Brokenella em ocellaris


Catarina Santos

Recommended Posts

Bom dia,

 

Comprei um ocellaris no Fragário do Norte, que aparentemente estava ok (a cor era mais baça do que o que já tínhamos e tinha umas mordidelas nas barbatanas) até aqui nada de estranho, dois dias depois começou a desfazer-se as barbatanas e tinha um muco excessivo a cobrir o corpo, olhos baços e respiração ofegante, suspeito que tenha vindo com brokenella .

 

Foto do 1º diaDSC_0042.jpg

 

Foto da evolução da doença:

 

DSC_0032.JPG

 

Ontem efectuei um banho com água de osmose (com a mesma temperatura, ph e kh) por 5 minutos.

 

 

Coloquei-o num aquário hospital com um pequeno filtro e uma pedra difosora, saiu o muco que o cobria, mas está ofegante não se alimenta, e as barbatanas estão ainda mais desfeitas.

 

 

Duas questões, existe mais alguma coisa que eu possa fazer pelo peixe? E existe alguma coisa que devo fazer para garantir que não passou nada para os restantes habitantes do aquário Até agora estão todos saudáveis sem manifestarem qualquer sinal de doença.

 

obrigada

Editado por Oliveira19
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Oliveira,

 

Se fôr brokinella, um banho de 5 minutos não serve para nada; no mínimo 14/15 minutos; não te preocupes ser tão longo, pois normalmente os palhaços aguentam isso e muito mais (de qualquer modo vigia o banho de perto).

 

Recomendo que a água esteja à mesma temperatura e ph, que a água do aquário (usa bicarbonato de sódio para subir o ph) e de preferência a água não deve ser de osmose, mas sim, se possível, de um aquário de água doce (água filtrada.

Quando deres o banho, areja a água com uma bomba, ou pedra difusora.

Repete dois, ou três dias depois.

 

Também podes tentar o cobre em banho prolongado (em áquário hospital) e respeitando as dosagens recomendadas pelos fabricante.

 

Abraço e boa sorte

Editado por csi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela ajuda CSI, infelizmente já não fui a tempo, o ocellaris acabou por morrer, foi perdendo cada vez mais a cor e as próprias barbatanas.

 

DSC_0063%20%282%29.jpg

 

Agora a minha questão é, os restantes peixes estão todos sem qualquer sinal de doença (todos a comer bem, com boas cores) a brokenella tem tempo para se manifestar? Ou posso já ficar descansada que não houve contagio?

 

A partir de agora vou montar um aquário de quarentena :(

Editado por Oliveira19
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Oliveira,

 

Lamento a perda do peixe.

Pois, a quarentena é muito importante para tentar prevenir esse tipo de problemas.

Quanto à pergunta, não posso garantir que os outros peixes não estejam também contaminados, é melhor estar atento, mas a brokinella embora possa atingir qualquer tipo de peixe, é sobretudo frequente nos palhaços e pelas descrições nos vários fóruns que frequento, está a aparecer com muita regularidade ultimamente.

Mesmo quem não possa fazer quarentena, por falta de meios, penso que no mínimo deve dar um banho de água doce (14/15 minutos), se se tratar de palhaços e 8/10 minutos a outros peixes, apesar de, como eu referi no outro post, menos de 14 minutos não resulte para a brokinella, mas diminui (não elimina) a probabilidade de introdução de outras parasitoses (Cryptocaryon e outras).

 

Na minha opinião quarentena com hipossalinidade, ou Tank Transfer Method (TTM), são os métodos a seguir para prevenir eficazmente este tipo de problemas.

 

Abraço

César Silvério

Link to comment
Partilhar nas redes sociais