Como saber se um tronco/raíz se pode usar


dg12

Recommended Posts

Viva,

 

Estava a regressar a casa após mais um dia na faculdade e passei por um tronco que não ficava nada mal num dos meus aquários. O problema é não saber a madeira e há quanto tempo ele está à chuva à borda da estrada... Portanto o meu problema pode já ter sido algo que passou pela cabeça dalguns de vocês ou até que possa já ter acontecido a alguém deste fórum.

 

Sei que há umas listas de que tipos de madeiras se pode usar, e que as resinosas são quase impossíveis de usar nos nossos aquários, etc etc...

 

O que eu queria era saber, duma forma geral e numa situação hipotética, que testes se podem fazer para verificar se um pedaço de madeira/raiz/tronco pode ser metido dentro de um aquário (após tratamentos adequados como é óbvio). Por exemplo, que parâmetros de água alteram as madeiras resinosas no nosso aquário?

 

Já tentei pesquisar isto e não encontro uma teoria geral para o assunto...

 

Obrigado, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Fácil coloca o tronco no aq. e se os peixes não morrem é porque é bom... :bleh: :bleh: :bleh:

Amigo penso que sem saber a origem da madeira se torna dificil saber se é bom para aq. ou não sei testar com a fauna, na minha opinião...

cumpr.

 

Sérgio vale

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal,

 

@ Sérgio -> Pois, mas queria por também essa restrição de fazer da minha fauna/flora cobaias nesse tipo de experiência! :)

 

@ Daniel FMB -> Eu coloquei esta dúvida porque certamente não hei-de ser o único cromo que se lembrou disto em toda a existência da aquariofilia cabecadura

 

Não há por aí algum biólogo/químico/farmaceutico/expert que dê aí uns lamirés sobre este assunto?

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, neste meu caso em questão sei (ou quase que tenho a certeza) que é um ácer... Mas não é esse o ponto onde quero chegar com este tópico :D

 

cumps ,David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de ferver o tronco durante umas horas e depois seca-o.

 

O Tronco tem de libertar o maximo de cor , durante a lavagem.

 

Excepto os troncos de pinheiro que têm resina, depois de tratados podes utilizar quase todos.

Boas

 

seus (palavra censurada)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Desde que a madeira não seija resinosa,tudo bem,tem que estar

bem seca,ferver bem,depois deixar dentro de água ate ir ao fundo

e está a andar para o aquário.

Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal,

 

Mas continua a não ser esse o ponto a que quero chegar. Isso já assunto mais que debatido e discutido aqui pelos tópicos do fórum (mas a verdade seja dita que eu não uso sal nem nenhum produto no tratamento das minhas madeira de videira e paus de kiwi).

 

Esses 'quase todos' é o problema que quero resolver, com algum teste/experiência/técnica... ;)

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas entao aqui vai a minha opiniao

tipos de troncos para aquario

Acer campestre Eu conheço este por Acer campestre, mas os nomes comum das espécies do género Acer costuma ser de Bordo, Este existe em Portugal como ornamental
Acer pseudoplatanus Autoctene de Portugal,conhecido por padreiro ou plátano bastardo
Alnus glutinosa Amieiro...
Alnus incana Outra espécie de amieiro que não conheço.
Betula pendula Existe em Portugal no Norte.. conhecida por bétula, vidoeiro ou bidoeiro
Fagus sylvatica Faia, existe como ornamental. Em Sintra e no Norte
Quercus petraea Uma espécie de carvalho que não existe em Portugal...
Quercus robur Carvalho roble ou carvalho alvarinho, existe em Sintra e no Norte do país
Quercus rubra Carvalho americano, existe em povoamentos florestais no norte e como ornamental
Taxus baccata
Lonicera xylosteum
Sambucus nigra Sabugueiro
Sambucus racemosa
Viburnum lantanum Em Portugal um pouco por todo o lado e também como ornamental existe é o Viburnum tinus conhecido como folhado...
Viburnum opulus
Carpinus betulus Essa eu conheço como carpa, é muito comum na Europa, eu por cá conheço a de Sintra
Corylus avellana avelaneira
Cornus sanguinea
Aesculus hippocastanum Castanheiro da índia ,mas que é na verdade originário dos Balcãs. Existe muito como ornamental nas cidades
Frangula alnus Sanguinho das sebes, por cá é relativamente raro e existe nas margens de cursos de água
Rhamnus cathartica em Portugal conheço o rhamnus alaternos, conhecido por cá como aderno bastardo
Tilia cordata Tília, existe como ornamental
Fraxinus excelsior Freixo europeu, cá temos o fraxinus angustifolia
Ligustrum vulgare Ligustro, usado muito em sebes
Hippophaë rhamnoides
Tanne Abies alba abeto branco
Larix decidua Lariço,existe muito pouco por cá e como exótica
Picea abies Espruce.. existe muito pouco cá tb
Pinus strobus
Pinus sylvestris pinheiro silvestre ou pinheiro de casquinha, existe no Norte. Eu tronco de resinosas evitava por causa de resina e outros compostos
Pseudotsuga menziesii Pseudotuga, existe muito na serra de estrela e outros pontos mais localizados, é tb uma resinosa..
Crataegus monogyna Pilriteiro, a madeira é capaz de servir,é uma arbustiva e existe bastante aí plos campos
Prunus avium
Prunus padus
Prunus spinosa Prunus são geralmente cerejeiras bravas..
Pyrus pyraster pereira brava
Rosa canina Roseira brava, existe muito por ai mas nunca tem grandes troncos..
Sorbus aucuparia
Sorbus torminalis Sorveira, não existem muito por cá
Cytisus scoparius A vulgar giesta
Euonymus europaea
Ilex aquifolium Azevinho, uma espécie rara e protegida em Portugal
Juglans regiaNogueira
Populus tremula Uma espécie de choupo que por cá não existe
Salix caprea Um salgueiro que por cá não existe também

 

Em relação a troncos resinosos, tipo pinheiro, e outros tipo eucalipto, existe alguns truques que so compensa mesmo na questaõ da beleza e tem de ser um tronco muito especial, existe quem de uma camada de produto neutro por cima do tronco,verniz, cimento cola a quem ponha espuma de poliuretano, e outras coisas, mas obviamente isso vai tirar a beleza ao tronco a nao ser que seja para o cobrir com musgo e afins,

 

Para retirar resina ao tronco é a mesma coisa que tirar resina das maos, podes seguir estas ideias, mas acaba por ser trabalhoso

http://pt.wikihow.com/Retirar-Resina-de-%C3%81rvore-de-Suas-M%C3%A3os

 

Ao fim disto tudo tens de por o tronco num baldo, bidao bacia, com circulaçao de agua e oxigenação e medir os parametros da agua .

 

Não sei se ajudei muito mas a minha ideia é esta .

Cumprimentos

Dário cardoso

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Dário,

 

Obrigado pela tua contribuição ;)

 

Não era por aí que eu queria ir. Era mesmo algo mais aleatório, sem saber e ir pesquisar nalguma lista online, entendes?

 

Tipo como se fazem aqueles testes com o vinagre para saber se uma pedra é calcária... Algo do género para saber se um tronco/madeira é bom para aquariofilia ;)

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

sou um bocado leigo nisto mas da para perceber bem pelo topico que quase todos os troncos sao bons logico que a ideia é colocar um tronco com alguma forma especial com uns galhos ou umas curvas esquesitas para esse efeito por exemplo tens a videira estas por vezes tem formas estranhas e algumas ramificaçoes.. o ideal mesmo e evitar resinosas tirando isso podes meter quase tudo dps de bem lavado e bem cozido


mas aproveito o topico e coloco uma pergunta qual a melhor forma de colocar o tronco? meio enterrado no substracto ou apenas pousado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguém aí sabe explicar passo a passo o tratamento que devemos dar aos trocos/Ramos que apanhamos no meio natural para ser utilizados no Aquário?

 

E se poderem dizer o mesmo das pedras também agradeço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Viva BlueBetta,

 

As pedras, se não forem prejudiciais à fauna que tens no aqua (especialmente calcárias), diz-me a minha experiência que basta fervê-las bem 1 vez para tê-las prontas.

 

Quanto ao tronco, a coisa já se complica mais... Há certas madeiras que não se podem usar na aquariofilia... há por aí uma lista até neste forum com as madeiras que já se testaram e têm resultados positivos no uso na aquariofilia. É preciso 'descascar' a madeira com uma escola ou faca ou o que for. Depois é deixar de molho uns dias até afundar e dar várias fervedelas até a água dela deixar de ficar escura (libertação de taninos).

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais