a primeira é Bacopa monieri, e a segunda é Ophiopogon japonicus. A segunda quanto mais depressa for posta num paludario melhor, pois irá em breve morrer=P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelas fotos é difícil perceber, mas a estrutura do caule fez lembrar algumas Egeria sp., pelo que não me admirava que fosse alguma parente...

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais